Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Além do Homem

Avatar de Mauro Machado
Mauro Machado
25 de junho de 2018 3 Mins Read

Além do Homem 1Poucas tarefas poderiam ser mais complexas que entender a identidade nacional brasileira, ou ao menos saber qual ela seria, afinal. São muitos os trabalhos acadêmicos, das mais diversas áreas, que pretendem elaborar teses acerca do tema, e também são numerosas as obras de arte dentro do assunto. Por consequência, é de fina ironia que estejamos longe de atingir tal concepção com plenitude, o que só colabora para dimensionarmos a densidade dessa discussão. Como exemplo, se o tema do antropofagismo e a relação do Brasil com o estrangeiro nos remete a Semana de Arte Moderna de 1922, não seria possível afirmar que é um debate ultrapassado. “Além do Homem” estreia, em 2018, querendo ser mais um filme que se insere nessa problemática, com suas próprias características e posicionamentos.

Dessa forma, é inegável que se trata de uma produção com fortes ambições. Ainda que ela não se proponha a revolucionar o pensamento social brasileiro, e nem ao menos parece tentar fazer coisa parecida, as chances de que o longa acabasse se perdendo ou que o produto final saísse com pouca qualidade eram grandes. De fato, ainda que não seja um desastre completo, “Além do Homem” possui sérios problemas e carrega um número reduzido de qualidades. O problema primordial dessa questão é, provavelmente, ele não saber o que quer ser enquanto obra coesa de arte que deveria. Não sabemos se é um conto, uma fábula, uma comédia ou até um mistério em muitos pontos da projeção. A princípio, isso pode ser contornado se houver talento e meticulosidade por parte dos realizadores, coisa que não é vista por aqui. O tom sempre parece incongruente e o público fica sem saber muito para onde a trama anda, e mais complicado que isso, como ela se desenrola. Ser imprevisível não é demérito, e sim ser confuso, com falta de coerência.

Além do Homem 7

Confuso é um adjetivo que define bem o que acontece no decorrer da obra. Na jornada do protagonista, brasileiro que mora na França e que volta ao Brasil por curto período, aparecem inúmeros personagens secundários. Alguns não tem função narrativa alguma e parecem simplesmente jogados em tela, tanto que somem de forma tão repentina quanto aparecem. Isso sem mencionar o modo com o qual são carregados de esteriótipos, sem qualquer tentativa de subversão deles ou de camadas mais profundas que as aparentes. Fica difícil entender qual é sua relação com o protagonista e qual a relevância dessas interações para a trama.

Ainda assim, o filme é esteticamente bastante bonito. Tanto os ambientes cenográficos quanto as locações são bem escolhidas e repletas de beleza, seja pela exuberância da natureza ou pelos pequenos detalhes que mostram. Tornam-se ainda mais repletos de elegância dada a fotografia que imprime muito frequentemente cores quentes para as cenas que logo atraem os olhos da audiência. Tons mais pastéis e marrons também podem ser vistos e são de igual beleza. Se falta conteúdo, ao menos a parte visual se destaca com vigor.

Pretensioso, porém vazio, “Além do Homem” não acrescente em muito e nem se destaca perante os ótimos lançamentos nacionais que vemos no cinema em 2018. É verdade que temos um grande espetáculo visual, mas não parece compensatório quando se pensa nos outros elementos que a obra exibe ou tenta elaborar através do fraco roteiro. Talvez algo mais calcado na realidade, com menos metáforas e alegorias confusas fosse mais bem-vindo, optando pelo minimalismo. Nesse caso teríamos, quem sabe, um filme mais fechado e convidativo.

Reader Rating1 Vote
4.5
6

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Cinema Nacional

Compartilhar artigo

Avatar de Mauro Machado
Me siga Escrito por

Mauro Machado

Ser envolto em camadas de sarcasmo e crises existenciais. Desde 1997 tentando entender o mundo que o cerca,e falhando nisso cada vez mais.

Outros Artigos

xK3UWG7wyZaYOJgv3Dyjub2Zwep
Anterior

Han Solo: Uma história Star Wars – Após fracasso Disney deve repensar sua estratégia

30822101 1835089173452155 6067582530412245156 o
Próximo

Kevin Feige revelou quando teremos o titulo oficial de Vingadores 4

Próximo
30822101 1835089173452155 6067582530412245156 o
26 de junho de 2018

Kevin Feige revelou quando teremos o titulo oficial de Vingadores 4

Anterior
24 de junho de 2018

Han Solo: Uma história Star Wars – Após fracasso Disney deve repensar sua estratégia

xK3UWG7wyZaYOJgv3Dyjub2Zwep

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Julio Fidelis assinando renovação com Fluminense. Jogador está com camisa do time, braços sobre mesa branca com papel e caneta, sorrindo para câmera posando para foto.
    Fluminense Amplia Vínculo de Júlio Fidelis Até 2031
    Marco Leal
    Vista aérea de palco durante a noite na virada cultural de São Paulo com show cheio.
    Virada Cultural 2026 | Onde Estar e Quando: O Guia dos Shows Mais Esperados do Festival
    Gabriel Bizarro
    Vista do público de palco do Viaduto do Chá durante virada cultural de São Paulo. Está de dia e show está cheio.
    Virada Cultural 2026 | São Paulo Para, Ouve e Dança por 24 Horas Seguidas
    Gabriel Bizarro
    Confusão com sinalizadores durante partida do Flamengo vs. Independiente Medellín pela Libertadores 2026. Conmebol confirmou vitória do Flamengo por W.O.
    Conmebol Confirma Vitória do Flamengo por W.O e Pune Medellín Após Confusão na Libertadores
    Gabriel Fernandes
    Copa do Mundo 2026 3
    Copa do Mundo de 2026 | O Mundial da Tecnologia
    Aron Ferreira

    Posts Relacionados

    O Mandaloriano, na metade direita da tela, em uma paisagem de floresta, com Grogu no ombro. Imagem de "O Mandaloriano e Grogu".

    O Mandaloriano e Grogu | Filme Resgata a Essência Clássica de Star Wars nos Cinemas

    Gabriel Fernandes
    19 de maio de 2026
    Javier Bardem

    Javier Bardem em Cannes |  Ator Critica Trump, Associa Masculinidade Tóxica a Conflitos Globais e Alerta para Crise na Mídia

    Rodrigo Chinchio
    17 de maio de 2026
    Fica Comigo Esta Noite

    Fica Comigo Esta Noite | Como o Silêncio Desgasta o Amor

    Ithalo Alves
    16 de maio de 2026
    Filme Michael

    Michael | Como o Filme Reacendeu o Legado de Michael Jackson Através dos Fãs

    Jéssica Meireles
    16 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx