Em um dia de chuva, tudo meio cinza e aí bate a bad. Para dias como esses, nada melhor do que sentar em frente à televisão e afogar as mágoas assistindo um filme triste, que te faça se acabar em lágrimas. Quando temos algum sentimento preso ou alguma frustração, o cinema pode ajudar trazendo várias reflexões e aflorando ideias que antes estavam bloqueadas.
Se você está passando por algo parecido ou só quer um bom filme dramático para abrir o berreiro, aproveita essas dicas.
1 – A Vida é Bela
O filme italiano é do ano de 1997 e foi dirigido e protagonizado por Roberto Benigni. O drama se passa durante o período da Segunda Guerra Mundial e conta a história de Guido (Roberto Benigni), um judeu que é mandado para um campo de concentração nazista, junto com seu filho Giosué. O pai, afastado de sua esposa, usa sua imaginação para convencer seu filho de que aquilo tudo que estão vivendo faz parte de um grande jogo. O filme consegue, com maestria, mostrar a beleza e o amor da relação familiar inseridos em um contexto extremamente triste da guerra. O tratamento desse contraste rendeu ao longa três Oscars, “melhor filme estrangeiro”, “melhor trilha sonora” e “melhor ator”. Uma obra-prima que arranca muitas lágrimas dos telespectadores.
2 – Um dia
O longa realizado pela diretora Lone Scherfig, foi lançado no ano de 2011 e teve roteiro baseado no livro de mesmo nome do próprio roteirista do filme David Nicholls. O romance conta a história de Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess), que se conhecem na faculdade, no dia 15 de julho de 1988. Essa data serve como referência para retratar os próximos 20 anos do relacionamentos dos dois. A produção trabalha com a ideia de mostrar os diferentes caminhos que os dois personagem tomam e como a distância e o sentimento que sentem um pelo outro vai se construindo e se alterando ao longos dos anos. Apesar de existirem outros filmes que já trabalharam com esse formato de narrativa, “Um Dia” traz um sensibilidade e um aprofundamento dos protagonistas que resulta em um resultado magnífico. Para quem gosta de histórias românticas e que vão te fazer chorar, esse é um filme essencial.
3 – Ela
Com nome original “Her”, o filme americano foi dirigido e produzido por Spike Jonze, em 2013. O drama parte da história do escritor Theodore (Joaquin Phoenix), que se apaixona por seu novo sistema operacional, chamada Samantha. O filme se passa em um futuro, mas propõe uma análise do presente. A relação do homem com a tecnologia é o tema principal, mas a forma como é representada é que dá a graça para a produção. Nada de carros voadores e robôs gigantes, o mundo de Jonze é triste, solitário e individualista. “Ela” não te fará chorar em partes específicas de muita emoção, mas toca o público por transmitir uma sensação de solidão contínua. O longa foi indicado a várias categorias no Oscar e ganhou por melhor roteiro original.
4 – Capitão Fantástico
O longa do ano de 2016 teve direção de Matt Ross e atuação de atores como Viggo Mortensen, Frank Langella e George Mackay. A história é sobre Ben (Viggo Mortensen) e seus seis filhos, que possuem uma vida diferente do resto da sociedade americana. Eles vivem nas florestas de Washington, longe da civilização, e suas rotinas são preenchidas por práticas de luta, caças, exercícios, leitura de livros clássicos e debates entre eles mesmos. Um dia, um acontecimento triste leva a família a deixar sua casa no meio do mato e muitas questões surgem disso: a necessidade das crianças de enfrentarem o mundo, o desafio do pai em encontrar novos significados para sua função como pai e o ressurgimento de conflitos com parentes distantes. Outro filme que trata das relações familiares.
Por Manuella Neiva
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.