Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: A Promessa

Avatar de Luísa Lacombe
Luísa Lacombe
7 de maio de 2017 3 Mins Read
Capítulo ignorado na história, extermínio do povo armênio ganha retrato em forma de épico

18033475 1681881398772934 2754785174461434101 nConsiderado o primeiro do séc. XX, o genocídio armênio – ocorrido em 1915 – é até hoje tratado como “Guerra Civil” pela Turquia, sua principal responsável. Ao contrário de outros massacres igualmente ignorados, este chega aos cinemas no dia 11 de maio no filme “A Promessa”, de Terry George.

A trama parte da história de Mikael Boghosian(Oscar Isaac), boticário armênio que sai de sua aldeia natal para estudar medicina em Constantinopla, usando o dote recebido em seu casamento para custear os estudos.

Na capital,  Mikael se envolve com a artista franco-armênia Ana Khesarian (Charlotte Le Bon), comprometida com Christopher Myers, repórter da Associated Press. A situação se complica com o inicio da Primeira Guerra Mundial e do extermínio sistemático da população armênia pela Turquia.

Assim como em “Hotel Ruanda” – longa anterior de George sobre o massacre da minorias tutsi em Ruanda, nos anos 90 – “A Promessa” é construído a partir dos olhos de seu trio de protagonistas – com enfoque em Mikael. E do mesmo modo que em “Hotel Ruanda”, os dramas particulares não sufocam o verdadeiro drama humano em questão.

O desejo de se abordar o genocídio já é antigo em Hollywood. Mas por diversas razões – entre elas, evitar o conflito com o governo turco – vários projetos foram engavetados. Financiado pelo já falecido empresário Kirk Kerkorian (de origem Armênia), o longa-metragem em questão, enfim, concretiza essa empreitada.

Sendo assim, não é a toa que “A Promessa” assume ares de um épico. Somos conduzidos numa jornada inicialmente romântica, que não demora para se transformar em miséria. A fotografia e a trilha sonora estonteantes, acompanham o aspirante a médico desde sua vida na região rural, até Constantinopla – então capital do Império Otomano, além de um centro econômico e cultural -, a prisão e a resistência.

411642.jpg r 1920 1080 f jpg q xTodos esses aspectos são pensados para fascinar a platéia e reforçar o impacto do massacre e suas perdas humanas e culturais. Embora alguns momentos soem excessivamente melodramáticos, o conjunto funciona, e consegue de fato cativar quem assiste.

Alguns dos acontecimentos e diálogos soam um tanto forçados (a sequência com o embaixador dos EUA, por exemplo, é bastante ingênua, mas nada diferente do esperado por um longa de produção estadunidense). O roteiro, entretanto, mantém o foco em sua premissa e consegue desenvolver personagens interessantes.

O elenco, de uma forma geral, trabalha muito bem e passa credibilidade. O grande destaque vai para Isaac, que tem provado cada vez mais sua versatilidade e ganhado um merecido reconhecimento. Mas tanto Bale quando Le Bon abraçam a jornada de seus personagens e entregam o prometido. Em um filme com uma mensagem tão forte, esse tipo de comprometimento é fundamental.

Do roteiro, outro ponto a ser destacado é a clareza com que desenrola o aspecto histórico. Para os leigos – que provavelmente não serão poucos – fica claro o contexto da época e o desenrolar dos fatos. Embora o início e o fim do longa soem um tanto didáticos, com vinhetas e uma narração em off desnecessária, essa característica não se mantém no decorrer do filme, e este não sai prejudicado.

Mesmo caindo em alguns maneirismos do cinema hollywoodiano, “A Promessa” passa longe dos dramalhões de época vazios. Talvez acabe soando um tanto prepotente em seu objetivo. Porém, é um filme mais do que necessário, já que episódios como este continuam sendo ignorados, e a postura imperialista de grandes potências não mudaram muito nos últimos cem anos (vale lembrar que, apenas 24 anos depois, a Alemanha nazista criou os campos de concentração para judeus e outras minorias).

Um filme não é capaz de reverter o genocídio de um povo ou impedir que outros aconteçam. Mas ao menos, fica como lembrete.

https://www.youtube.com/watch?v=U3ZwKVnpah4

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Christian BaleOscar Isaac

Compartilhar artigo

Avatar de Luísa Lacombe
Me siga Escrito por

Luísa Lacombe

Sua formação é em cinema, e os interesses incluem televisão e quadrinhos. Nas horas vagas, faz tirinhas.

Outros Artigos

18339006 1900962926814465 1057395057 o
Anterior

“Dear white people” e as vozes negras

WP04
Próximo

Tom sobre Tom: A arte de aparecer e desaparecer

Próximo
WP04
7 de maio de 2017

Tom sobre Tom: A arte de aparecer e desaparecer

Anterior
6 de maio de 2017

“Dear white people” e as vozes negras

18339006 1900962926814465 1057395057 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Michael, Susan, Jon, da montagem brasileira da peça "Tick, Tick, Boom!". Foto em apresentação.
    tick, tick… BOOM! | Montagem Brasileira Não Deixa Devendo em Nada ao Sucesso da Broadway
    Thiago Sardenberg
    Palco Skyline
    The Town 2025 | Saiu o Guia Geral do Evento
    Amanda Moura
    Mega Victreebel em seu trailer de anúncio em "Pokémon Legends: Z-A".
    Pokémon Legends Z-A | Trailer Revela Mega Victreebel
    Hugo Santiago
    Conrad, de costas, virado à Belly, em 'O Verão Que Mudou Minha Vida', adaptação em série da Prime Video. Ela segura girassóis em uma floricultura.
    O Verão Que Mudou Minha Vida | Série da Prime Video Conquista Jovens ao Redor do Mundo
    Joanna Colaço
    Ringo, Paul, George, John, da esquerda para a direita, em foto preto e branco dos Beatles. Imagem usada no site oficial para o anúncio do "The Beatles Anthology 4".
    Beatles Anthology Ganha Versão 2025 com Material Inédito e Remasterizado
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Colin Farrell como Lord Doyle, em um cassino, no filme "A Balada de um Jogador".

    A Balada de Um Jogador | Colin Farrell Aposta Tudo em Novo Filme do Diretor de “Conclave” e “Nada de Novo No Front”

    Roberto Rezende
    20 de agosto de 2025
    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.

    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim

    Pedro Mesquita
    13 de agosto de 2025
    Irmãos de "Faz de conta que é Paris" (2024) de braços dados com o pai fingindo estarem em uma viagem a Paris em um trailer. Estamos diante de uma paisagem campestre.

    Faz De Conta Que é Paris | O Afeto a Partir de Falta Dele

    Roberto Rezende
    13 de agosto de 2025
    Crianças em sala de aula em "A Hora do Mal", de cabeça para baixo. Um garoto, ao fundo, é o único de cabeça erguida, com um sorriso desconcertante e maquiagem à Coringa.

    A Hora do Mal | O Maior Terror É O Desconhecido

    Roberto Rezende
    12 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon