Elementos: Uma Jornada de Complementaridade entre Fogo e Água
No filme “Elementos”, água e fogo se complementam por serem bem conduzidos. Afinal, essa é uma oposição forte, intensa e complementar. Hoje, vamos te dar algumas pistas para descobrir o segredo dessa alquimia, mas só vendo o filme é que você vai entender.
Todos os Elementos moram na mesma cidade, exceto o fogo. Afinal, o fogo destrói. Será mesmo? O fogo também tem o poder de transformar, como a Natureza nos mostra: em altas temperaturas, ocorre a fusão de elementos químicos, por exemplo.
No enredo de “Elementos”, além do fogo, ficar afastado da cidade, nenhum dos elementos pode se misturar. O fogo é relegado a um local distante do centro: a Terra do Fogo, afinal, ali seus moradores não prejudicam ninguém.
Os protagonistas são Faísca e Gota.
Faísca é de fogo, intensa e resistente. Por ser resistente, nem sempre consegue expressar a sua vontade, o que faz com que a intensidade se apresente de forma negativa. Quando se estressa, queima o que tem pela frente e com isso também sofre.
Gota é da água, transparente e fluida em todos os sentidos. Diz o que pensa e sente, se deixa levar, e demonstra as emoções, as deixa transbordar, principalmente em forma de lágrimas. Inclusive esse transbordamento é responsável por uma das sequências mais comoventes do filme todo.
Uma jornada de descobertas
O encontro dos dois se dá a partir de um incidente que inicia a jornada de Faísca para evitar o fechamento do negócio de sua família: A Loja do Fogo. Porém, ao iniciar sua jornada na Cidade, ela descobre haver mais do que supunha: Todos os prédios são feitos de vidro e isso se torna uma oportunidade. Então, entra aí o conflito entre seguir a sua vontade e o que esperam dela.
Gota, por sua vez, descobre que, como água, tem o poder de se adaptar e ser mais forte quando precisa, sem que isso o afaste de quem é. Ele percebe que o fogo transforma e que a intensidade impulsiona a coragem e o amor.
Alguns momentos engraçados ocorrem quando um adolescente da Terra vai à Terra do Fogo se aproximar de Faísca e quando a mãe dela vai à casa de Gota e é recebida pelo segurança. Então, a relação inicial de amizade que se estabelece entre Faísca e Gota é no mínimo inadequada. Porém, a partir dela, muitas mudanças acontecem: o fechamento de um vazamento na cidade, a relação familiar de Faísca e Gota passar a se aventurar mais.
Leia Mais: Onde estão os “bons” vilões da Disney?
Ambos se complementam. Afinal, Gota precisava de mais intensidade e Faísca de fluidez, e o elemento que os une é o ar: intenso e fluido. A sequência da Vivisteria é lindíssima! E assim somos nós.
Qualquer semelhança com você ou alguém que você conhece não é coincidência. Somos todos diferentes, até mesmo opostos em alguns casos. Porém, o que nos une é exatamente isso, e por isso, nos complementamos, assim como Gota e Faísca.
Saiba qual é o seu elemento no filme nesse quiz.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.