O cinema está recheado de cenas memoráveis. Gênios do audiovisual utilizam de toda sua criatividade para transmitir mensagens potentes e visuais de beleza única. O papel da fotografia é indiscutivelmente um dos mais importantes para um filme. Confira agora cinco fotografias únicas que são verdadeiras obras de arte.
A cor da romã
A carreira do diretor soviético Sergei Paranajov no cinema está marcada por fortes represálias do regime em que viveu, sendo silenciado pela agenda “realista” que as autoridades soviéticas instauraram.
Mesmo diante das fortes represálias que vieram após o sucesso internacional de seu filme “Sombras dos Ancestrais Esquecidos”, Parajanov lança “A cor da Romã”. O filme foi inspirado pela vida e obra do músico e poeta armêno Sayat-Nova, e a parceria do artista com o diretor de fotografia Suren Shakhbazyan produziu uma das mais belas fotografias do cinema mundial. Sendo até hoje considerada uma estética revolucionária e um dos pontos de virada no fazer cinematográfico, o longa de um pouco mais de uma hora narra eventos da vida do poeta e exibe cenas extravagantes com planos estáticos, fazendo uma espécie de tapeçaria entre memórias e visões que beiram o surrealismo
Paris, Texas
Um dos filmes mais cultuados da filmografia do célebre diretor Wim Wenders, o filme narra a jornada de um homem que se vê perdido no deserto sem saber quem ele é. Essa premissa dá vida a um dos mais impactantes dramas familiares do cinema americano. Quem assina a fotografia é Robby Müller, e fez diversos outros trabalhos com o diretor. Com o uso de luz e cor impressionantes, o longa nos entrega uma das cenas de impacto emocional avassaladores.
Longa Jornada Noite Adentro
Dirigido por um dos mais promissores diretores da atualidade, “Longa Jornada Noite Adentro” é um completo deleite para os amantes do cinema. O filme, entretanto, divide diversas opiniões entre os críticos por ser considerado confuso, quando a primeira metade é tida como uma coletânea de “memórias distantes”. A segunda metade do filme, entretanto, entrega um dos planos sequências mais impressionantes dos últimos tempos.
Em Chamas
Na opinião deste humilde redator, um dos melhores filmes lançados no ano de 2018. “Em Chamas” conta a história de Jong-Soo, um jovem coreano que reencontra por acaso Hae-mi uma amiga de longa data. Os dois se reaproximam, e a jovem precisa fazer uma viagem ao exterior e pede que Jong-Soo cuide de seu gato. Ao retornar, ela está acompanhada de Ben,um homem misterioso com hobbies peculiares.
Dirigido por Lee Chang-Dong, “Em Chamas” possui cenas absurdamente lindas, além de diversos outros aspectos técnicos de excelência.
Sonhos
Não poderia deixar de fora um dos maiores gênios da sétima arte. Akira Kurosawa, em 1990, lança uma das obras mais belas de sua filmografia, o que não é nada fácil tendo em vista que o cineasta foi responsável por “Trono Manchado de Sangue”, “Ikiru”; “Ran”, e claro, “Os Sete Samurais”. Decidi por escolher “Sonhos” entre tantas outras de suas obras por sua estrutura e proposta.
Composto por oito curtas, o longa forma uma antologia. Todos os filmes são espécies de pequenos contos que exploram de forma única a criatividade artística de Akira Kurosawa. (O meu conto favorito entre os oito é “O vilarejo dos moinhos”)
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.