A Cia. Fusion de Danças Urbanas, de Belo horizonte, apresentará o espetáculo “Pai Contra Mãe” no CCBB RJ nos dias 21 e 22 de janeiro, às 19h.
Inspirado no conto homônimo de Machado de Assis, o espetáculo, dirigido por Leandro Belilo, tematiza questões complexas e contemporâneas como racismo, violência, sexismo e vaidade com uma coreografia pautada em variadas linguagens do universo da cultura negra e da dança urbana.
Criada em 2002 por amigos da periferia da capital mineira que gostavam de dançar, a companhia foi tomando forma profissional a partir do interesse na pesquisa e na divulgação do mais variados aspectos de danças urbanas. “Pai Contra Mãe” é o sexto espetáculo do grupo.
Há 128 anos, com a assinatura da Lei Áurea, o regime escravocrata foi oficialmente abolido do Brasil. Comparativamente, o tempo é menor em relação ao período em que a escravidão aconteceu legalmente no país: aproximadamente 360 anos.
E, por mais que tenha se passado quase um século desde a abolição da escravatura, a soma desses anos deixou abertas feridas de difícil cicatrização, como o racismo e a violência contra a mulher, em especial a mulher negra.
Com o objetivo de lançar luz sobre estas questões, a Cia Fusion de Danças Urbanas, de Belo Horizonte, encontrou no conto “Pai Contra Mãe”, escrito por Machado de Assis em 1906 – apenas 18 anos depois da assinatura da Lei Áurea, mas que se passa ainda na década de 1860, antes, portanto, da Lei do Ventre Livre –, inspiração para o espetáculo de dança de mesmo nome. Depois de temporada de sucesso no CCBB-BH, a companhia leva o espetáculo ao Rio de Janeiro.
“A temporada de oitos dias em Belo Horizonte foi incrível e com casa cheia. Foi muito bom perceber que conseguimos de fato passar a mensagem para o publico presente, que respondeu as espetáculo de forma extremamente positiva. Foi também fundamental para o amadurecimento do trabalho, eu chega ao Rio mais maduro, mais forte e mais contundente”, afirma Leandro Belilo, diretor do grupo.
Para retratar situações tão complicadas, embora recorrentes, os bailarinos Leandro Belilo – que também assina a direção –, Aline Mathias, Augusto Guerra, Isabela Isa-Girl, Jonatas Pitucho, Silvia Kamylla e Wallison Culu (que faz assistência de direção) vão construindo as cenas a partir dos movimentos das danças urbanas, em coreografias criadas de forma colaborativa.
Durante o espetáculo, o grupo problematiza temas como o racismo, a violência, a perpetuação da pobreza e suas relações com a história do Brasil por meio das coreografias pautadas em variadas linguagens provenientes do universo da cultura negra e urbana.
SOBRE A CIA FUSION DE DANÇAS URBANAS
Criada em 2002, Em Belo Horizonte (MG), por amigos da periferia que gostavam de dançar, a companhia, que surgiu amadora, foi tomando forma profissional a partir do interesse na pesquisa e na divulgação do mais variados aspectos de danças urbanas.
Por meio da dança, a Cia Fusion busca a aproximação da cultura de rua – que até hoje é alvo de preconceitos – às outras manifestações da arte. Ao todo, a companhia tem cinco espetáculos estreados: “Som” (2009), “Matéria Prima” (2012), “Meráki” (2013), “Quando efé” (2014) e “Primeira à esquerda, e segunda à direita” (2014).
Com esses espetáculos, apresentou-se em importantes festivais, tais como como Vivadança (Salvador, BH e Vitória, 2014); Verão Arte Contemporânea (2010, 2012, 2013 e 2015); FAN (2012, 2013 e 2015); FID (2015), Virada Cultural de BH (2015), Festival de Inverno da UFMG (2013), Festival de Inverno de Itabira (2012), entre outros, circulou por 18 diferentes cidades de cinco diferentes estados brasileiros e foi assistida por mais de 10 mil espectadores.
Em 2014, a Cia Fusion foi vencedora do Prêmio Brasil Criativo na categoria Dança. No ano seguinte, a Companhia realizou a primeira edição de Festival Orbe de Danças Urbanas, e, em 2016, inaugurou sua sede, a Cafuá – Casa Fusion de Arte. A companhia foi, ainda, duas vezes vencedora do Prêmio Cena Minas, em 2012 e 2015.
Uma boa pedida para esse final de semana, não percam !! Confira em nossa agenda.
[button color=”white” size=”normal” alignment=”none” rel=”follow” openin=”newwindow” url=”https://woomagazine.com.br/pai-contra-mae-no-ccbb-rj/”]Agenda[/button]
Por André Lamare
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.