Ex-Beatle se apresenta no Maracanã neste sábado depois de 33 anos
Paul McCartney fará neste sábado (16), no Rio de Janeiro, seu último show da etapa brasileira da Got Back Tour, que também será seu último show do ano. Foram seis shows até agora, um em Brasília, dois em Belo Horizonte, dois em São Paulo e um em Curitiba. Agora ele retorna ao Maracanã onde em 1990 bateu recorde de público pagante para um show.
Antes da atual turnê, o eterno ex-Beatle já viera ao Brasil diversas vezes ao longo de 33 anos (1990, 1993, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017 e 2019), contudo, apenas três foram para shows na Cidade Maravilhosa. Mas quando e como foram as apresentações nas vezes passadas em que o ex-Beatle tocou no Rio? Logo abaixo, você confere uma breve retrospectiva.
1990
As duas apresentações no Maracanã, no Rio de Janeiro, faziam parte da megaturnê The Paul McCartney World Tour. Foram 104 datas ao redor do mundo e a estreia de Paul no Brasil.
Naquela turnê, o ex-Beatle quebrou um recorde mundial: o maior público para uma apresentação de artista solo. E foi justamente no Rio. A primeira noite, que seria 19 de abril, foi adiada para o dia seguinte, dia 20, por conta de uma chuva torrencial que assolou a capital fluminense e transformou o estádio em um verdadeiro pantanal. No dia 21 de abril de 1990, 184 mil pessoas assistiram ao show histórico. Aquele também foi show o mais rentável na turnê, gerando mais de US$ 3,5 milhões.
Os fãs se esbaldaram com a primeira oportunidade de conferir um beatle ao vivo. Era a turnê do álbum “Flowers in the Dirt”, mas o repertório era repleto de clássicos dos Beatles e Wings, que levararm fãs ao delírio. Na époc acompanhavam Paul sua esposa Linda McCartney (backing vocals, teclados, percussão), Hamish Stuart (backing vocals, violão, guitarra e baixo), Robbie McIntosh (backing vocals, guitarra), Paul “Wix” Wickens (backing vocals, teclados) e Chris Whitten (bateria e percussão).
2011
Foram 21 longos anos para que os cariocas matassem a saudade de Paul McCartney. Dessa vez no estádio do Engenhão, por conta das reformas no Maracanã para a Copa do Mundo de 2014. Dentro da turnê Up and Coming, que já havia passado por São Paulo meses antes (em novembro de 2010), foram duas apresentações: uma no dia 21 de maio, um domingo, e outra no dia 22. No repertório os clássicos dos Beatles e Wings, e algumas faixas mais recentes do álbum “Memory Almost Full”. Na época Paul já era acompanhado da banda atual, formada por Paul “Wix” Wickens (teclados), Brian Ray (baixo/guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr (bateria).
2014
O único show de Paul McCartney no Brasil que não aconteceu em um estádio, teve um clima mais intimista. Paul estava bem-humorado, à vontade com um público mais próximo e caloroso do HSBC Arena (hoje Jeunesse). Por ser um lugar fechado, efeitos de luz projetavam imagens psicodélicas no teto em algumas faixas, como em ‘For Benefit of Mr Kite’. Com 72 anos, esbanjava uma vitalidade invejável. O repertório abrangia as fases Beatles, Wings e solo, incluindo então lançamento mais recente, “New”, lançado no ano anterior.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.