“Sentença de Vida” estreia temporada itinerante e gratuita na lendária Turma OK, no Centro do Rio
Quatro décadas depois dos primeiros casos de AIDS registrados no mundo, o seu diagnóstico ainda é recebido com estigmas. Apostando no humor para entender as bases desse preconceito e ressignificar a vida com HIV, a comédia “Sentença de Vida” estreia temporada itinerante e gratuita no dia 7 de abril, sexta-feira, às 20h, na lendária Turma OK, primeira casa noturna LGBTQIAP+ de que se tem registro na história do país, no Centro do Rio de Janeiro. A direção é do aclamado Gilberto Gawronski, que também divide o palco com as premiadas Clarisse Derzié Luz e a Drag Queen Suzy Brasil.
Leia também: Mês Do Orgulho LGBTQIA+: HBO indica filmes e séries sobre inclusão e diversidade
A montagem inédita acompanha a jornada da médica infectologista Marcia Rachid, símbolo no tratamento da AIDS/HIV no Brasil, se baseando em seu livro homônimo, que descreve como foi viver, ao longo de mais de trinta anos, o impacto e os desdobramentos causados pela epidemia. A doutora é uma das fundadoras do Grupo Pela Vidda, um dos mais atuantes no país dedicado à valorização, integração e dignidade das pessoas que vivem com a doença.

O espetáculo explora o poder de ressignificação do teatro, contaminando o espectador de esperanças e de forças para transpor seus obstáculos. Isto se desenvolve a partir da vivência da Marcia e dos episódios narrados por ela, que são histórias carregadas de sonhos, e que vão muito além de apenas resgatar o medo e o preconceito associados à epidemia.
Na elaboração desenvolvida por Gawronski, a encenação, mergulhada na estética de cultura Queer, se entrelaça a um roteiro dividido em quadros, que remete ao do teatro de revista. E os contos selecionados da obra de Marcia servem como fio condutor e ligação para a apresentação de textos curtos de dramaturgia de prevenção criados por Aderbal Freire-Filho (“Aquela Mina”), Emmanuel Nogueira (“O Diário de Nabucodonosor”), Flávio Marinho (“O Nosso Amor a Gente Inventa”) e Tim Rescala (“Os Acrobatas do Sexo”). Eles integram a publicação “AIDS E TEATRO”, organizado por Daniel Sousa e Marta Porto com prefácio de Dráuzio Varela.
De acordo com o diretor do espetáculo, estamos diante de outra perspectiva em comparação a montagens como “Philadelfia” e “Angels in America”. Mas mesmo com alguma mudança, muitos ainda associam a AIDS ao comportamento promíscuo, o que talvez ainda dificulte maiores investimentos em pesquisa para a sua cura. Por outro lado, e ainda assim, várias pessoas alcançaram um lugar de vida, buscando viver com qualidade de vida, prevenção e cuidado. Por essa razão, o diretor escolheu a data da estreia no período da Páscoa, pelo simbolismo do renascimento.
Próximas apresentações
A programação vai passar pelas Arenas Cariocas Chacrinha, em Pedra de Guaratiba (dia 12, quarta-feira, às 20h), Fernando Torres, em Madureira (dia 14, sexta, às 19h), Jovelina Pérola Negra, na Pavuna (dia 19, quarta, às 19h), e Dicró, na Penha (dia 28, sexta, às 19h).
Cada apresentação terá, ao final, um debate com o público, os artistas e a Doutora Marcia Rachid. Além disso, será disponibilizado durante o evento um posto de testagem rápida, em parceria com o Grupo Pela Vidda, e material informativo sobre locais ou meios onde e como as pessoas podem fazer a testagem para diagnóstico do HIV.
Sobre Marcia Rachid
Marcia Rachid é médica formada em 1982 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Comitê Técnico Assessor para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde. Coordenadora da Câmara Técnica de Aids do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ). Ela é cofundadora do Grupo Pela Vidda.
Serviço
Temporada – De 7 a 28 de abril
Estreia – Turma OK: Sexta-feira, 7 de abril, às 20h
Endereço – Rua dos Inválidos, 39, Centro.
Entrada: gratuita
Duração: 60 minutos
Classificação etária – 14 anos
Programação
- Dia 12, quarta-feira, às 20h: Arena Carioca Chacrinha – R. Sd. Elizeu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba
- Dia 14, sexta-feira, às 19h: Arena Carioca Fernando Torres – R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira
- Dia 19, quarta, às 19h: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/n – Pavuna
- Dia 28, sexta, às 19h – Arena Carioca Dicró – Av. Brás de Pina, s.n, Parque Ary Barroso. Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo.


Sem comentários! Seja o primeiro.