O festival idealizado pelo jornalista Carlos Albuquerque e dirigido pelo artista visual Batman Zavareze será promovido de 22 a 29 de junho e terá recorte musical inédito de artistas sul-americanos
Em tempos de muros, barreiras e segregações, um inédito festival chega ao Rio de Janeiro, em junho, com a proposta de promover a mistura de linguagens, o entendimento e a aproximação do Brasil com o universo ao seu redor. Trazendo a música como idioma de conexão, o Ultrasonidos terá um formato único, abrigando residências de inovadores artistas sul-americanos de diferentes países: Chile, Colômbia, Argentina e Equador. E contará com convidados brasileiros (destaque na cena atual), além de debates, shows e festas. Os ingressos para a programação terão valor de R$2 (inteira) e R$1 (meia).
O festival promoverá uma intensa semana de atividades – de 22 a 29 de junho, com encontros no Lab Oi Futuro, no Flamengo, e apresentações na Sede das Cias, na Lapa.
Idealizado pelo jornalista Carlos Albuquerque, que também assina a curadoria, em parceria com o artista visual Batman Zavareze, responsável pela direção geral, o Ultrasonidos vai reunir quatro duplas, sempre formadas por um artista sul-americano e um convidado brasileiro para ocupar o estúdio e a área de ensaios do Lab Oi Futuro durante as residências.
A programação vai incluir também debates com os participantes sobre o seu processo criativo e a cena musical sul-americana. As duplas serão estimuladas a gravar uma música inédita e preparar uma apresentação conjunta. Serão quatro apresentações nesse formato especial, além de um show de abertura.
“Trafegando longe dos estereótipos e criando pontes em vez de muros, o festival vai trazer ao Brasil nomes de ponta da música latina, que vêm unindo o rock, o hip-hop e as inúmeras vertentes da música eletrônica com ritmos tradicionais como a cumbia e a salsa’, explica Carlos Albuquerque. “É um evento para criar laços e estimular contatos entre esses artistas, os convidados nacionais e o público em geral”.
A abertura do festival será com a dupla de ritmos eletrônicos Defensa, da Argentina. Formada pelos cantores Furio e Garoto, ela mistura elementos de reggaeton, dancehall, trap e perreo (um sensual estilo de dança). Seu álbum de estreia, “Vs”, foi lançado em 2018 pelo selo mexicano NAAFI, do celebrado coletivo de mesmo nome. As letras da dupla – que tem o funk carioca como uma influência declarada – combinam inglês e espanhol.
O Ultrasonidos integra o programa LabSonica, laboratório de experimentação no campo da música e do som do Oi Futuro, que oferece programas de residência, pesquisa, prototipagem e produção criativa para fazedores de todo o país selecionados por meio de editais públicos. Abrigado no Lab Oi Futuro, o programa busca fortalecer o ecossistema da arte contemporânea, estimulando a formação de redes de cocriação e apoiando criadores, selos e gravadoras independentes, em um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos inovadores.
[button color=”white” size=”normal” alignment=”none” rel=”follow” openin=”newwindow” url=”https://woomagazine.com.br/festival-ultrasonidos/”]Agenda[/button]
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.