Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Bate Coração

Mauro Machado
4 de novembro de 2019 3 Mins Read
Bate Coração 1

“Bate Coração” é simples e direto naquilo que quer passar enquanto mensagem. É um filme que fala de preconceitos e da importância da doação de órgãos, ambos bastante importantes e atuais. Não existe nenhuma pretensão de tratá-los com muita profundidade ou densidade, de forma que, mesmo sendo temáticas centrais aqui, são colocadas de modo superficial e ao redor de muita comédia e tom leve. Acaba sendo frustrante que discussões tão fundamentais se façam presentes em filmes fracos como esse, que poderiam alcançar grande público e ser eficiente no que gostariam de passar. E é tão esquecível quantas outras comédias nacionais que, mesmo sendo comédias, pouca graça possuem. Na realidade, quase nenhuma graça, de fato.

O maior problema talvez apareça logo aos primeiros minutos de projeção, que é a semelhança com qualquer filme brasileiro feito para televisão, sem muita preocupação estética ou artística. Há obras ótimas feitas para a televisão, mas é inegável que outras tantas são genéricas e feitas em proporção industrial, sem muita alma, que parece ser o caso de “Bate Coração. Mesmo que seja perceptível nele a qualidade de imagens e algumas sequências com linguagem mais cinematográfica que televisiva, existe uma falta muito grande de ousadia no que diz respeito à linguagem audiovisual.

Bons exemplos disso são os personagens estereotipados, que parecem ter saído de programas humorísticos e que não acrescentam muito para a trama. A maior parte deles, para não dizer todos, é bidimensional e sem nenhum tipo de carisma ou apelo. Aliás, muitos personagens aparecem e geram expectativa de guiar o roteiro por caminhos interessantes, como é o caso de Davi (Brenno Leone), filho da travesti Isadora Sunshine (Aramis Trindade). É alguém colocado como mero acessório e que não parece exatamente se encaixar na discussão central do filme.  Sua raiz, que é sobre preconceito e tolerância, parece a única que se firma com mais assertividade, sem espaço para debates paralelos tão importante quanto esse.

Texto do seu parágrafo 1
Imagem: Divulgação/Downtown Filmes

Ainda tratando do roteiro, é possível detectar diálogos expositivos em todo momento. Ao invés de revelar informações de jeitos mais criativos e sutis, “Bate Coração” opta pelo caminho mais fácil e ingênuo, sem apostar muito no poder de dedução e raciocínio de seu público. Tudo é muito bem explicado e cai sempre dentro do lugar comum. Fora sua previsibilidade que é alta e faz com que todos saibamos exatamente para onde a história caminha e qual será seu final. Não apenas ingênuo, como já foi dito, mas também insosso e sem graça.

É bem decepcionante, como já foi dito, assistir a um longa-metragem como “Bate Coração”, ainda mais sendo produto de origem nacional. Certamente outros títulos brasileiros lançados em 2019 devem marcar mais do que esse, sem dúvida. Ele acerta em temas que quer abordar e é certeiro nisso, mas não dá espaço para que se faça isso com qualidade e com a atenção devida. Infelizmente é uma obra que não marca, que não é inesquecível, enquanto sua mensagem deveria ser o contrário. “Bate Coração” é uma mistura de novela com propaganda publicitária e e esquete humorística.


Imagem e vídeo: Divulgação/Downtown Filmes

Sinopse
Prós
Contras
4
Nota

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema NacionalComédia

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Mauro Machado

Ser envolto em camadas de sarcasmo e crises existenciais. Desde 1997 tentando entender o mundo que o cerca,e falhando nisso cada vez mais.

Outros Artigos

FRIENDS REUNION 2016 e1572719627554
Anterior

“Friends”: Jennifer Aniston deixa escapar novo projeto

Parasita
Próximo

Crítica (2) – Parasita

Próximo
Parasita
5 de novembro de 2019

Crítica (2) – Parasita

Anterior
2 de novembro de 2019

“Friends”: Jennifer Aniston deixa escapar novo projeto

FRIENDS REUNION 2016 e1572719627554

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Cantora Lorde com uma camisa branca e colar em corrente de ouro com cabelos ao vento, roupa molhada, e câmera capturando-a sutilmente de um ângulo inferior, no clipe de "What Was That".
    Lollapalooza 2026 | O Que Esperar do Show da Lorde?
    Nick de Angelo
    Chappell Roan durante apresentação, maquiada como drag, em palco em tonalidade vermelha e cheio de brilho.
    Lollapalooza 2026 | O Que Esperar do Show de Chappell Roan?
    Nick de Angelo
    publico lollapalooza 2024 oxidany
    Lollapalooza 2026 | Quando a Música se Torna Expressão de Uma Geração
    Convidado Especial
    Imagem do palco Budweiser durante a apresentação de Girl In Red no Lollapalooza 2025.
    Do Jockey a Interlagos: a História do Lollapalooza Brasil Contada Por Quem Curte
    Convidado Especial
    Vista para um logo do Lollapalooza gigante no festival, especificamente na edição de 2025.
    Lollapalooza 2026 | Quatro Palcos, um Universo: o Guia Definitivo Para Não se Perder
    Convidado Especial

    Posts Relacionados

    Uma das primeiras imagens de 'Duna: Parte 3', revelando um exército interlagáctico em formação.

    Duna 3 | Uma das Maiores Estórias da Ficção Científica Tem Seu Final com a Direção de Dennis Villeneuve

    Roberto Rezende
    18 de março de 2026
    Eloy Pohu como Enzo no filme autointitulado, segurando um celular e preocupado sentado contra um muro de pedra.

    Enzo | A Descoberta da Sexualidade Envolta em Privilégios e Sentimentos

    Roberto Rezende
    17 de março de 2026
    Imagem promocional dos prêmios Oscar, com a estatueta em um fundo roxo, com cortinas na paleta de cores simulando o teatro da premiação.

    Oscar 2026 | Confira os Vencedores

    Cesar Monteiro
    15 de março de 2026
    A Volta dos Mortos-Vivos (1985), clássico dos filmes de terror trash de zumbi

    5 Filmes de Terror Trash Para Assistir (Ou Não) Numa Sexta-Feira 13

    Amanda Moura
    13 de março de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon