Há alguns meses, os atores e roteiristas de Hollywood entraram no que pode ser a maior greve da indústria e isso fez com que diversos filmes fossem adiados. Os profissionais representados pelo Sindicato de Atores (SAG – AFTRA) e Sindicato de Roteiristas (WGA) anunciaram a paralisação de seus trabalhos: os roteiristas em maio e os atores em junho.
Entre os motivos da greve, os atores pedem revisão de ganhos residuais por streaming, aumento de salários, regulamentação de uso de Inteligência Artificial, limitação de testes de elenco pré-gravados, aumento de pensões e planos de saúde, atualização de períodos de contrato e outros tópicos de contrato.
Um dos principais pontos das reivindicações está no debate acerca do uso de Inteligência Artificial na produção de obras audiovisuais. Atualmente, há pouca regulamentação em torno do que o estúdio pode fazer com a imagem dos atores através das novas ferramentas. Esse ponto impacta tanto os atores principais quanto os figurantes, que podem gravar um dia de cenas e tê-las replicadas por anos. Além disso, o trabalho dos roteiristas se encontra ameaçado a partir do momento em que a Inteligência Artificial promete criar textos.
Nesse cenário de paralisação, os artistas ficam impedidos de participar de campanhas de divulgação acerca de suas obras. Com isso, muitas distribuidoras consideraram a estratégia de adiamento para não atrapalhar a bilheteria dos filmes.
Confira uma lista com cinco filmes que tiveram sua estreia adiada:
Duna: Parte 2
A sequência do sucesso de 2021 estava com estreia marcada para 2 de novembro deste ano e foi adiada para 14 de março de 2024. A Warner Bros., distribuidora do filme, anunciou no último mês que tomou a atitude devido às paralisações causadas pela greve dos roteiristas e dos atores.
Challengers
O filme estrelado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor estava previsto para chegar às telonas no dia 15 de setembro. O diretor Luca Guadagnino e a distribuidora Sony Pictures decidiram adiar o lançamento para 26 de abril de 2024.
G20
Viola Davis, que protagoniza o filme no papel da presidente americana Taylor Sutton, interrompeu as gravações. Em entrevista ao Deadline, a atriz afirmou: “Eu amo este filme, mas não acho que seria apropriado que a produção avançasse durante a greve”.
Homem-Aranha: Além do Universo Aranha
Depois do sucesso de bilheteria da primeira parte no início deste ano, a sequência estava programada para 29 de março de 2024. O filme foi adiado mas ainda não tem previsão de lançamento.
Deadpool 3
O retorno de Deadpool aos cinemas também foi adiado devido a uma pausa nas filmagens. O terceiro longa da franquia estava programado para ser lançado no dia 3 de maio de 2024.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Quero homem aranha e deadpool