Filme estreia na Ásia e críticos já divulgaram suas considerações
O nono filme da longeva franquia “Velozes & Furiosos“ tem estreia marcada para este fim de semana na Ásia e alguns críticos já puderam assistir e publicar suas críticas (via Daily Express) de “Velozes & Furiosos 9”, dirigido por Justin Lin (Star Trek: Sem Fronteiras) e estrelado por Vin Diesel.
O jornalista John Defore do The Hollywood Reporter foi rigoroso em seu comentário. “Como no último filme de Lin, o decepcionante “Star Trek: Sem Fronteiras”, o diretor/co-escritor adota uma sobreposição da quantidade em relação à qualidade, colocando mais ação, subtramas e personagens na mistura do que qualquer filme precisa, enquanto ainda deixa uma clara sensação que algo está faltando.”
O crítico também não viu muito sentido na introdução de Jakob Toretto (John Cena), o irmão afastado de Dom. “Esta nova crise Dom/Jacob é suficiente por si só e não requer a introdução de um dispositivo que pode assumir o controle de todos os outros dispositivos eletrônicos do planeta.”. Concluindo sua análise, Defore afirma que Velozes 7 era “muito mais divertido” do que sua sequência, e também era “mais verossímil”.
Já a crítica do Screen Daily, por Tim Grierson, foi bem mais positiva. “V9 é alimentado por sua própria energia estúpida, entregando sequências de perseguição comicamente grandiosas e fan service desavergonhado, tudo em nome de proporcionar ao público uma diversão descomplicada.”, considerou.
Grierson vê justamente na inverossimilhança um fator positivo e ressalta que o longa “ri da física e do bom senso”, antes de acrescentar que “a inventividade alegre das cenas de ação apenas sublinha o quão dolorosamente piegas é o drama em comparação”.
O Indiewire também elogiou os exageros de Velozes 9. O jornalista David Ehrlich escreveu: “Este é, de longe, o maior, mais selvagem e desafiador da gravidade, Velozes & Furiosos ainda.” Ele acrescentou que a cena final é de cair o queixo e aponta ainda para uma abordagem mais profunda do personagem Dom Toretto.
Todavia, Owen Gleiberman da Variety criticou justamente a falta de um aprofundamento no arco dos personagens. “Às vezes, quando você menos espera, uma franquia de sucesso se transforma essencialmente em algo diferente. Com o tempo, ‘Missão Impossível‘ se tornou parecida com ‘007‘, e ‘Velozes & Furiosos‘ se tornou ‘Missão Impossível‘. Mas ‘Velozes e Furiosos 9‘ não é construído em torno de uma missão emocionante. É construído em torno de Vin Diesel e John Cena vivenciando a angústia sobre o passado dos irmãos Toretto. O enredo da família ‘funciona’ (mesmo que você esteja ciente de como o personagem de Cena é mal escrito), mas não é suficiente para sustentar o filme; é mais como uma desculpa. A verdade é que esta franquia não precisava de mais ‘emoção’.”, observou.
O The Wrap compartilha da opinião do “quanto mais absurdo melhor”. Alonso Duralde classificou o filme como uma mistura de filme de super-herói e novela encharcada de gasolina e testosterona, mas que ainda assim funciona. “Para o público que deseja retornar aos cinemas em 2021 com um espetáculo grande, barulhento e empolgante, ‘Velozes & Furiosos 9’ faz os carros andarem rápido, pularem alto e geralmente fazerem o impossível. É extremamente fantasioso, sim, mas também é ridiculamente estimulante se você precisar de um passatempo.”, escreveu o crítico.
No site Rotten Tomatoes “Velozes 9” conta com 60% de aprovação no momento.
O filme, que era para ter sido lançado em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia, terá lançamento nos Estados Unidos em 25 de junho. No Brasil chega em 22 de julho.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.