Um ano de sucesso para o R.E.M.
Em 1991, chegava as lojas o sétimo e histórico disco da banda R.E.M. “Out Of Time” foi o segundo álbum gravado pela Warner Music e responsável por faze-los alcançar o topo das paradas em todo mundo, marcando toda uma geração e perpetuando “Losing My Religion” para as gerações seguintes.
Há vinte e cinco anos, o quarteto seguia com sua carreira, mas foram surpreendidos pelo sucesso da canção. Antigamente, o verdadeiro hit do disco só era lançado depois que o CD estivesse no mercado, então a produção que não acreditava muito na força de “Losing My Religion”, a lançou como primeiro single, antes de liberar oficialmente o álbum. Inexplicavelmente ela emplacou e virou o verdadeiro hit do cd, sendo tocada diversas vezes nas rádios de todo o mundo.
O lançamento dela causou um uma expectativa enorme e o álbum bem “esquizofrênico” para a era pop alcançou a marca de 18 milhões de copias vendidas. Ele também foi um marco para a identidade da banda, pois o novo som não lembrava em nada os álbuns anteriores e ainda serviu para o R.E.M. provar que não há necessidade de se sacrificar para emplacar o sucesso, assim anunciaram que não iriam sair em turnê para divulgar o cd. Mesmo depois do álbum se tornar um triunfo musical, eles mantiveram sua postura e deixaram de ganhar milhões de dólares com a turnê. O CD também serviu para ter outra importante marca na carreira do R.E.M., ele foi o único onde oito, das onze faixas, ganharam clipes musicais.
Perpetuando o sucesso, o segundo single lançado foi “Shiny Happy People”, que mesmo não tendo a repercussão da música anterior, também foi uma das músicas mais tocadas nas rádio da época. A faixa de abertura, “Radio Song” é outra canção inesquecível. Ela tem a participação do KRS-One (do Boogie Down Productions), marcando, possivelmente, a primeira parceria entre uma banda de rock e um rapper em uma situação “leve”.
Mesmo sem conhecer a história por trás do álbum, é inegável que “Out Of Time” é uma referencia para a música mundial e o R.E.M. estava em sua melhor fase. Você pode ouvi-lo completo e gratuitamente no Spotify ou no YouTube.
Paulo Olivera é mineiro, Gypsy Lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, Bombril na vida profissional e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.
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