Apresentação no programa de Ed Sullivan deflagrou o início da Beatlemania nos EUA e no mundo
60 anos atrás hoje… O dia 9 de fevereiro de 2024 marca o aniversário de um momento histórico: a lendária aparição dos Beatles no programa The Ed Sullivan Show!
Em fevereiro de 1964, os Beatles desembarcaram na cidade de Nova York pela primeira vez, e naquela sexta-feira fatídica, eles fizeram sua estreia no programa de variedades dominical da CBS. Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr já eram bem-sucedidos em sua terra natal, a Inglaterra, com dois álbuns completos, uma trinca de sucessos nas paradas e a distinção de serem o primeiro ato pop a se apresentar diante da família real. No entanto, sua performance no programa de Sullivan os catapultou ao estrelato nos Estados Unidos e consequentemente no resto do mundo. A data marca o início da Beatlemania globalmente.
Apenas dois dias após chegar a Nova York, os Beatles subiram ao palco apresentando cinco músicas. Na época, o The Ed Sullivan Show era um dos programas mais assistidos do país, garantindo assim o lugar dos Beatles na história da música. Mas como os quatro fabulosos chegaram à América?
Os Beatles chamaram a atenção de Sullivan pela primeira vez em 1963, quando seu agente de talentos, Jack Babb, compareceu a um concerto na Inglaterra por recomendação de Peter Prichard, um agente baseado em Londres que por acaso era amigo do empresário do grupo, Brian Epstein. O interesse de Sullivan pelo grupo cresceu ainda mais meses depois, quando ele testemunhou 1.500 fãs gritando dando as boas-vindas aos Beatles de volta à Inglaterra durante uma visita casual a um aeroporto de Londres.
Quarta-feira (7) marcou o 60º aniversário daquela chegada épica ao aeroporto, que continua sendo um momento crucial na cultura pop que a sociedade ainda está tentando desvendar.
Assim que foram convidados, a notícia se espalhou rapidamente de que o ato mais quente da Inglaterra estava vindo para os Estados Unidos, e mais de 50.000 pessoas solicitaram ingressos para um local que podia acomodar apenas 700. A performance, é claro, foi um sucesso, e logo em seguida, a chamada invasão britânica do rock ‘n’ roll teve início.
No entanto, a Capitol Records, uma subsidiária americana da gravadora britânica EMI, duvidava que os Beatles pudessem emplacar nas rádios americanos e repetidamente rejeitava os singles iniciais como “Please Please Me”, “From Me to You” e “Love Me Do”.
Vestidos com ternos pretos combinando, os Beatles fizeram sua estreia no “The Sullivan Show” em 9 de fevereiro de 1964, com um conjunto de cinco músicas que eles executaram ao vivo. Eles abriram com “All My Loving”, tocaram uma versão de “Till There Was You” do musical da Broadway “The Music Man” e seguiram com “She Loves You”. Mais tarde no show, tocaram “I Saw Her Standing There” antes de encerrar com “I Want to Hold Your Hand”.
Alguns membros da plateia estavam visivelmente extasiados, lutando para conter suas emoções enquanto McCartney, Lennon e Harrison dedilhavam suas cordas e Starr martelava suas baterias Ludwig a poucos metros de distância. E ainda havia uma horda do lado de fora tentando a sorte (milagre, na verdade) de entrar.
“I Want to Hold Your Hand” foi diferente. Não havia gaita, o que os tomadores de decisão da Capitol temiam que desse às músicas anteriores dos Beatles uma sensação de blues demais para se conectar localmente.
Uma semana depois, em 16 de fevereiro, os Beatles fizeram outra apresentação ao vivo no “Sullivan”, desta vez em Miami Beach. Cerca de 70 milhões de pessoas sintonizaram para esse conjunto de seis músicas, que apresentou novas adições em “This Boy” e “From Me to You”.
A terceira aparição da banda, uma performance pré-gravada que foi ao ar em 23 de fevereiro, incluiu as estreias no “Sullivan Show” de “Twist and Shout” e “Please Please Me”.
Os Beatles conquistaram um sucesso sem precedentes que artistas britânicos anteriores não haviam alcançado. Clint Richard, um dos artistas mais vendidos do Reino Unido, teve apenas sucesso limitado nos Estados Unidos, o que justificava a falta de confiança da Capitol. Os Beatles abriu passagem para as bandas coirmãs britânicas. Oito meses após a estreia no “Sullivan Show”, os Rolling Stones fizeram sua primeira aparição no programa.
Os Beatles acumularam um total de 20 hits em primeiro lugar nos EUA, um recorde que permanece até hoje. Essa popularidade sem precedentes persistiu enquanto eles exploravam diferentes estilos musicais ao longo de seus 12 álbuns de estúdio. Canções como “Help!”, “Yesterday”, “Hey Jude” e “Come Together” demonstram sua constante evolução e versatilidade.
Aproximadamente 73 milhões de telespectadores sintonizaram para assistir aos Beatles, estabelecendo um recorde para uma transmissão de TV nos EUA. Entre eles estavam Billy Joel e Steven Van Zandt, que mais tarde falaram sobre como essa experiência influenciou suas próprias aspirações musicais.
E a música popular nunca mais foi a mesma.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.