Série mostra consequências da raiva mal administrada
“Treta”, série disponível em 10 episódios na Netflix, originalmente intitulada “Beef”, fala sobre como a raiva pode catalisar os demais sentimentos negativos e as consequências de não buscar o entendimento deles, somadas aos problemas individuais das personagens.
Ao longo do texto vamos falar sobre a história com alguns spoilers e, ao final, entenderemos a importância da série para a sociedade.
A trama tem como estopim uma perseguição de trânsito baseada na raiva. Os protagonistas Chao (Steven Yeun) e Amy (Ali Wong) estão cada um enfrentando as suas batalhas individuais, porém bastou acontecer esse desentendimento para a raiva de ambos se apresentar e levar a desdobramentos inimagináveis.
Leia Mais: 5 motivos para assistir “Beef”, na Netflix
Eles por sua vez, tem ações de vingança mútua o tempo todo.
Curiosamente, ao mesmo que a vingança se torna mais uma situação para somar com as demais que eles já enfrentam, também é um combustível, um tempero para as circunstâncias individuais.
Protagonistas de “Treta” são panelas de pressão ambulante
Amy
Casada com um herdeiro que não entende de onde vem a preocupação dela em conquistar conforto material, visto ela ter origem sócio econômica diferente da dele. Isso faz com que ela se sobrecarregue com o trabalho e ele com as tarefas domésticas e cuidados com a filha.
A criança por sua vez, recebe um estímulo ao desenvolvimento pela avó paterna e o pai, encarado como inadequado pela mãe, porém a opinião dela não é levada em consideração.
Leia Também: “The Chosen” | Jesus Cristo humanizado atrai a atenção para a série
Amy não é ouvida pelo marido, ainda que de alguma forma se auto responsabilize pela dificuldade de expor os sentimentos, originada na infância. Aliás, em vários momentos nos episódios iniciais isso fica nítido
Paralelamente ela está às voltas com a negociação da venda da empresa dela que já dura 2 anos e a compradora, em prol de conhecê-la melhor, demora a fechar o contrato.
Cho
Por sua vez também tem uma vida complicada. Seu primo cometeu infrações legais que levaram ao fechamento do hotel que era o principal negócio da família. Os pais de Cho se mudaram de país, o primo foi preso. Coube a ele a responsabilidade de sobreviver e cuidar do irmão mais novo.
Para isso ele faz serviços de“ faz-tudo”. E tem uma grande necessidade de controlar os eventos à sua volta, talvez por isso sua fala recorrente seja “não tenho paz”.
Ele consegue dar um jeito de sobreviver, porém, nesse meio tempo volta a contar com a ajuda do primo, o que desagrada ao irmão.
Curiosamente, enquanto a casa de Amy é ordenada; a de Cho não é, e quando o irmão finalmente limpa, ele se incomoda. Como se de alguma forma aquela organização externa entre em conflito com a bagunça interna das emoções dele.
Compre Agora: O Treino Cognitivo De Controle Da Raiva - O Passo A Passo Do Treinamento
“Treta” na sociedade
“Treta” vai além da simples comédia sobre duas pessoas. A série tem pitadas de humor, ao mesmo tempo em que faz uma crítica ácida, e necessária, à desigualdade social.
Através de seus protagonistas, imigrantes coreanos, a série explora os destinos contrastantes de indivíduos inseridos em um novo país, cada um enfrentando suas próprias dificuldades impostas pela vida.
A “treta” nos leva a uma reflexão profunda sobre nossas próprias emoções, especialmente a raiva oculta. Ela nos convida a compreender os efeitos dessa raiva e a aprender a administrá-la de maneira mais construtiva.
Somos instigados a olhar para além da superfície das interações humanas e a reconhecer a importância de lidar com nossos sentimentos de maneira saudável. É um lembrete poderoso de que, ao confrontarmos nossas emoções mais intensas, podemos abrir caminho para uma convivência mais harmoniosa e empática.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.