Filmes sobre saúde mental que vão te levar a refletir sobre o tema
Sendo setembro o mês que reconhecidamente fala sobre o bem estar psicológico através da campanha Setembro Amarelo, listamos cinco filmes sobre saúde mental que as histórias vão te surpreender.
Garota, Interrompida
O filme, de 1999, traz Angelina Jolie e Winona Rider nos papéis principais. Susanna Kaysen, personagem de Rider, se interna voluntariamente em um hospital psiquiátrico depois de receber o diagnóstico de Bordeline. Lá, ela conhece Lisa Rowe (Jolie) e outras garotas que foram internadas para tratar diversas enfermidades psiquiátricas. A convivência com elas a faz repensar sua vida e ver tudo sobre outra ótica.
A produção é baseada em fatos e conta a história da escritora Susana Kaysen, que fez um livro sobre sua experiência no hospital psiquiátrico e posteriormente foi adaptado para o cinema. É, sem sombra de dúvidas, um dos filmes mais cru sobre o assunto.
As Vantagens de Ser Invisível
Também baseado em um livro, “As Vantagens de Ser Invisível” conta a história do jovem adolescente Charlie, que passou um tempo internado em uma clínica psiquiátrica depois do suicídio de seu melhor amigo, e volta para a escola depois desse período. Isolado, já que nem sua irmã o acolhe na turma e nem os amigos do irmão mais velho que ganhou uma bolsa de esportes para faculdade, Charlie se vê sozinho até que dois irmãos o aceitam em sua turma de desajustados.
O filme é protagonizado por Logan Lermann, como Charlie, Emma Watson, como Sam, e Ezra Miller, como Patrick, e é dirigido por Stephen Chbosky.
Divertida Mente
Pode uma animação infantil ter em seu roteiro um tema tão profundo e, ainda assim, conversar com seu público alvo? Sem sombra de dúvidas, sim! A Pixar conseguiu um feito incrível com essa produção. Nela, acompanhamos a pequena Riley, de 11 anos. Dentro de sua cabeça conhecemos suas emoções: Tristeza, Nojo, Raiva, Medo e Alegria, que é a líder do lugar e juntos eles são os “divertidamente”. Quando Riley precisa mudar de cidade, seus sentimentos ficam confusos e a vemos enfrentar um período difícil de depressão.
O longa mostra de maneira sutil que todas as emoções humanas são importantes e devem trabalhar juntas. Enquanto elas estavam bagunçadas, Riley passava por um momento grande de apatia e frustração, sem conseguir se expressar. Foi só quando todos os “divertidamente” se organizaram que a menina pôde se abrir com os pais e contar o que estava passando.
Entre Abelhas
Produção nacional, o filme retrata a história de Bruno – um editor de filmagens de quase 30 anos que passa por uma separação conjugal e, aos poucos, vai perdendo a capacidade de enxergar as pessoas. Ele não está ficando cego, pelo contrário, sua visão está perfeita. É que aos poucos o personagem vai desenvolvendo uma depressão profunda e isso o faz mergulhar cada vez mais em seu próprio mundo. Conforme vai acontecendo, ele vai apagando as pessoas que não o ajudam.
“Entre Abelhas” traz Fábio Porchat como protagonista e ainda conta com nomes como de Irene Ravache, Giovanna Lancelotti e Marcos Vera. O filme é dirigido por Ian SBF.
Um Homem Só
Outro roteiro tupiniquim, “Um Homem Só” vem disfarçado de comédia. Ele traz a história de Arnaldo, um homem que está com problemas tanto no âmbito pessoal, com um casamento falido, quanto no profissional, com um trabalho que o deixa extremamente infeliz. Juntando um pouco de ficção científica, ele descobre uma clínica capaz de cloná-lo e pensa que essa é a solução para os seus problemas, afinal, assim ele pode ter outra vida e deixar outra pessoa no seu lugar. Só que nem tudo é tão fácil como se imagina.
A produção conta com Vladmir Brichta, Mariana Ximenes, Ingrid Guimarães e grande elenco. A direção é de Cláudia Jouvin.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.