Pai do Heavy Metal faleceu no último dia 22 de julho
Foi revelada oficialmente nesta terça-feira (5) a causa da morte de Ozzy Osbourne. Considerado o pai do heavy metal à frente do Black Sabbath, Ozzy faleceu aos 76 anos, no último dia 22 de julho, somente 17 dias após seu show de despedida em dois sets, um da carreira solo com seus músicos e apoio, como o guitarrista Zakk Wylde, e outro com sua antiga banda.
Segundo o The Sun (via Igor Miranda), seu atestado de óbito aponta como motivos do falecimento “infarto agudo do miocárdio” e “parada cardíaca fora do hospital”. A doença arterial coronariana e Parkinson com disfunção autonômica foram listados no documento como “causas conjuntas”.
LEIA MAIS
Zakk Wylde Fala Sobre sua Relação Fraternal com Ozzy Osbourne e os Momentos Finais no Palco com o Príncipe das Trevas
Roger Daltrey Reflete Sobre a Turnê de Despedida do The Who: “Só Espero Conseguir Chegar Até o Fim”
Ozzy Osbourne vinha enfrentando sérios problemas de saúde nos últimos anos, incluindo complicações decorrentes do mal de Parkinson, além de cirurgias na coluna e dificuldades de locomoção. O concerto especial Back to the Beginning, em que diversas bandas de som pesado como Anthrax, Lamb of God, Alice In Chains, Slayer, Guns N’ Roses e Metallica participaram homenageando Ozzy e o Sabbath, que encerraram o evento com seu último ato, realizado no Villa Park em 5 de julho, gerou mobilização no mundo do metal e a arrecadação de 200 milhões foi superior à do Live Aid em 1985. Isso justifica o apelido de Live Aid do metal.
No dia de seu funeral, na última quarta-feira (30), Ozzy homenageado com um cortejo público pelas ruas de Birmingham, na Inglaterra, antes da cerimônia fúnebre privada. Todos os custos foram arcados integralmente por sua esposa e empresária, Sharon Osbourne. O trajeto cobriu ruas lotadas de fãs para dar seu último adeus ao Príncipe das Trevas.
O legado
Nascido em Aston, bairro operário de Birmingham, Osbourne começou sua trajetória musical no final dos anos 1960 ao lado de Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward — colegas que viriam a formar o Black Sabbath. A banda é considerada a precursora do heavy metal e seu primeiro disco, lançado em 1970, é até hoje um divisor de águas no gênero.
Ao longo das décadas seguintes, entre saídas da banda, carreira solo de sucesso e reality shows que o tornaram figura pública além da música, Ozzy consolidou um legado que atravessa gerações. Canções como ‘War Pigs’, ‘Iron Man’ e ‘Crazy Train’ tornaram-se hinos de resistência, desilusão e energia bruta — atributos que definiram não apenas o som do Sabbath, mas também a personalidade de seu vocalista.
Desde que anunciou planos de deixar os Estados Unidos e retornar em definitivo ao Reino Unido, Ozzy deixou claro seu desejo de passar os últimos anos próximo de suas origens. Em 2025, ele finalmente conseguiu se reinstalar na Inglaterra e, mesmo que por pouco tempo, celebrar sua história em solo britânico.
Imagem Destacada: Divulgação/Instagram (via @ozzyosbourne).
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.