A literatura brasileira é mundialmente respeitada devido a sua criatividade e a genialidade de alguns autores. Abaixo apresentamos uma lista com alguns dos livros mais incríveis para te enlouquecer.
Memórias póstumas de Brás Cubas
A primeira obra do realismo conta a história de um autor defunto. Brás Cubas é o protagonista e narrador da história que conta desde a sua infância ao seu amor impossível por Virginia, esposa de Lobo Neves.
Ele foi uma criança travessa, sentiu frustração e luto ao longo da vida. O texto conta a história sobre o seu ponto de vista o que não permite ao leitor saber se a narrativa apresentada é fiel aos fatos narrados. Machado de Assis inovou a partir de uma biografia póstuma de um homem repleto de cultura que cresceu em meio a classe média mas teve uma vida fútil de aparências.
Dom Casmurro
O livro conhecido pelo dilema da vida de Bento, um homem apaixonado por Capitu, a esposa do protagonista, que ele julga tê-lo traído por achar que o filho se parece com Escobar seu melhor amigo.
A história contada através da narrativa de Bentinho, ou Dom Casmurro, parte de sua infância, perpassa pela vida no seminário, onde conheceu seu melhor amigo Escobar, e narra o relacionamento entre Bento e Capitu sua esposa, grande amor de sua vida.
Bentinho é advogado e resolveu escrever seu livro de memórias, aparentemente por não ter o que fazer, mas a verdade é que ele tenta convencer-se que a acusação de traição da esposa seria verídica, porém, não tem certeza. Ele constrói a narrativa dando inclusive a entender que Capitu queria dar o “golpe do baú”, afinal ela era muito pobre. A inovação de Machado nessa obra está no fato da narrativa ser profundamente psicológica, ou seja, trabalha com centro na subjetividade do narrador, suas impressões e sentimentos. Não se sabe ao certo se Capitu traiu ou não Bentinho.
A hora da estrela
Livro escrito por Clarice Lispector. Retrata a história uma nordestina que parte para a cidade grande para ser datilografa. A jovem virgem e magricela é maltratada pelo namorado metalúrgico e que sonha em ser deputado, e sua amiga Glória. Ambos Glória e Olímpico, namorado de Macabea, ficam juntos e a nordestino termina sozinha questionando a sua existência. Até que a ida a uma cartomante que afirma que ela teria uma vida feliz, conheceria um homem louro e estrangeiro com quem se casaria, muda sua sorte. Macabea é atropelada por um homem loiro e morre.
O auto da compadecida
O livro foi escrito a partir de diferentes histórias de livros de cordel e retrata a história de dois nordestino: João Grilo e Chicó que sobrevivem através de pequenas tramas. A história começa com a semana Santa e um palhaço a anunciar as festividades. João e Chico trabalham para o padeiro e a esposa conhecidos pelas bandas pela fama de serem avarentos. Os dois observam todos os privilégios da cachorro enquanto eles passam fome. Outros personagens que se destacam são o padre e o bispo que aceitam pequenos subornos e inclusive enterraram a cachorro em latim. O livro é uma crítica a hipocrisia, todos têm os seus pecados julgados mediante Jesus e o Diabo no purgatório sob, os cuidados da mãe, a compadecida.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.