Primeiro livro da coleção “Lute como uma garota”, “Nise da Silveira” é o mais recente livro da pelotense Patrícia Lessa pela Editora Appris — um projeto biográfico para o público infantojuvenil sobre a psiquiatra Nise da Silveira, linha de frente na luta antimanicomial no Brasil e no mundo.
Pós-doutora em letras, leonina e com uma profunda relação com a educação, faz sentido pensar que um projeto de resgate de memórias pelos pequenos estaria na fila. A gente da Woo! foi bater um papo com a autora e entender mais sobre a história por trás do último lançamento e seu plano de fundo literário — quem sabe você também não se inspira nessa história?
“Serás aquela que querias ser”
Nick de Angelo: Seu livro inaugura a coleção, “Lute como uma garota”. Poderia nos contar como é que rolou esse projeto? Foi uma iniciativa sua iniciar com a história de Nise? Rolou um convite? Caso vindo de ti, como foi fazer essa escolha difícil de uma primeira personalidade, com tudo que ela representa? E, se não for cobrar muito — (risos) — de onde veio a inspiração para narrar na voz da Dona Ivone Lara; de algum modo contando também uma segunda história em plano de fundo?
Patricia Lessa: Eu sou uma apaixonada por literatura infantil, sempre leio e fico de olho nas novidades. Me chamou atenção o fato das biografias para crianças estarem em alta: Clarice Lispector, Frida Kahlo, Violeta Parra são alguns nomes que já fazem parte do repertório da gurizada. Verifico que a maioria são autoras e autores ou artistas de outros países, com raras exceções, Lispector é uma delas.
Por isso, pensei em algo que mostre as mulheres brasileiras, suas histórias, trajetórias e lutas para conquistarem um espaço social. Tenho, por outro lado, investido na pesquisa sobre as trajetórias de vida, as biografias. Escrevi a biografia de Maria Lacerda de Moura em 2020 e havia escrito sobre Larissa Cunha e Mestre Puma em um livro sobre a musculação competitiva.
Foi pensando em levar para as crianças alguns nomes que possam inspirar nas diferentes profissões e realidades vivenciadas no Brasil que nasceu a ideia. Eu tenho pesquisado a trajetória de Nise da Silveira já faz um tempo. Pensei que ela seria um nome impactante para dar início à coleção. Poucas pessoas sabem que dona Ivone Lara foi a enfermeira que trabalhou com a Nise, achei que seria uma forma de inovar com relação ao que se sabe sobre Nise da Silveira. Além disso, valorizar essa grande mulher que foi dona Ivone Lara.
N.A.: A biografia da Nise não é o seu primeiro livro infantojuvenil. Como foi que você teve seu estalar para se aventurar nesse mundo, que tem toda uma linguagem própria?
P.L.: Eu sou uma contadora de histórias. Desde a juventude planejava investir na literatura para crianças. Eu havia tido experiência com o texto para crianças atuando em uma companhia de teatro em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Participei do grupo A Tua Ação, dirigida por Marta Garcia.
A oportunidade de escrever para o público infantil surgiu em 2020, quando o mundo parou. Eu escrevi o primeiro livro e na sequência já pensei na coleção. O primeiro livro foi uma aventura pelo Brasil. Trata-se da história de um touro surfista, que é raptado durante o torneio. Depois do sequestro começa a aventura da fuga. Foi uma maneira alegre e divertida de abordar a libertação animal, pensar na possibilidade de os bichos quebrarem os cativeiros.
Penso que escrever para crianças é uma forma de dialogar com esse universo. Eu trabalhei com crianças na escola e hoje atuo em projetos sociais com crianças. Além disso, assisto muito desenho animado e leio literatura para crianças.
N.A.: Você vai seguir publicando dentro da coleção? De todo modo, já temos ideia para os próximos projetos?
P.L.: O texto já está pronto e, em breve, segue para a Appris para avaliação. Falta finalizar as ilustrações. Tenho trabalhado junto com as ilustradoras e, acredito, fica uma produção bastante sintonizada, harmônica. A próxima biografia será de uma escritora mineira… surpresa rsss. Depois das duas, já tenho um planejamento para as próximas biografias. Quero investir nesta área, considero uma contribuição importante para as crianças e jovens conhecerem um pouco das trajetórias de vida de pessoas que marcaram a história do Brasil fazendo algo inovador.
Jogo rápido!
N.A.: Uma inspiração brasileira (até mais!) na escrita?
P.L.: São tantas… Jarid Arraes, Margareth Rago, Vãngri Kaingáng, Ruth Rocha, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Eliane Potiguara.
N.A.: E do mundo?
P.L.: Virgínia Wolf, Monique Wittig, Olga Tokarczuk, Audre Lorde, Bell Hooks, Kwong Kuen Shan.
N.A.: Último livro que leu?
P.L.: Viver uma vida feminista, de Sara Ahmed.
N.A.: Algum “guilty pleasure” literário? Ou aquela leitura que as pessoas não fazem ideia que você adora.
P.L.: Poesia erótica para mulheres. Tenho lido bastante.
N.A.: Por fim, gostaria de deixar algum recado para os nossos leitores, sua propaganda ou aquilo que quiser? O espaço é todo seu!
P.L.: Acredito que a literatura é uma janela aberta ao infinito. Através dela vemos mundo conhecidos e inusitados. Fomentar a leitura dos livros é uma tarefa importante para elevar nosso repertório cultural. Ler para as crianças é uma ótima iniciativa para incentivar o gosto pelos livros desde a infância. As mulheres leem mais, segundo o relatório Retratos da Leitura no Brasil, porém são menos lidas, o que se torna preocupante já que as mulheres não estão lendo o que outras mulheres escrevem. Pensando nisso, acho importante investir nas biografias de mulheres que fizeram da escrita um modo de resistência. Quem sabe na próxima coleção.
Em breve vou lançar meu site onde vocês encontram todos meus textos reunidos e os links para as editoras onde tenho publicado. O site está em fase de finalização. https://patricialessa.com.br
O livro
Você sabe como aqueles que eram tidos como loucos eram tratados no século passado? Com intuito de informar a respeito, a autora e historiadora Patricia Lessa em parceria com a ilustradora Jéssica Fiorini Romero lançam a biografia “Nise da Silveira“, primeiro volume de um projeto promissor — seguindo a toada desta primeira edição. Confira nossa resenha aqui.
Nome: Nise da Silveira
Autora: Patricia Lessa, com ilustrações de Jéssica Fiorini Romero
Lançamento: 30 de março, 17h
Endereço: Livraria Miúda (Rua Coronel Melo de Oliveira, 766. Pompeia, São Paulo – SP.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.