A Disney ainda está digerindo o grande fracasso de “Han Solo: Uma Historia Star Wars”. O filme chegou há pouco mais de um mês nos cinemas e não foi bem recepcionado pela crítica além de conquistar uma arrecadação muito abaixo do esperado.

A produção conta a origem do jovem Han Solo, antes de toda a história que já conhecíamos iniciada no episódio IV. Nele voltamos no tempo e descobrimos como surgiu a amizade entre Han e Chewbacca e conhecemos suas aventuras do passado além de novos personagens. O elenco conta com Alden Ehrenreich (na pele do jovem Han), Emilia Clarke (de Game Of Thrones agora como Qi&) e Donald Glover (jovem Lando Calrissian).

O filme sobre o famoso contrabandista foi cercado de problemas desde o início de sua produção, um dos maiores foi a demissão dos diretores Phil Lord e Chris Miller (de “Lego Batman: O Filme”) e substituídos por Ron Howard (de “Inferno” e “O Código da Vinci”), após isso o filme passou por inúmeras regravações de cenas e a produção teve custos elevadíssimos.

Até agora o filme conquistou apenas $340 mi nas bilheterias mundiais podendo se tornar o primeiro filme da franquia a dar prejuízo. Além de uma recepção morna da crítica com 71% de aprovação no Rotten Tomatoes. Para efeito de comparação “Rogue One” outro filme com o subtitulo “Uma História Star Wars” conquistou em 30 dias $424 mi apenas nos EUA e uma aprovação de mais de 80% no Rotten Tomatoes.

Agora rumores apontam que a LucasFilm e a Disney devem repensar sua estratégia, primeiramente parando tudo relacionado à produção de Spin-Offs entre eles Obi-Wan e Bobba Fett, levando o foco para produção do episódio IX que chegará aos cinemas em dezembro de 2019 para encerrar o arco da nova trilogia principal iniciada em 2015. Ao mesmo tempo uma nova história já está em desenvolvimento e deve continuar a franquia após o episódio IX., trazendo novos personagens, ficando a cargo de Rian Johnson (de “Os Últimos Jedi”) toda essa produção.

Até o momento a Disney não se pronunciou oficialmente sobre estes rumores, mas tudo indica que sejam verdadeiros. Podemos considerar essa pausa na produção de Spin-Offs algo estratégico para os estúdios, dessa forma a Disney e a LucasFilm podem analisar melhor o que deu certo e o que deu errado e a partir disso criar uma fórmula mais eficaz para os próximos filmes derivados da franquia Star Wars.

“Han Solo: Uma História Star Wars” ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira abaixo o trailer: