Fugir da zona de conforto é sempre uma tarefa árdua. Nós sabemos que, ao fazer o que já está fundamentado, as chances de sucesso são sempre certeiras. E tudo bem, não existe mal algum em seguir o comum. Mas muitos artistas, embebedados pela gana de marcarem seus nomes nos seus campos artísticos, se opõem ao óbvio, e nos entregam obras capazes de revolucionar a forma de fazer e pensar arte. No cinema não poderia ser diferente, com um horizonte infinito de possibilidades de captação, edição e montagem, onde a narrativa pode seguir uma linearidade, ou simplesmente tomar rumos e fundamentar estruturas completamente únicas. Fique agora com 6 filmes que desafiam convenções e se tornaram referências no cinema.
Suspiria
Obra prima do diretor Dario Argento, “Suspiria” se tornou um dos pilares quando o assunto é terror, sem se limitar aos seus diversos subgêneros. O longa conta a história de uma aluna de dança, que ao chegar em uma prestigiada academia se depara com uma série de assassinatos misteriosos que a levaram em uma espiral de mistérios e medos.

O filme quase não foi lançado devido ao seu conteúdo subversivo com quantidades absurdas de sangue e cenas violentas. Mas, obviamente, para além dos elementos clássicos do gênero, Dario Argento possui uma atenção única no uso de cores e a forma como posiciona a luz em seu set de filmagem. Desafiando a convenção de que esses elementos deveriam ser verossímeis, o diretor faz com que todas as cenas sejam de uma beleza única, mesmo que nos cause espanto.
Holocausto Canibal
Fundador de um dos subgêneros mais célebres do horror, “Holocausto Canibal” foi também responsável por muitas polêmicas durante sua estreia. Sendo uma espécie de documentário, o filme mostra fitas de quatro documentaristas que se perderam na Amazônia investigando tribos indígenas.

Após sua exibição na Itália, o diretor Ruggero Deodato foi preso por acusações de obscenidade, e teve o filme apreendido. Muitos outros rumores surgiram após, por exemplo, o acusando de ter assassinado pessoas para as filmagens. O diretor foi inocentado não muito tempo depois, mas sua obra permaneceu proibida em grande parte dos países europeus. A forma de filmagem, misturando elementos do cinema documental e amador, ficou conhecido como found footage. Um dos principais representantes do subgênero é o longa “A Bruxa de Blair”.
Perfect Blue
A filmografia completa de Satoshi Kon deveria ser (e é) estudada por todos aqueles que um dia pretendem ser cineastas. Seus filmes são revolucionários, e através da animação, o diretor é capaz de criar imagens nunca antes concebidas para o audiovisual. Utilizando de todo o seu conhecimento técnico, mesclando as possibilidades que a animação proporciona, Satoshi Kon consegue imprimir com perfeição a conturbada psique de seus personagens, além de criar cenas hipnotizantes. Sendo um dos seus filmes mais célebres, “Perfect Blue” influencia até hoje grandes cineastas, como Daren Aronofsky e Christopher Nolan.

Matrix
Fortemente influenciado pelos animes e filmes japoneses de ficção científica (tal qual os filmes de Satoshi Kon), “Matrix” foi responsável por revolucionar completamente a forma de se fazer cinema. Com uma narrativa surpreendente, o longa nos entrega cenas de ação hipnotizantes, que somado aos efeitos visuais absurdos para a época, compõem essa grande obra.

O filme teve um investimento de 60 milhões de dólares, e devido aos seus efeitos especiais e seus temas filosóficos, foi uma verdadeira aposta para os produtores.
Cabra Marcado para Morrer
Antes uma ficção que teve suas filmagens interrompidas pela ditadura militar, “Cabra Marcado para Morrer” retornou suas gravações após o fim do regime. O resultado deu fruto a um dos documentários mais importantes do Brasil e um dos filmes mais influentes do mundo todo.

Eduardo Coutinho inicia, em 64, as filmagens de um filme que conta a história de vida e morte de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba que foi brutalmente assassinado em 62. 17 anos depois, Coutinho coleta relatos das ligas camponesas de Galiléia e Sapé.
O diretor e sua equipe foram contra as convenções instauradas pelo governo militar, e desafiando o poder bélico com sua arte, foram capazes de denunciar os crimes cometidos pelo governo e pela elite brasileira.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
2 Comments