Uma Lista para dar um tempo em Hollywood e nos filmes europeus
A definição do que é ser ocidental ou oriental tornou-se nebulosa na era da globalização. A divergência é tamanha que, mesmo países como Brasil e Argentina, situados a oeste do meridiano de Greenwich, não são considerados ocidentais por muitos europeus e norte-americanos. A elaboração de uma lista de filmes “não ocidentais” é complexa devido a essas nuances. Por isso, focamos em produções iranianas, chinesas e russas, países que, aparentemente, não estão interessados em fazer parte do ocidente.
À Procura de Elly, de Asghar Farhadi (Irã, 2009)
Em um piquenique à beira-mar, um grupo de amigos se depara com o desaparecimento de Elly, a jovem que acompanhava um deles. A busca por ela se transforma em uma investigação sobre as relações e segredos do grupo.
A Separação, de Asghar Farhadi (Irã, 2011)
Um casal enfrenta um difícil processo de divórcio enquanto tenta lidar com as consequências emocionais da decisão e o impacto na vida da filha. O filme explora temas como a tradição, a religião e os papeis de gênero na sociedade iraniana.
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Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai(Hong Kong, 2000)
Chow Mo-wan, um senhor do crime melancólico, se apaixona por Li-zhen, uma mulher misteriosa com um passado sombrio. O relacionamento deles é marcado por paixão e tragédia.
Leviatã, de Andrey Zvyagintsev (Rússia, 2014)
Um homem honesto em uma pequena cidade russa se vê em uma batalha legal contra o corrupto prefeito da cidade, que tenta tomar posse de sua terra. O filme retrata a luta contra a opressão e a busca por justiça em um sistema corrompido.
Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami (Irã, 1997)
Um homem decide cometer suicídio e passa o dia vagando pelas ruas de Teerã, conversando com diferentes pessoas e buscando um significado para sua vida. O filme explora temas como a solidão, a morte e o sentido da vida.
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Stalker, de Andrei Tarkovsky (União Soviética, 1979)
Um guia clandestino leva visitantes à “Zona”, um lugar misterioso onde os desejos mais íntimos podem se tornar realidade. O filme é uma metáfora sobre a busca humana pela felicidade e o poder da imaginação.
Sem Ursos, de Jafar Panahi (Irã, 2023)
Em uma pequena aldeia iraniana, um homem simples é encarregado de cuidar de um urso preso em um poço. A tarefa o leva a questionar suas crenças e valores.
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Taxi Teerã, de de Jafar Panahi (Irã, 2015)
Uma jovem solteira dirige um táxi pelas ruas de Teerã, desafiando as normas sociais do Irã. O filme oferece um olhar sobre a vida das mulheres no país e as contradições da sociedade iraniana.
Amores Expressos, de Wong Kar-Wai (China, 2003)
O filme é composto por três histórias de amor interligadas, explorando diferentes aspectos do amor em suas diversas formas.
Adeus, Minha Concubina, de Chen Kaige (China, 1993)
A história acompanha a vida de dois artistas de ópera chineses durante a turbulenta história da China do século XX. O filme explora temas como a amizade, o amor e a identidade.
Imagem: Divulgação/MUBI
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A Cor das Romãs (1969), Rodrigoちゃん!!