Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

5 pontos de vista diferentes sobre a segunda guerra no cinema

A segunda guerra mundial talvez seja o conflito mais retratado no cinema até hoje, e não seria para menos já que foi um dos eventos mais impactantes da humanidade nos últimos 100 anos. E por conta disso, já foi mostrado vários pontos de vista desse período no cinema. Por isso, vamos fazer uma lista com 5 filmes sobre segunda guerra mundial que merecem ser assistidos, todos eles mostrando um aspecto dessa época.

5 – A queda: Hitler e o fim do terceiro reich (2005)

Esse filme alemão conta a história dos últimos momentos de Hitler antes de sua morte, quando o ditador alemão estava escondido em seu bunker com família e oficiais. A história começa sendo narrada pela secretária de Hitler dizendo que a guerra já está perdida e a cidade já está quase toda tomada pelos inimigos, aos poucos o enredo vai se aprofundando mais na atmosfera claustrofóbica que realmente parece não mostrar saída nenhuma para os seus personagens que assistem a figura de seu líder definhar no meio de seus delírios de superioridade mesmo quando a guerra já tem como certo seu desfecho.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Esse filme vale a pena ser visto porque: pela atuação incrível de Bruno Ganz que interpreta Hitler (que foi até indicada ao Oscar), mas também porque é um filme com uma narrativa bem íntima para com seus personagens, onde o espectador parece entrar em um cenário que te possibilite ver a figura caída da liderança nazista de uma forma que nunca antes tinha sido contada e com isso ter uma concepção nova de uma história tantas vezes já contada.

4 – A vida é bela (1997)

A fábula de Roberto Benigni é uma história de amor que consegue criar beleza onde seria impossível mostrar. O filme italiano que colocou o ator e realizador Roberto Benigni como a figura mais marcante do Oscar de seu ano é uma comédia dramática que conta a história de um pai e seu filho judeus que vão parar em um campo de concentração, onde no meio do terror o pai não quer que o filho se dê conta das atrocidades que os cercam por isso começa a inventar o enredo de fantasia com jogos e brincadeiras para mostrar que tudo aquilo é algo passageiro.

Esse filme vale a pena ser visto porque: ele reacendeu os debates da época que questionavam se existe limites para a forma de se retratar o Holocausto. Será que é válido fazer uma comédia que tente deixar essa história mais leve? O filme, sim, tenta fazer o seu público rir e se emocionar, mas deixa bem claro que essa história não é algo fácil ou leve de se contar. Mesmo que o seu protagonista seja um palhaço, ele ainda sofre para transformar uma realidade triste em brincadeiras alegres.

Advertisement. Scroll to continue reading.

3 – O pianista (2003)

O filme de Roman Polanski mostra o surgimento do “Gueto de Varsóvia” na Polônia, quando os alemães isolaram bairros inteiros onde os judeus viviam e depois de um tempo começaram a caçá-los para mandá-los até os campos de concentração.

Esse filme vale a pena ser visto porque: É uma obra que mostra um sofrimento muito particular, Polanski realmente descente de poloneses que fugiram da Segunda Guerra, perdeu sua mãe em um campo de concentração e tem até algumas cenas do filme que ele realmente testemunhou na vida real. Por conta de tudo isso da para perceber que a fuga do personagem principal, interpretado por Adrian Brody (que ganhou o oscar por esse filme), não é apenas uma história, mas realmente parece um desabafo de um artista que precisa contar um capítulo triste da história que ele viu de perto.

2 – Cartas de Iwo Jima (2007)

Clint Eastwood não quis apenas contar sobre a segunda guerra em 2007, ele quis mostrar todos os ângulos daquele momento em seus filmes e acabou fazendo isso de forma extremamente eficiente, mas foi com “Cartas de Iwo Jima” que ele acabou surpreendendo mais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O filme conta sobre a batalha no pacífico travada por americanos e japoneses só que pelo ponto de vista japonês, onde mostra os soldados percebendo sua vitória cada vez mais distante mesmo que seu senso de responsabilidade não permita reconhecer a derrota.

Esse filme vale a pena ser visto porque: Mostra Clint Eastwood na sua melhor forma, um filme falando sobre guerreiros que precisam defender a sua verdade tudo isso com fotografia, edição e roteiro perfeitamente medidos e muito bem orquestrados, sem contar o fato de que é um filme mostrando um ponto de vista muito pouco explorado no cinema americano, o do inimigo.

1 –  Resgate do soldado Ryan (1998)

Filme do Spielberg que relata a operação da tomada da Normandia, em que os aliados começaram o cerco pelo flanco ocidental para suprimir o exército nazista. Tudo isso com o enredo que conta a história de uma tropa que recebe de última hora a missão de resgatar um soldado que é o último irmão de uma série de filhos que foram todos mortos no conflito. O argumento pode até soar bem fantasioso, mas a história consegue ter um dos tons mais realistas que o diretor já conseguiu imprimir.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Esse filme vale a pena ser visto porque: É o Spielberg sendo mirabolante (no melhor sentido possível), com um senso de escala muito grande. A cena de abertura que mostra os soldados chegando na praia traz explosões e tiroteio executados de forma inédita até então, a fotografia do filme traz uma câmera bem próxima e realista, lembrando documentários e o elenco consegue entregar performances que mostram que o filme não é apenas um show de violência, mas uma história que carrega drama e conteúdo.

E aí gostou da lista? Gosta de segunda guerra? Quer outros títulos nessa lista? Então, comente, interaja com a gente que talvez a gente faça uma segunda parte dessa matéria.


Por Fernando Targino

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Tom Hanks volta à Segunda Guerra no trailer de “Greyhound” | Woo! Magazine

  2. Pingback: Três veículos militares que fizeram história na Segunda Guerra Mundial para colecionar | Woo! Magazine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Filmes

Os anos 90 foram marcados por diversos clássicos que fazem sucesso até hoje Nada melhor para alimentar nossa nostalgia do que falar de filmes...

Filmes

“Jurassic World: Domínio” ganhou novos trailers e spots, além de cartazes nos últimos dias. Dessa forma, o longa que vem para ser o maior...

Séries/TV

Depois de anos de desenvolvimento, a série “Halo” é a estreia mais assistida da Paramount +, segundo o que informou o próprio canal de...

Filmes

Steven Spielberg completa 75 anos neste sábado (18/12) e o Telecine não poderia deixar de homenagear um dos nomes mais influentes da história do cinema. A...

Advertisement