Decisão da parte da nova estratégia da Paramount
Após 35 anos, a MTV deixará de operar no Brasil. A Paramount, dona o canal, anunciou nesta quarta-feira (8) o fim das atividades da emissora, outrora focada em música, hoje mais voltada para Reality Shows, sua subsidiária MTV Live, e ainda dos canais Comedy Central, Nickelodeon, Nick Jr. e do canal que leva o nome do estúdio.
Todas as emissoras deixarão de existir a partir de 31 de Dezembro de 2025. De acordo com o portal “Na Telinha” (via Billboard), a descontinuação se deve à queda de assinantes de serviços de TV fechada, que migraram par os streamings. Daí a receita de publicidade arrecadada não justifica a mantença dos canais. A Paramount, contudo, seguirá operando no país por meio de seu serviço de streaming, o Paramount+.
LEIA MAIS
49ª Mostra: Premiados, Estreias e Grandes Nomes Marcam a Seleção Deste Ano
Prime Video: confira o que chega ao catálogo em outubro de 2025
Vale lembrar que em agosto de 2025, a Skydance Media concluiu a compra da Paramount em uma negociação avaliando US$ 8 bilhões. A aquisição teve à frente David Ellison, que assumiu o comando da gigante do entretenimento com a intenção de reposicionar a empresa no mercado, transformando-a em uma big tech.
Com foco em otimizar sua presença no mercado digital, a Paramount está consolidando sua operação no modelo direto ao consumidor. A empresa planeja integrar a Pluto TV, serviço gratuito sustentado por publicidade, ao Paramount+ até 2026, criando uma plataforma única que combina conteúdo premium e acesso gratuito.
A MTV chegou no Brasil por meio de uma concessão do grupo Abril negociada com a Viacom, dona da matriz norte-americana, que, em seu plano de expansão, planejava localizar para globalizar. O canal constava na TV aberta em UHF (no Rio de Janeiro chegou a funcionar em VHF por um quase um ano e meio, no canal 9), e marcou toda uma geração, ditando moda, comportamento e tendências musicais.
Com o fim da concessão em 2013, a Viacom passou a administrar o canal, que passou a ser exclusivo da TV fechada. Hoje, enquanto a emissora principal transmite videoclipes apenas de madrugada e no início da manhã. Os dois canais secundários Live e 00’s (de conteúdo musical exclusivamente dos anos 90, que não foi citado, mas certamente também será descontinuado) se dedicam 24 horas aos clipes. Já os canais, tanto da MTV quanto do Comedy Central e Paramount, que se encontram na Pluto, seguem sua operação normal.
Imagem Destacada: Divulgação/Paramount
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.