Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: As Filhas do Fogo

Avatar de Deivid R. Purificação
Deivid R. Purificação
21 de março de 2019 3 Mins Read

las hijasHá sempre uma linha tênue na discussão de como o sexo é representado na sétima arte, há sempre um grande interesse na exposição/fetichização de corpos femininos nas grandes telas, e o quanto disso pode ser lido como “liberdade do autor”, e até que ponto isso também pode ser por puro fetiche ou intenção comercial. Abordando esses assuntos, “As Filhas da Fogo” é também um tratado sobre a sexualidade no cinema.

Após uma morte na família, um casal de mulheres, decide viajar para impedir a venda de um antigo carro. Ao longo da viagem elas acabam formando um grupo de mulheres independentes, com quem começam a se relacionar de maneira poliamorosa. Percebendo que já não estão mais presas a velhas estruturas e convenções sociais, o propósito do grupo passa a libertar outras mulheres do ciclo de opressão do qual o grupo conseguiu se libertar.

Ao longo do filme fica claro o interesse da diretora Albertina Carri em evitar dispositivos óbvios dramáticos, todos os assuntos que são interesse do filme surgem por uma narração em off. E se por um lado isso permite um cinema quase que experimental, já que a junção do texto enriquece o sentido da imagem, por outro lado deixa o filme preso em uma série de mini elucubrações que, apesar de sensorialmente interessantes, não oferecem grandes respostas.

Claro que isso não diminui nem um pouco a interessante descoberta de um cosmo sexual feminino que o cinema sempre negligenciou em pró de um fetichismo onanista, a direção de fotografia percorre cada parte do corpo feminino, assim assumindo um aspecto quase documental expositivo de uma natureza ainda desconhecida. O suor, dobras do corpo, a ejaculação, tudo tem seu devido espaço e variações de linguagem durante as sequências. Essas quais, demonstram bem a capacidade do filme em, através do sexo, refletir o universo das personagens – enquanto as primeiras transas tem um aspecto mais naturalistas, em algumas posteriores é usado uma sobreposição de imagens expandido a experiência sexo-sensorial. E isso tudo só fica mais rico quando somado aos mini arcos de emancipação feminina, pelos quais a maioria das personagens passa.
as filhas do fogo2

Toda figura masculina representada no filme, reflete por si só aspectos tóxicos e autoritários. Sendo assim, nada mais natural que a liberdade feminina possa ser alcançada a partir do reconhecimento e abandono de estruturas de poder e dominância patriarcais. Isso é muito bem exemplificado em uma sequência de sonho, onde as personagens acabam por assumir esteriótipos visuais ligados a heterossexualidade do homem, e pelo próprio mcguffin que desencadeia a trama.

Uma vez que as personagens viajam com o intuito de evitar a venda de um antigo carro de um pai já falecido, o carro (sendo um símbolo de poder aquisitivo) pode ser lido como um dos signos da dominância masculina, e impedir a venda dele é evitar que esse poder se perpetue nas mãos das mesmas figuras.

Uma experiência sensorial, bem como um ato de rebeldia política, são algumas das possíveis descrições para resumir “As Filhas da Fogo”, porém há filmes em que as experiências dispensam qualquer descrições, e felizmente esse é um deles


Fotos e Vídeo: Divulgação/Vitrine Filmes

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Compartilhar artigo

Avatar de Deivid R. Purificação
Me siga Escrito por

Deivid R. Purificação

Cinéfilo assíduo desde que se conhece por gente,e um amante da nona arte. É da linha de David Lynch que acredita no potencial onírico das artes.

Outros Artigos

48378929 1399212560213411 2021602580370554880 o
Anterior

Crítica: A Cinco Passos de Você

poltron us lupita poster 07jan19
Próximo

Crítica: Nós

Próximo
poltron us lupita poster 07jan19
21 de março de 2019

Crítica: Nós

Anterior
20 de março de 2019

Crítica: A Cinco Passos de Você

48378929 1399212560213411 2021602580370554880 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Ruptura recebeu 27 indicações ao Emmy 2025
    Emmy 2025: Veja Lista dos Indicados da 77ª edição da premiação
    Amanda Moura
    Nick Frost como Hagrid na série Harry Potter
    Série Harry Potter | Nick Frost Revelado como Hagrid em Primeira Imagem
    Amanda Moura
    Abracadabra 2
    Abracadabra 3 | Elenco Comenta Atualizações Sobre Sequência
    Nick de Angelo
    Kang Seo-Ha
    Morre Kang Seo-Ha, Atriz de K-dramas, aos 31 Anos
    Amanda Moura
    Noah Gallagher na guitarra em show do Oasis em Manchester em 12/07/2025. Imagem em preto e branco.
    Oasis é Recebido Com Vaias em Manchester Após Homenagem Polêmica
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Abracadabra 2

    Abracadabra 3 | Elenco Comenta Atualizações Sobre Sequência

    Nick de Angelo
    14 de julho de 2025
    David Corenswet como o protagonista do longa "Superman", de 2025. Personagem está com o traje e cabelo característicos do homem de aço, com um olhar sério, irritadiço, cheio de foligem, e uma multidão o fotografa.

    David Corenswet Comenta Acidente em Superman: “Meu Testículo!”

    Nick de Angelo
    13 de julho de 2025
    Porta aberta, com silhueta ao fundo, e dois caixões em destaque, no longa "Nosferatu" (2024), de Eggers.

    Nosferatu (2024) | Terror de Robert Eggers Entra na Prime Video

    Nick de Angelo
    11 de julho de 2025
    Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey em Jurassic World: Recomeço

    Jurassic World: Recomeço | As 5 Principais Referências ao Primeiro Filme da Franquia

    Amanda Moura
    8 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon