Nos últimos anos, as cinebiografias de renomados astros da música têm conquistado um espaço cada vez maior na indústria cinematográfica, a ponto de serem reconhecidas nas categorias mais prestigiadas do Oscar. Nesse texto, você confere uma lista com 10 filmes que falam sobre ícones da música.
Estados Unidos vs. Billie Holiday
Na década de 50, a estrela Billie Holiday é perseguida pelo FBI por cantar uma música considerada proibida. Seus relacionamentos amorosos conturbados e seu vício em heroína fazem com que ela enfrente ainda mais problemas. Billie é interpretada de forma impecável por Andra Day, que garantiu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
Rocketman
Muito talentoso (e tímido), o pianista Reginald Dwight muda seu nome para Elton John e torna-se uma estrela da música durante os anos 1970. O ator Taron Egerton interpreta Elton John neste filme que retrata a vida do cantor, desde sua infância até a internação numa clínica de reabilitação, no começo da década de 90.
Ray
O filme conta a história de vida do gênio Ray Charles. Deficiente visual desde a infância, o músico se transformou em um grande fenômeno com seu talento imensurável. Mas o vício em drogas colocou tudo em risco.
Selena
Jennifer Lopez interpreta a jovem Selena, cantora de origem mexicana que fez muito sucesso nos anos 90, antes de sua trágica morte precoce.
Elvis
Desde sua ascensão ao estrelato, o ícone do rock Elvis Presley mantém um relacionamento complicado com seu enigmático empresário, Tom Parker, por mais de 20 anos. Austin Butler e Tom Hanks estão muito bem caracterizados neste filme que foi indicado a 8 categorias no Oscar.
Chet Baker – A Lenda do Jazz
O filme traz Ethan Hawke como Chet Baker, talentosíssimo trompetista que tenta retomar a vida pública depois de anos sofrendo com excesso de uso de drogas e suas consequências na carreira e vida pessoal.
Tim Maia
O filme aborda a vida e a trajetória musical do grande cantor e compositor Tim Maia, desde sua infância no Rio de Janeiro até a morte prematura, aos 55 anos.
Gonzaga — De Pai pra Filho
O filme “Gonzaga, de pai para filho” mostra a trajetória de Luiz Gonzaga e a relação com seu filho Gonzaguinha. É inspirado na biografia “O Rei e o Baião”, escrita por Bené Fonteles, e nas fitas com diálogos entre pai e filho durante a turnê “Vida de Viajante”.
Cazuza – O Tempo Não Para
Daniel de Oliveira interpreta Cazuza e mostra a trajetória profissional e pessoal do cantor, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, o comportamento polêmico e a decisão de manter a carreira mesmo sofrendo com a AIDS
Elis
Andréia Horta brilhantemente interpreta Elis Regina nesta biografia que mostra a vida da cantora deixando o Rio Grande do Sul rumo ao Rio de Janeiro. Com uma rápida ascensão na carreira, Elis conquista diversos fãs e se consolida como uma das maiores vozes da música brasileira. Mas durante os anos de sucesso enfrenta diversos problemas, como a perseguição da Ditadura Militar.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
os nacionais são incríveis!
Já vi 5 dos 10 filmes. Todos muito bons.