No mundo da moda, poucos nomes são tão reverenciados e lendários quanto o de Cristobal Balenciaga. O renomado estilista espanhol deixou um legado e desafiou os paradigmas da indústria redefinindo o conceito de elegância.
Uma minissérie biográfica produzida pela Disney+ e disponível na Star+ conta a história de vida e de carreira deste estilista de personalidade ímpar.
Confira mais detalhes:
A série, que tem produção espanhola, acompanha a vida e a carreira do estilista Cristobal Balenciaga durante 30 anos na cidade de Paris e tem 6 episódios, dirigidos por Aitor Arregi, Jon Garaño e Jose Mari Goenaga.
Um ponto alto da obra, que difere esta de outras séries biográficas, é a escolha dos roteiristas em contar a história focando no trabalho e no olhar de Cristobal e não focar em sua vida pessoal, polêmicas, relacionamentos, etc, como é comum em muitos outros casos.
A narrativa consegue passar pela carreira, vida pessoal e contexto histórico-político, unindo todos estes elementos com maestria e criatividade.
A série é narrada pelo próprio personagem de Balenciaga, interpretado por Alberto San Juan, a partir de relatos à jornalista Prudence Glynn (Gemma Whelan), editora de moda do jornal britânico The Times.
Figurino
Entrando na parte técnica, a produção da série precisou trabalhar bastante para fazer jus aos figurinos e ambientação. A profissional responsável por todos os figurinos foi a talentosíssima Bina Daigeler. Bina já foi indicada ao Oscar por “Mulan”, foi responsável pelos figurinos da série “Narcos” e é parceira de trabalho de Cate Blanchett. Apesar de ter um extenso currículo, recriar peças de alta-costura feitas por Cristóbal Balenciaga não foi fácil.
Além do desafio já ser enorme, ainda foi correndo contra o relógio. Daigeler recebeu a proposta em janeiro de 2022, com o início das filmagens marcado para março. Todos os figurinos da série são recriados, nenhum é original.
Cristobal Balenciaga
Cristobal Balenciaga nasceu em uma pequena cidade na Espanha em 1895, e desde cedo demonstrou um talento incomum para a costura. Sua paixão pela moda o levou a Paris, o epicentro do mundo fashion, onde ele rapidamente se destacou como um dos designers mais inovadores de sua geração.
Balenciaga sempre foi muito reservado e deu apenas 2 entrevistas durante a vida. Além disso, não costumava fazer presença em festas e não gostava de falar com ninguém depois dos desfiles. Ele era totalmente o que chamamos hoje em dia de “low profile”.
Mas sua visão única e inovadora fez com que ele se tornasse referência e até hoje, 52 anos após a sua morte, ainda faça diferença no mundo da moda.
À medida que mergulhamos na história de Cristobal Balenciaga, somos lembrados não apenas de sua genialidade como estilista, mas também de seu legado duradouro como um dos grandes visionários da moda. Sua história é uma celebração da criatividade, da coragem e da determinação.
A série está disponível no streaming Star+
Leia também: Avatar | 8 diferenças da animação com a adaptação da Netflix
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.