A ideia de que jogar videogames era uma atividade restrita ao público masculino perdurou por muito tempo. Entretanto, hoje em dia sabe-se que isso não é verdade. No Brasil, as mulheres são 52,6% dos gamers, segundo a pesquisa do Sioux Group e da Game Lab.
É evidente que jogos de videogames possuem majoritariamente protagonistas masculinos, mas isso vem mudando nos últimos tempos. Pensando nisso, segue abaixo uma lista com jogos excelentes que possuem mulheres como protagonistas:
1. Tales of Berseria (PS3/PS4/Steam)
A “Tales of” é uma franquia de JRPG (Japanese Role Playing Game) que conta com muitas personagens femininas em seus jogos, embora os títulos tenham sido protagonizados por homens em sua maioria. Foi apenas em 2016, com o lançamento do Tales of Berseria, que a franquia ganhou a sua primeira protagonista mulher: Velvet Crowe.
Em “Tales of Berseria”, a história se passa no Império Sagrado de Midgand. Neste lugar existe uma terrível praga conhecida como daemonblight, que faz com que as pessoas infectadas percam a sua humanidade e se transformem em demônios.
Para combater essas criaturas, existe uma organização teocrática chamada Abadia. Composta por soldados exorcistas, esse grupo possui uma grande influência nos assuntos políticos e religiosos do Império.
Velvet é uma jovem de 16 anos que vive junto com seu irmão mais novo Laphicet em um pequeno vilarejo chamado Aball. Alguns anos antes, quando a daemonblight tomou conta dos aldeões, ambos foram salvos pelo cunhado Artorius Collbrande. Ele tinha um relacionamento com a irmã mais velha de Velvet, que faleceu por conta da praga.
Leia Também: Crítica - Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Mas aquela não seria a última vez que a daemonblight atingiria Aball. Mais uma vez, a praga retorna ao seu vilarejo e Velvet se desespera ao perceber que seu irmão e seu cunhado desapareceram durante o ataque dos demônios. O que ela não esperava é que sua vida mudaria para sempre por conta de uma grande traição que acontece naquela noite. Confira abaixo o trailer do jogo:
2. Horizon: Zero Dawn (PS4)
“Horizon: Zero Dawn” foi um dos jogos mais bem-sucedidos do PS4. Lançado em 2017, o jogo tem como protagonista a guerreira Aloy.
O jogo é situado mil anos no futuro, onde máquinas e criaturas robotizadas comandam a Terra. Aloy nasceu em uma tribo chamada Nora, porém foi exilada assim que nasceu. Sendo uma menina órfã, ela foi adotada por Rost, um homem exilado assim como ela.
Aloy cresceu sem saber nada a respeito da sua origem. Por conta disso, ela resolve passar pelo ritual de aprovação dos Nora. O vencedor tem direito de fazer qualquer pergunta às matriarcas da tribo, além de ter seu exilamento encerrado. Visando saber quem é a sua mãe, Aloy começa um intenso treinamento para ser aprovada no ritual. Confira o trailer:
3. The Walking Dead: Michonne (PS3/PS4/Xbox 360/Xbox One/PC/Mobile)
Aqueles que assistiram a série de televisão “The Walking Dead” certamente já estão familiarizados com a personagem Michonne. Sendo tão popular entre os fãs, ela ganhou um jogo próprio produzido pela Telltale.
O título foi definido como uma minissérie e é composto por três episódios. The Walking Dead: Michonne vai mostrar o que aconteceu com a personagem durante as edições 126 a 139 das HQs da franquia, quando estava separada do grupo de Rick Grimes.
A história de Michonne é um pouco mais explorada no jogo. Por meio de flashbacks e alucinações, é revelado que a personagem possui feridas profundas por conta da misteriosa morte de suas filhas.
Além de enfrentar as dores de seu passado, Michonne terá que lutar para sobreviver em uma aventura no apocalipse zumbi. Tal como em outros jogos da Telltale Games, o jogador terá que tomar decisões difíceis que vão influenciar diretamente na narrativa do jogo. Dá só uma olhada no trailer:
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.