Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): Apesar da Noite

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
6 de abril de 2017 3 Mins Read

knc5vioffE11cUsL7TcBYPywdIiO cinema francês é conhecido por fugir de padrões, já que é de lá que surgiram escolas como a Nouvelle Vague, que formou cineastas do porte de Jean-Luc Godard. A Nouvelle Vague tinha como proposta um cinema puro, sem as amarras da literatura; os filmes eram recortes sobre personagens comuns, que dialogavam sobre a existência em seus apartamentos burgueses. Posteriormente, o próprio Godard abandonou esse tipo de cinema e partiu para um estilo mais experimental. Seus filmes atuais parecem espécies de vídeos arte, que usam a capacidade sensorial dos espectadores para expor suas mensagens.

Este “Apesar da Noite” meio que une momentos de Nouvelle Vague, com o novo cinema de Godard. A história é sobre um amor melancólico, que começa quando o jovem Lens retorna à Paris para tentar encontrar seu verdadeiro amor, Madeleine. Em sua busca, ele é absorvido pelo submundo escuro e cruel da cidade. A direção transforma o filme em uma obra abstrata, com a mistura de diálogos e situações comuns e momentos que parecem tirados de pesadelos. Todos buscam no sexo ou na violência cobrir o buraco de um passado trágico. A vida já não se sustenta, passa a ser um fardo para aquelas pessoas. Amores não correspondidos também são motivos para vingança.

Há constantes fade outs que representam o fechar de cortinas, como a transição entre uma cena e outra no teatro, o que complementa as atuações e situações claramente teatrais. Os personagens recitam os diálogos como se fossem um poema filmado, no entanto, apesar de toda a intenção do roteiro em mostrar emoção, o filme é vazio em sua essência.

517857.jpg r 1280 720 f jpg q x

A Câmera do diretor Philippe Grandrieux está sempre junta aos atores, trazendo a sensação de intimidade mas também de intimidação, como se algum daqueles seres estivessem prestes a atacar o espectador. Em alguns momentos, a iluminação estourada transformam os amantes centrais da trama Lenz e Hélène em seres angelicais jogados no mundo animal dos humanos. O diretor tenta chocar com cenas de sexo e violência explícita, talvez usando como referência Gaspar Noé, mas acaba por executar apenas imitações e não algo impactante de verdade.

O destaque do filme é o seu elenco, principalmente a maravilhosa atriz grega Ariane Labed (O Lagosta). A sua Hélène é puro sofrimento, com suas expressões marcantes, indo da dor ao prazer em momentos de sodomia e escravidão com seus inúmeros parceiros sexuais. Já Kristian Marr traz um Lenz que age como um homem apaixonado, mas se mostra confuso em seus sentimentos ao se relacionar com outras mulheres. A busca de Lenz por uma representação da mãe já falecida é evidenciado por flashbacks ou mesmo por fotos inseridas em algumas cenas. O roteiro faz um paralelo entre o amor que Lenz sente por Hélène com o sentimento maternal que lhe faz falta, assim como a busca de Hélène por um substituto para seu filho também morto em um passado próximo, deixando no ar uma ideia clara de incesto. A perversidade é extrapolada do meio ao final do longa, com uma sequencia sanguinária nos últimos minutos.

Delongando-se por mais de duas horas e meia, “Apesar da Noite” talvez fosse melhor se durasse menos, pois, da maneira como foi montado, passa aquela sensação de enfado que todos os filmes tentam não demonstrar. Voltado para cinéfilos, com certeza não agradará o público em geral.

Reader Rating0 Votes
0
6

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

ArteCinemaDramaEstreia

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

cover
Anterior

Artista Thiago Rosinhole e sua Toyart ganham exposição

17819952 1395005743900021 1867397977 o
Próximo

Crítica: Eu (quase) morri afogada várias vezes

Próximo
17819952 1395005743900021 1867397977 o
6 de abril de 2017

Crítica: Eu (quase) morri afogada várias vezes

Anterior
6 de abril de 2017

Artista Thiago Rosinhole e sua Toyart ganham exposição

cover

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    This & That Stray Kids photoshoot 1
    THIS & THAT | Novo Lançamento do Stray Kids Conversa com a Cultura Geek
    Mariana Centurion
    the elder scrolls vi sentinel bethesda 3
    The Elder Scrolls VI: “Sentinel” Pode Ser o Nome do Próximo Capítulo e as Novas Pistas Mudam Tudo
    Luís Gustavo Dias
    Denzel Washington 02 The Hurricane
    Denzel Washington Tem Clássico Do Boxe Com Data Para Sair Da Netflix
    Gabriel Fernandes
    Erick Vitória x Botafogo
    Vitória X Botafogo | Onde Assistir, Horário E Prováveis Escalações Pelo Brasileirão
    Gabriel Fernandes
    Thiago Mendes Vasco
    Vasco X Santos | Onde Assistir, Horário E Prováveis Escalações Pelo Brasileirão
    Gabriel Fernandes

    Posts Relacionados

    Denzel Washington 02 The Hurricane

    Denzel Washington Tem Clássico Do Boxe Com Data Para Sair Da Netflix

    Gabriel Fernandes
    16 de agosto de 2026
    Elizabeth Não Deseje Boa Sorte

    “Não Deseje Boa Sorte” Emociona Ao Transformar O Sonho De Uma Adolescente Em Uma Dolorosa História Familiar

    Gabriel Fernandes
    16 de agosto de 2026
    Doutor Destino

    Doutor Destino Ergue Exército de Sentinelas em Trailer Explosivo na D23

    Rodrigo Chinchio
    15 de agosto de 2026
    X-men

    Bombástico! Marvel Confirma Elenco de X-Men na D23

    Rodrigo Chinchio
    15 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx