O universo dos animes está marcado por muitos momentos que ficam na cabeça. Quem tem um pouco mais de 20 anos cresceu assistindo as aventuras dos Cavaleiros do Zodíaco, de Shurato e cia. na extinta TV Manchete. Depois vieram os sucessos do Cartoon Network, Fox Kids, Jetix e Animax, sem esquecer de Band, Globo e Rede TV que rechearam a televisão aberta com produções que estão em nossas cabeças até hoje. Para a gente viajar no tempo, 10 aberturas de animes que farão você viver na nostalgia

Fly (Dragon Quest)

A história do pequeno guerreiro, Fly, encantou crianças do mundo todo. Na história, Fly tenta se torna um herói e vê na oportunidade de salvar seu amigo monstrinho sequestrado a chance para virar um guerreiro de verdade. O anime fez muito sucesso nos anos 90.

Shurato

A história de Shurato e seus amigos que precisam lutar contra o malvado Brahma que quer dominar o mundo celestial. Com suas armaduras e técnicas mágicas, Shurato conquistou o público brasileiro, mesmo sendo considerado para alguns uma cópia do nosso próximo anime. Independentemente das críticas, o anime guarda um lugar especial na memória dos jovens daquela época.

Cavaleiro do Zodíaco

“ME DÊ SUA FORÇA, PEGASUS!” A frase da técnica mais famosa de Seiya é também um dos mantras de quem viveu o universo da animação japonesa dos anos 90. Cavaleiros do Zodíaco é o que podemos chamar de fenômeno. A história do grupo de cinco amigos que tem que lutar para salvar a Deusa Athena das garras de seres do mal fez – e ainda faz – parte do imaginário de muitos jovens brasileiros – por que não de todo mundo?

Dragon Ball Z

“KA-ME-HA-ME-HAAAAAAAAA!” Se tem outro anime cujo nome de uma técnica é um dos mantras para os fãs da história, sem dúvidas este é Dragon Ball Z. A saga de Goku e seus amigos para proteger a Terra alcançou dimensões globais, ganhando status de embaixador do Japão em vários eventos. Dragon Ball é uma das sagas – atrevo a dizer se não a maior – de maior sucesso no Brasil e no mundo. E como todo bom anime tem uma boa música, as aberturas da animação simplesmente grudam na cabeça.

Digimon

Quem não lembra da abertura de Digimon sendo cantada na voz da Angélica? Quem era criança no final do século passado, com certeza iria correndo para casa para acompanhar as aventuras de Tai e seus amigos, juntos com os Digimons para lutar com os inimigos que querem o Digimundo e o mundo humano.

Beyblade

Outro fenômeno entre as crianças e jovens, agora já nos anos 2000, é Beyblade. A versão futurísticas dos peões conquistou o mundo, fazendo com os pais desembolsassem uma graninha das carteiras para comprarem os brinquedos. A série gira em torno de lutas entre equipes de Beyblade. A equipe principal, os Bladebreakers, é composta por Tyson Granger , Kai Hiwatari, Max Tate, Ray Kon e Kenny/Chief (que lutam contra outras equipes para decidir os a campeões mundiais. A abertura era um dos momentos mais aguardados por conta da música animada e envolvente.

Yu Yu Hakusho

“NÃO CONHECI O OUTRO MUNDO POR QUERER!” A frase pronunciada por Yosuke ao final de cada episódio ilustra bem o que foi Yu Yu Hakusho para os jovens dos anos 90. Lançada na TV Manchete no mesmo período que Cavaleiros do Zodíaco, a série conseguiu conquistar um público fiel que venera o anime até os dias de hoje. O anime conta a história do adolescente Yosuke, que se torna detetive espiritual, depois de morrer e reviver. Junto com seus amigos, ele enfrenta demônios que planejam algo muito maléfico contra a humanidade.

Pokémon

Um dos maiores sucessos dos anos 90, Pokémon tem uma abertura que atinge o inconsciente de qualquer jovem que viveu no final do século passado. A saga do jovem Ash em se tornar um mestre no universo Pokémon tornou-se um dos grandes fenômenos comerciais, tanto de audiência quanto de vendas. Quase 20 anos após o lançamento, ao anime ainda é transmitido e continua fazendo sucesso. Dentre todas as aberturas, sem dúvidas a que mais faz parte da infância das pessoas é a primeira. “VAI SER GRANDE A EMOÇÃO, POKÉMON!”

Sailor Moon

No embalo dos animes que fizeram sucesso pela TV Manchete, Sailor Moon conta a história da jovem Serena que, ao ganhar poderes mágicos, luta contra as forças do mal que desejam dominar a Terra. Sailor Moon não só se destaca pelas lutas ou pela narrativa, mas também por ter um elenco basicamente feminino durante quase toda a animação, algo que era mais raro de ser visto na TV brasileira. Além disso, o anime aborda um outro tema polêmico para a época, que é a homossexualidade, com o casal formado pela Sailor Júpiter e Sailor Netuno. As primeiras versões foram editadas para que elas não fossem mostradas como um par.

Sakura Card Captors

“LIBERTE-SE!” De todos os animes citados acima, nenhum se identifica mais com o público teen do que Sakura Card Captors. Sakura é uma adolescente que por acidente abre um livro mágico de onde saem cartas mágicas que fogem para vários cantos da cidade. Depois disso, Sakura fica encarregada pelo guardião das cartas de recuperar todas. No decorrer da história, Sakura se apaixona, desapaixona, se apaixona de novo, conhece novas pessoas, novas experiência. Ela também é o amor platônico de outro personagem da história, pelo menos é o que fica subentendido. Sakura é um aula de como os jovens vivem novas experiências.

E ai, gostaram? Acham que faltou alguém nessa lista? Comentem e mande sua sugestão.