Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Brawl in Cell Block 99

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
4 de novembro de 2017 3 Mins Read

MV5BMzQ4MjEyNjg4Nl5BMl5BanBnXkFtZTgwOTY1NDEzMzI@. V1 SY1000 CR006741000 AL

Bradley Thomas (Vince Vaughn) senta-se de frente para o Detetive Watkins (Clark Johnson) em uma sala de interrogatório. Atrás dos dois e no canto do plano, pode-se ver uma bandeira dos Estados Unidos. As palavras que trocam esses personagens, em posições momentaneamente opostas – investigado e investigador, respectivamente – os afastam com a mesma intensidade que os aproximam. A sequência descrita funciona simultaneamente como um resumo da longa introdução e um adiantamento do que se segue.

Bradley, como se apresenta desde a primeira aparição, é um conservador típico. Enquanto caminha para o trabalho, a câmera o filma inicialmente de costas, revelando uma grande cruz tatuada em sua cabeça. À porta de sua casa, para onde volta após ser demitido, estende-se uma bandeira como aquela vista posteriormente na delegacia. Cristão e nacionalista, o protagonista vê seu casamento com Lauren (Jennifer Carpenter) ameaçado e contra isso reage. Reação, por sinal, é palavra-chave de seu comportamento.

Reage quebrando o carro da esposa quando descobre uma traição. Reage entrando para o negócio das drogas para sustentar Lauren e a filha em gestação. Reage, de acordo com seus princípios morais, matando parceiros para salvar policiais. É nesse momento que, finalmente, a prisão indicada pelo título “Brawl in Cell Block 99″ – pode ser traduzido como “briga na cela 99” – começa a aparecer. Bradley vê-se então de frente para o Detetive Watkins, que investiga seu caso.

Os dois homens têm mais em comum que parecem. Thomas, revela Watkins, poderia inclusive estar sentado do lado oposto da mesa se não fossem suas “escolhas ruins”. Afinal, é um sujeito dotado de uma “bússola moral” e, justamente por isso, poderia conseguir uma pena menor caso entregasse seus contratantes. O personagem interpretado por Vince Vaughn – em atuação visceral, talvez a melhor na carreira do ator – se nega e contesta a punição que lhe cabe em fala que explicita o aspecto político do filme: o sistema é mais duro com traficantes do que com aqueles que cometem crimes contra mulheres e crianças.

oIcPoa8MpUkWvk6e2N05AtccGZG

Para construir um discurso sobre a realidade carcerária norte-americana, “Brawl in Cell Block 99″ recorre aos excessos. A fotografia, assinada por Benji Bakshi (Rastro de Maldade, Holidays), predominantemente escura e azulada, já anuncia desde os primeiros minutos o caráter sombrio do longa-metragem. Cria clima, assim, para a crescente violência que toma conta da tela. E se ela não resulta em um espetáculo sanguinário e vazio, muito se deve à opção do diretor S. Craig Zahler (Rastro de Maldade) por assumir o grotesco das imagens. Longe de tentarem emular o real, elas confessam seu exagero.

A experiência prisional de Bradley levanta discussões importantes sobre a violência da polícia e do Estado. O personagem reage contra um sistema falho, que associa segurança máxima à liberdade mínima – relação explícita em fala de um diretor de presídio vivido por Don Johnson. Reage contra uma lógica para a qual “fazer justiça” é vingar-se – ideia evidente na atitude dos guardas de uma prisão apelidada “geladeira” quando eles aproveitam o desmaio do encarcerado para machucá-lo. Reage, enfim, contra um mundo no qual parece impossível se inserir.

“Brawl in Cell Block 99”, em suma, tem como mérito combinar com sucesso exercício de gênero e reflexão política. A longa duração – duas horas e doze minutos, idêntica à de “Rastro de Maldade”, filme anterior do cineasta – e a demora para delinear o conflito central podem afastar alguns espectadores. Sem a cuidadosa construção de personagem do roteiro de Zahler, contudo, a segunda parte poderia não ter o mesmo efeito. Correria o risco de limitar-se a apenas  um conjunto de sequências de ação bem filmadas.

*Filme visto durante o Festival do Rio 2017. Ainda sem data de estreia definida, o filme não possui trailer legendado e nem pôster em português.

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDramaFestival do RioFestival do Rio 2017prisão

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

23117014 1760369547590785 4175230323510731862 o
Anterior

“House of Cards” deverá matar personagem de Kevin Spacey na série

Osamu Dazai
Próximo

Resenha: Declínio de um Homem, de Osamu Dazai

Próximo
Osamu Dazai
4 de novembro de 2017

Resenha: Declínio de um Homem, de Osamu Dazai

Anterior
3 de novembro de 2017

“House of Cards” deverá matar personagem de Kevin Spacey na série

23117014 1760369547590785 4175230323510731862 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Maturidade Saudavel
    Maturidade Saudável | Livro Reúne 15 Mulheres em Histórias de Liderança e Impacto
    Lalla
    Fotografia de mural grafitado com criança sorrindo. Na rua uma mulher caminha com a bandeira da Palestina.
    10 Filmes dos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza que Queremos Ver na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo
    Rodrigo Chinchio
    Rodrigo Teaser no espetáculo "Tributo ao Rei do Pop", ao lado de outros dançarinos, em cena de Thriller.
    Tributo ao Rei do Pop | A Grandiosidade de Rodrigo Teaser em Cena
    Thiago Sardenberg
    Rodrigo Santoro como Crisóstomo, protagonista do longa "O Filho de Mil Homens", destaque da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025. Ele está maltrapilho, roupas bege, sentado/caído no chão arenoso e com pedras ao fundo. Há uma paisagem com grama em tons marrom ao fundo e uma casinha azul.
    49ª Mostra de Cinema em São Paulo | Conheça os Primeiros Filmes Selecionados
    Rodrigo Chinchio
    Imagem captura de tela usada como divulgação da primeira temporada da animação da Netflix "Samurai de Olhos Azuis".
    Samurai de Olhos Azuis | A Volta de Uma Obra Prima da Animação pela Netflix
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Fotografia de mural grafitado com criança sorrindo. Na rua uma mulher caminha com a bandeira da Palestina.

    10 Filmes dos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza que Queremos Ver na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    27 de agosto de 2025
    Rodrigo Santoro como Crisóstomo, protagonista do longa "O Filho de Mil Homens", destaque da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025. Ele está maltrapilho, roupas bege, sentado/caído no chão arenoso e com pedras ao fundo. Há uma paisagem com grama em tons marrom ao fundo e uma casinha azul.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo | Conheça os Primeiros Filmes Selecionados

    Rodrigo Chinchio
    25 de agosto de 2025
    Daniel Day-Lewis e Sean Bean em uma mata aparentemente tropical no filme "Anemone", trajados de um verde militar. O protagonista está de perfil, enquanto Sean olha para baixo em direção ao protagonista.

    Anemone | Daniel Day-Lewis, O Monstro, A Lenda, Volta a Atuar em Filme Dirigido Pelo Filho

    Roberto Rezende
    25 de agosto de 2025
    Colin Farrell como Lord Doyle, em um cassino, no filme "A Balada de um Jogador".

    A Balada de Um Jogador | Colin Farrell Aposta Tudo em Novo Filme do Diretor de “Conclave” e “Nada de Novo No Front”

    Roberto Rezende
    20 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon