Nelida Piñon morreu em Lisboa dia 17 de dezembro aos 85 anos. Nelida nasceu na capital do Rio de Janeiro e era filha de galegos. Foi muito importante para a literatura nacional. Suas obras foram traduzidas em mais de 30 países.Foi a primeira mulher a presidir a academia brasileira de letras. Escreveu romances, crônicas, ensaios entre outros gêneros e ganhou um prêmio jabuti, o mais importante prêmio da literatura brasileira.
Nelida foi professora no curso de letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e recebeu o título Honório Causa em diferentes países, a primeira mulher a alcançar esse título em Santiago de Compostela.
Sua obra que mais se destaca A república dos sonhos foi escrita em 1984 e conta a história de uma família galega no Brasil trazendo importantes considerações sobre a Espanha e o Brasil.
A causa da morte da autora não foi divulgada e a ABL realizará em sua homenagem a tradicional cerimônia da saudade dia 2 de março de 2023, no salão nobre. A escritora deixou um importante legado e muitas saudades no coração de seus leitores e amigos.
Seus principais romances foram :
- Guia-mapa de Gabriel Arcanjo (1961)
- Madeira feita de cruz (1963)
- Fundador (1969)
- A casa da paixão (1972)
- Tebas do meu coração (1974)
- A força do destino (1977)
O livro Guia mapa donanjo Gabriel mostra uma conversa entre Mariela e o anjo . Marcela indaga a possibilidade de ser feliz distante de seguir os preceitos religiosos.
Em o calor das coisas reflete sobre o uso das palavras que refletem as paixões e os discursos políticos que podem nos manipular. No livro a República dos sonhos a escritora conta a história de imigrantes que chegam ao Brasil.
O livro uma furtiva lágrima foi escrito mediante o diagnóstico errado de câncer em 2015. Nélida es revê um diário sobre a sua vida e sobre a mortalidade.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.