Mais de 10 filmes serão exibidos na Mostra de Cinema Leopoldinense
A Mostra de Cinema Leopoldinense acontece em sua primeira edição presencial no próximo sábado, no Olaria Atlético Clube. Sua primeira edição foi virtual, durante a pandemia, no canal da Semana da Leopoldina.
Idealizada por Daniel Gomes, produtor Cultural, cofundador do Coletivo Ambientalista Olaria Verde, e Gabriel Vazzoler, Fundador da Mamute Produtora, Editor de Vídeo, Designer e Diretor, a mostra é um dos eventos que acontece em comemoração aos 137 anos da região. Os responsáveis resolveram fundar a Mostra de Cinema Leopoldinense pois, além de atuarem no segmento do audiovisual, foram inspirados por toda a esfera de resistência cultural.
Segundo Daniel Gomes,
“O Olaria Atlético Clube tem grande afetividade pelos moradores do bairro, principalmente, sempre apoiou e viabilizou em suas dependências apresentações culturais, sendo um dos grandes parceiros da Semana da Leopoldina, já há algumas décadas. Este ano, mais uma vez, a instituição abraçou o movimento cultural.”
“Outra instituição que veio pra somar foi a Universidade Federal Fluminense, que ajudou a fomentar a Mostra junto de seus estudantes, principalmente de Cinema, Artes e Mídias”, completou Gomes.
Leia Mais: Festival do Rio Celebra sua 25ª Edição Premiando Destaques do Cinema
12 curtas serão exibidos gratuitamente para fomentar ao debate cultural
Daniel destaca que o objetivo da Mostra é reunir amantes da sétima arte e criar um espaço acolhedor para que os produtores de conteúdos audiovisuais da região possam expor suas obras, independente do gênero cinematográfico, com apenas dois filtros, ser curta metragem de até 15 minutos e não ter cunho propagandista de qualquer instituição que seja.
“Desta forma, a Mostra de Cinema Leopoldinense se transmutou em uma sede imaterial de circulação de cultura, amplificando o debate entre trabalhadores do audiovisual, aquecendo o mercado local e gerando conteúdos diversificados para os espectadores. Ainda, a Mostra tem como uma de suas características, a gratuidade”.
“O evento projeta receber cerca de 100 pessoas das mais variadas idades, gêneros, credos e tons de pele. A dinâmica se dará da forma de duas baterias de 6 filmes com o lançamento do filme “Limão Forte” do diretor Gabriel Vazzoler entre elas, o qual utilizará formas imersivas de estímulo sensorial, transportando o espectador para o espaço diegético do filme. Culminando no total de 13 obras audiovisuais. Iniciaremos as exibições a partir das 16 horas e pretendemos encerrar por volta das 20 horas”, conclui.
Sobre o curta”Limão Forte”:
Dirigido por Gabriel Vazzoler, o filme traz o recorte da rotina de um vendedor de mate que se desloca pelo Rio de Janeiro todo para poder vender mate na praia de Ipanema, a sagacidade do carioca em se reinventar frente a escassez de emprego se tornam a tônica, durante o plano de fundo da precária e onerosa mobilidade urbana.
A Mostra de Cinema Leopoldinense acontece dia 28 de outubro, sábado a partir das 16h no Olaria Atlético Clube: Rua Bariri, 251. Olaria- Rio de Janeiro, RJ
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.