Quando o anúncio de “Baldur’s Gate 3” aconteceu, já foi possível perceber que o título tinha um grande potencial. O que ninguém esperava era que o sucesso transcenderia a bolha dos fãs de Dungeons & Dragons. Se você curtiu este game e é novo neste universo, talvez seja a hora de conhecer outros jogos de D&D.
Combates por turno, histórias fantásticas, criaturas das trevas, feitiços, grandes cidades… todos estes são elementos comuns em jogos de D&D. Empolgante, não é? A seguir, você vai conferir uma lista especial que a Woo! Magazine separou com grandes clássicos do gênero para você mergulhar de cabeça em cada um deles:
Neverwinter Nights
Se você quer conhecer bem os jogos de D&D para computador, então você não pode deixar “Neverwinter Nights” da sua lista. A origem de seu nome é devido a cidade de Neverwinter, uma das mais famosas do universo de Dungeons & Dragons, ser o cenário principal da franquia. A série segue as regras das edições 3 e 3.5 e conta com dois jogos principais, os quais possuem duas expansões cada.
Assim como em “Baldur’s Gate 3”, alguns dos títulos da franquia também contam com a dinâmica de criar relações com outros personagens e de suas ações influenciarem a opinião deles sobre o protagonista criado pelo jogador. Então, se o jogo da Larian Studios conquistou seu coração, certamente “Neverwinter Nights” fará o mesmo.
Solasta: Crown of the Magister
Este é um dos jogos mais recentes da lista, junto com “Baldur’s Gate 3”. Caso você queira se familiarizar mais com as regras da 5ª edição, vale muito a pena investir em “Solasta: Crown of the Magister”.
Aliás, diferentemente do lançamento da Larian Studios, o jogador precisará criar o seu próprio grupo de 4 aventureiros e não apenas um único personagem. A aventura se passará em Solasta, um reino governado por elfos que está sob a ameaça de criaturas chamadas Soraks. Juntos, os personagens terão que enfrentá-los para impedir que estes seres dominem o local.
Pool of Radiance: Ruins of Myth Drannor
Talvez este seja um dos jogos mais injustiçados da lista, muito por conta dos bugs que existiam na gameplay. Mas, ainda assim, quem o jogou lá em 2001 tem muito carinho por “Pool of Radiance: Ruins of Myth Drannor”.
No inicio da história, o jogador criará 4 personagens que serão enviados em uma missão para irem até Myth Drannor, uma cidade élfica abandonada, pois há uma feiticeira maligna utilizando uma poderosa magia presente no local para conquistar toda a região de Faerun.
O jogo é mais focado em explorar grandes dungeons e enfrentar grandes batalhas. Há pouca interação com NPCs, o que foi uma das críticas que o jogo recebeu somada aos bugs. Ainda assim, é um jogo que vale a pena dar uma chance pela nostalgia da época em que foi lançado.
Icewind Dale
Outra série de jogos de D&D parecida com “Baldur’s Gate” é “Icewind Dale”, que se passa na região de mesmo nome localizada nos Reinos Esquecidos. A franquia conta com dois games principais e, assim como outros títulos desta lista, o jogador também criará um grupo com ate 6 personagens no início do jogo.
Apesar dos games desta série terem estreado no início dos anos 2000, uma versão remasterizada foi lançada em 2014, com adição de novos itens e muito mais. É mais uma opção para você que quer experimentar outros games de Dungeons and Dragons.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.