Autora foi entrevistada por Taís Araújo na noite desta sexta-feira, 13, na Bienal do Livro
Nem mesmo os problemas técnicos com a tradução desanimaram o grande público que se espremeu para ver Chimamanda Ngozi Adichie na Bienal do Livro Rio 2025. A autora é uma das mais influentes da atualidade, e foi entrevistada pela também influente atriz Taís Araújo. O encontro só não foi melhor pois iniciou com um grande atraso, e a tradução improvisada acabou quebrando um pouco o ritmo da conversa.
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Emocionada, Chimamanda falou sobre temas que permeiam sua obras, especialmente seu mais recente romance “A Contagem dos Sonhos” (Cia das Letras). A escritora nigeriana pensou seguir os passos a irmã, que é médica, mas largou a medicina para estudar Comunicação e Ciência Política, posteriormente se tornando Mestre de Artes em Estudos Africanos, pela prestigiada Universidade de Yale. Ainda que tenha se tornado uma estrela pop dos livros, a escritora rejeita o título ao afirmar que “Escrever é uma necessidade. Não acho que é uma carreira, mas uma vocação”. E completou dizendo que se não houvesse público, não estaria mais escrevendo.
Sobre o livro “A Contagem dos Sonhos”, Chimamanda contou que se inspirou em uma história real para compor uma de suas personagens, Kadiatou, uma camareira que sofreu violência sexual de um homem na França. Na obra, ela conta a história de quatro mulheres que saíram da África Ocidental para viver nos Estados Unidos. Para a autora, ler um livro de ficção é uma oportunidade para vivenciar experiências distantes de você, ou, em suas palavras, “fora do próprio umbigo“.
Taís encerrou o encontro com um relato pessoal, ao falar que o livro transformou profundamente sua irmã. A fala de Taís emocionou a escritora, que afirmou escrever por gostar de ser lida, e que é sempre importante saber “o quanto meu trabalho é importante para elas“. Além da Bienal, Chimamanda Ngozi Adichie estará no Festival LED, no Museu do Amanhã, nesta sábado, 14.
Imagem Destacada: Divulgação/Chimamanda Adichie (via Instagram/Fotografia: Francesca Mantovani © @editions_gallimard)
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