Connect with us

Hi, what are you looking for?

Crítica

Crítica: A Garota Desconhecida

É normal que no “calor das emoções” muitas pessoas “percam a cabeça” e fujam de suas responsabilidades, sem perceber que podem estar prejudicando alguém de alguma forma. O não pensar ou se preocupar com o próximo se tornou cada vez mais comum dentro da chamada sociedade. O individualismo reina e só então quando ocorre algo mais grave que pode-se encontrar alguma mobilização.

Em “A Garota Desconhecida”, os irmãos  Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, vencedores de duas Palmas de Ouro por Rosetta (1999) e A Criança (2005), constroem de forma simples, uma reflexão em cima da temática de se preocupar com o o outro, mesmo sem o conhecer.

O drama se desenrola após a atenciosa médica Jenny (Adele Haenel), ficar sensibilizada ao ser informada pela polícia sobre o falecimento de uma jovem que procurou sua clínica, mas não conseguiu ajuda por ter chegado uma hora após o horário de encerramento, fazendo com que a médica após um desentendimento com seu estagiário, não abrisse a porta. Se sentindo culpada, a médica passa a realizar uma investigação pessoal para descobrir a identidade da jovem e o que ou quem ocasionou sua morte.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Com uma montagem bem naturalista, sem nenhuma trilha sonora (o filme é bem silencioso), uma fotografia clara, bastante clean, um figurino super simples e despojado, o filme foca mesmo na narrativa, sem chamar atenção para os componentes estéticos.

O papel principal foi bem representado por Adele Haenel, que conseguiu passar a doçura e preocupação da médica com seus pacientes, a culpa após a morte da jovem e a determinação para desvendar o ocorrido, mesmo não sabendo o que iria encontrar. Já alguns personagens ficaram perdidos na história, sem ser bem explorados, como o caso do estagiário Brian (Jérémie Renier) que apenas deixa rastros pelo longa, mas não se destaca em momento algum, apesar das diversas procuras da médica pelo companheiro de trabalho.

Com um misto de suspense e drama, o longa se torna interessante a medida que a médica vai juntando as pistas sobre o ocorrido, mas a solução final poderia ser melhor.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“A Garota Desconhecida” foi exibido no Festival de Cannes 2016, onde recebeu diversas críticas, chegando a ser vaiado durante a apresentação mas, mesmo assim, não fez seus criadores desacreditarem do longa.

A Previsão de estréia nos cinemas brasileiros é dia 9 de fevereiro.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Por Bruna Tinoco

Reader Rating0 Votes
0
7
Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Crítica

Antes da estreia, “Mulher-Maravilha” (de 2017) era um filme recheado de desconfianças. Despois do Universo Estendido da DC  (DCEU) ter fracassado, aquele longa chegava...

Filmes

Durante a CCXP Worlds houve painéis sobre séries de TV, quadrinhos, novelas e cinema. Especificamente falando dos filmes, todos os dias algum ator ou...

Filmes

Após sua reabertura, o tradicional e amado cinema paulistano, Petra Belas Artes, está passando por dificuldades para se manter funcionando devido à falta de...

Advertisement