Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: BR 716

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
12 de novembro de 2016 3 Mins Read
14-br-716-7-2Na intensa boemia carioca nos anos 1960, o engenheiro e aspirante a escritor Felipe leva uma vida regada aos prazeres do álcool, em festas alucinantes realizadas num apartamento dado por seu pai, na famosa rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Lá, ele e seus amigos desfrutam de tudo que a liberdade pode oferecer, mesmo em meio a um momento político complicado.

Todos nós em algum momento já paramos para analisar como está nossa vida. E em quase cem por cento das vezes concordamos que a melhor fase dela é quando passamos a maior parte do tempo com nossos amigos. Mas é sintomático que junto dessa constatação venha o sentimento de revolta: Então por que na época eu não era feliz? Pergunta essa que nunca de fato haverá uma resposta definitiva. “BR 716” está pouco preocupado em respondê-la, mas muito satisfeito em representá-la da melhor maneira possível.

Domingos Oliveira compõe todo o filme em uma fotografia melancolicamente bonita e sensual. Rodado praticamente todo em preto e branco essa escolha reflete exatamente o âmago de seu personagem principal: o aspirante a escritor Felipe. Essa fotografia reforça esse sentimento de tristeza ao empregar em todo filme um banho de tristura até mesmo nos momentos mais boêmios de seus jovens personagens.

Também é muito boa a escolha por usar uma câmera intrusiva, onde a todo momento parece que está olhando ou espionando as personagens. Se em outros projetos essa decisão seja arriscada e pouco produtiva, aqui é deveras eficaz pela forma como é feita. Vários enquadramentos são vistos do teto, do chão, das paredes, dando a sensação que o próprio apartamento é uma personagem viva e real na vida daquelas pessoas. Uma maneira inteligente de demonstrar a importância do apartamento na história dessas personagens.

Já as atuações oscilam entre o introspectivo e o exagero corporal. Caio Blat faz um esforço tremendo para conseguir passar um carisma com seu personagem Felipe. Seus trejeitos, e seus olhos emanam um marasmo abissal com toques de leveza e certa esperança no amor. Sophie Charlotte está deslumbrante no papel de Gilda, é sutilmente sensual e francamente fascinante. Sua atuação magnetiza o espectador e praticamente rouba a cena do protagonista.

O ponto negativo, infelizmente, fica por conta de Pedro Cardoso que faz uma pequena participação, porém, tanto sua atuação extremamente corporal e seu personagem misógino se distanciam muito da proposta e qualidade do filme em geral. Criando assim momentos de vergonha alheia e perda de tempo total.

Outros pontos inconvenientes saem basicamente da dúvida que o filme tem para decidir seu foco principal: se é a comédia ou o drama. A montagem não facilita para esse entendimento, e em alguns momentos grandes cenas de drama precedem outros de uma total galhofaria. Note na cena em que uma das personagens está para ser internada em uma clínica psiquiatra, como o momento dramático passa para uma comédia-pastelão sem algum momento de ligação entre essas duas. O longa não consegue fazer o drama conversar com a comédia, fazendo deles dois antagônicos.

Por fim, BR 716 é outro grande lançamento do cinema nacional esse ano. Nos mostra como momentos boêmios com os amigos têm de ser vividos como se fossem os últimos de sua vida. Afinal, a qualquer momento a violência – a base de bala e gás de pimenta – pode, então, acabar com o amor. E ao constatar ao final do filme a mudança de preto e branco para o colorido, podemos perceber a atemporalidade dessa história… Afinal, como o personagem Felipe nos diz “Não somos nós que passamos pelo tempo, é o tempo que passa por nós”. E nesse momento ele está voltando.

Por Will Bongiolo

Reader Rating0 Votes
0
7.3

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Nacional

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

15065050 1613080792319662 1035229787 o
Anterior

Empoderamento feminino é tema de peças de teatro no Rio e em São Paulo

um crime americano 1
Próximo

Crítica: Um Crime Americano

Próximo
um crime americano 1
13 de novembro de 2016

Crítica: Um Crime Americano

Anterior
12 de novembro de 2016

Empoderamento feminino é tema de peças de teatro no Rio e em São Paulo

15065050 1613080792319662 1035229787 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner
    Banner
    Banner

    Posts Recentes

    System of a Down Rock in Rio 2015
    Rock in Rio | System of a Down Foi Escolhido Pelos Fãs e Virou Headliner Quatro Anos Depois
    Gabriel Fernandes
    Meu Remédio Peça Mouhamed Harfouch Instagram 1
    Meu Remédio | Ou a História de Um Homem Chamado Mouhamed
    Roberto Rezende
    Minha Mãe É Um Musical Peça 1
    Meu Filho É Um Musical | A Vida e Obra de Um dos Artistas Mais Queridos do Brasil
    Roberto Rezende
    Dennis DJ
    Dennis DJ | Do Baile de Caxias ao Rock In Rio: Como o Produtor Virou o Próprio Headliner
    Daniel Gravelli
    Copa do Mundo: Messi comemorando
    Messi se despede da seleção da Argentina após trajetória histórica
    Anne Chaves

    Posts Relacionados

    James Gray

    James Gray Confirma Presença no Brasil e Abre a 50ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    31 de agosto de 2026
    Dias de Trovão

    Anne Hathaway Entra na Pista com Tom Cruise na Sequência de “Dias de Trovão”

    Daniel Gravelli
    29 de agosto de 2026
    Meryl Streep (esquerda) e Anne Hathaway (direita) em elevador de óculos escuros reprisando os papéis de Miranda e Andy na continuação "O Diabo Veste Prada 2". Ambas estão de preto e câmera as pega do busto para cima.

    7 Filmes Famosos Que São Baseados em Livros e Você Não Sabia

    Ana Laura Moura
    29 de agosto de 2026
    Coiote ao lado de seu advogado no filme "Coiote vs. Acme". Imagem mistura animação 2D com live-action.

    Coyote vs. Acme | A Genialidade Explosiva que a Indústria Tentou Apagar

    Junior Fernandez
    28 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx