Normalmente, os filmes que abordam situações apocalípticas atraem bastante o grande público com seus efeitos especiais, ondas gigantes, ruptura de chãos, pontes e todos os outros obstáculos para sobrevivência. Por isso, resolvemos trazer algumas opções diferentes que exploram esse mesmo assunto.

1 – O Dia Depois de Amanhã

Dirigido por Roland Emmerich, “The Day After Tomorrow” (título original), traz como protagonistas, os atores Jake Gyllenhaal, Dennis Quaid, Emmy Rossum e Iam Holm. O enredo busca retratar um mundo muito afetado pelos efeitos do aquecimento global e do esfriamento global. Enquanto Jack Hall (Dennis Quaid) é um paleoclimatologista renomado e estuda as causas e consequências do aquecimento global, seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) está em Nova York para uma competição acadêmica com seus amigos. Quando as teorias de Jack sobre sobre as possíveis consequências se tornam reais, o climatologista começa uma jornada para o norte em busca de seu filho. O filme que custou cerca de 125 milhões de dólares, foi um dos filmes mais caros produzidos em Montreal, no Canadá. No entanto, teve um resultado positivo e rendeu muito lucro de bilheteria.

2 – Melancolia

O filme dinamarquês escrito e dirigido por Las von Trier une o drama, o suspense e a ficção científica e consegue como resultando, uma produção que gera uma espécie de sufocamento no telespectador. O longa retrata a vida de duas irmãs, Justine ( Kristen Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg) que já é mãe e vive com o marido John (Kiefer Sutherland). Dividido em duas partes, a primeira retrata o casamento de Justine, enquanto a segunda parte tem o foco na decadência da vida pessoal de Claire. Tudo isso acontece mergulhado em um contexto de que há um planeta que esta em rota de colisão com a Terra. Como é um filme de Las von Trier, você não verá grandes cenas de ação. O diretor utiliza a depressão de uma das personagens como metáfora para analisar o fim do mundo.

3  – O Impossível

Este talvez seja um dos filmes mais impressionantes dessa lista, já que se trata de uma história verídica. “O impossível” é uma produção de 2012, que retrata a vida de Maria Bélon e sua família, que sobreviveram à Tsunami do Índico em 2004. Maria, interpretada por Naomi Watts, seu marido Henry (Ewan McGregor) e seus três filhos, Lucas (Tom Holland), Thomas (Samuel Joslin) e Simon (Oaklee Pendergast) estavam aproveitando as férias na Tailândia, quando na manhã do dia 26 de dezembro de 2004, a felicidade de curtir uma piscina de hotel se torna um pesadelo com a chegada de uma catastrófica tsunami. A família acaba se separando, a mãe encontra somente o filho mais velho, e o pai fica com os filhos mais novos. Um história muito emocionantes que mostra o sofrimento que a população passou durantes aqueles dias.

4 – Contágio 

A produção dirigida por Steven Soderbergh conta com a presença de nomes como Matt Damon, Jude Law, Laurence Fishburne, Marion  Cottilard, Kate Winslet e Gwyneth Paltrow.  O filme conta o drama de uma sociedade que convive com um vírus letal. Como é transmissível pelo ar, pelo contato com pessoas infectadas ou por tocar em objetos contaminados, a doença se espalha rapidamente e mata em poucos dias. Enquanto, a comunidade médica mundial inicia uma desesperada procura pela cura, o pânico da população se espalha mais rápido que o vírus. Nesse ambiente, as pessoas lutam por sobrevivência em um mundo que está cada vez mais caindo aos pedaços.

As quatro opções exploram de forma totalmente diferente possibilidades de apocalipses. Desde filmes mais antigos, até mais atuais. Desde filmes que contam história reais ou com embasamento em fatos verídicos, até filmes que não tem nenhum tipo de vinculo com a realidade.


Por Manuella Neiva


Apoia-se

Show Full Content
Previous Crítica: Onde Está a Segunda?
Next Resenha: Depois de Você, de Jojo Moyes

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE