Entre banheiras de Nutella, troladas e experiências com 100 camadas de esmalte, as vezes o youtube parece ser um grande ensaio sobre o nada. Mas ele não precisa ser assim, completamente vazio de conhecimento. É possível sim debater sobre temas pertinentes, sociais, filosóficos e até espirituais em pequenas doses e com a linguagem simples que faz sucesso no Youtube. Hoje, youtubers filósofos, sociólogos, autores e pensadores em geral também estão bombando nas redes sociais e ganhando o seu espaço entre os  “digital influencers”. Canais sobre temas mais substanciais ganham cada vez mais inscritos e começam a se tornar cada vez mais numerosos. Nós separamos 7 dos melhores canais desse gênero no Youtube para você aprender, se inspirar e (porque não¿) se divertir:

Casa do Saber

A Casa do Saber é uma instituição criada em 2004 por nomes como a atriz Maria Fernanda Cândido e cientista político Luiz Felipe D’Ávila. A casa sempre teve como objetivo promover debates, cursos livres e oficinas de estudo. Hoje, a organização tem duas sedes: uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, mas seu principal meio de divulgação é o Youtube. A Casa do Saber tem um canal com mais de 496 mil inscritos e tem pequenos vídeos das palestras.

Think Olga

O Think Olga já é a principal ONG feminista do Brasil. Fundada em 2013, a organização tem como objetivo abordar temas importantes para o feminismo da forma mais simples possível. Como não poderia ser diferente, seu canal no Youtube tem mais de 17 mil inscritos e conta com algumas entrevistas e pequenos vídeos que buscam explicar pautas do movimento como a legalização do aborto e o fim do feminicídio.

Trip TV

A Trip TV é o canal do Youtube da revista Trip e TPM. Além de um preview das entrevistas e reportagens que vão sair em duas das revistas mais inteligentes do país, o canal traz conteúdo exclusivo com entrevistas exclusivas bem curtinhas com personalidades de todo o país.

TED Talks

Impossível não listar um dos canais de debate mais importantes do mundo. Para quem não sabe, o TED é uma organização mundial que promove pequenas palestras de até 20 minutos sobre todo tipo de tema desde ciências, saúde, política até psicologia e sociologia. Na versão brasileira do TED já palestraram nomes como Taís Araújo, Djamila Ribeiro, Sebastião Salgado e até o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Café Filosófico CPFL:

O Café Filosófico é um dos mais tradicionais programas da TV Cultura. Contudo, foi a internet que duplicou a sua fama. O programa convida toda semana algum autor, filósofo, sociólogo, psicólogo ou cientista político para falar sobre algum tema dentro da sua respectiva área de conhecimento. Diferente dos outros, os vídeos do Café Filosófico costumam ser bem longos, mas vale bastante a pena.

MOVA

Com mais de 533 mil inscritos o canal MOVA versa sobre espiritualidade, filosofia e psicologia de forma bem leve e simples. Além vídeos no estilo de vlogs, o canal tem trechos de palestras, reportagens e até curtas documentários produzidos pela MOVA filmes. Apesar de contar com vários nomes, o mais famoso é o da monja Coen, que está virando uma “digital influencer”

O Lugar:

No estilo do MOVA, “O Lugar” também tem vídeos sobre espiritualidade e qualidade de vida. A organização se define como uma comunidade online que busca a transformação. Entre dicas de meditação, debates sobre filosofias de vida e entrevista com psicólogos e líderes religiosos. “O Lugar” é mais que um canal, é quase uma terapia.