Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Despedida Em Grande Estilo

Paulo Olivera
8 de abril de 2017 4 Mins Read

Bom velhinho?! Não exatamente.

DEGE Poster WhiteNa safra de remakes feitos por Hollywood, a comédia “Going in Style”, de 1979, ganhou uma nova versão contemporânea, com um elenco de peso. Se o número de pessoas com mais de 65 anos vem aumentando no mundo, enquanto o de natalidade vem diminuindo, é mais do que normal que tenhamos a criação ou a reprodução de conteúdos para esse público. Porém, “Despedida Em Grande Estilo” é uma comédia dramática para qualquer pessoa, de qualquer idade.

Joe (Michael Caine), Willie (Morgan Freeman) e Albert (Alan Arkin) são velhos conhecidos, que trabalharam juntos na mesma empresa por anos e hoje são aposentados e vizinhos de rua. Joe mora com a filha e sua neta, Brooklyn (Joey King), enquanto Willie e Albert dividem a moradia. Durante uma visita ao banco, para entender o motivo de sua hipoteca ter triplicado e correr o risco de perder a própria casa, Joe presencia um assalto milionário que vira notícia e não sai de sua cabeça. Após isso, a empresa que trabalharam juntos cancela suas pensões deixando os três em uma péssima situação financeira. Depois de muito pensar Joe decide roubar um banco e Willie e Albert relutam um pouco com a ideia, mas acabam topando o ousado plano, cada um com sua própria motivação.

O novo roteiro, escrito por Theodore Melfi, baseado na história original de Edward Cannon, ganhou um ar moderno e cheio de referências da cultura pop. Ao contrário de seu antecessor, Melfi preocupou-se em criar uma densidade estrutural em seus protagonistas. Ao invés de decidirem realizar o assalto apenas por quererem sentir um”‘última” adrenalina no corpo, eles passam a ter motivos pessoais para tal ato. Há também uma estrutura familiar entre os senhores, que regem seus comportamentos e nos aproxima como espectador. Com um humor rabugento, o texto tem uma boa proposta e nos remete a filmes como “Antes de Partir” (2008) e “Última Viagem a Vegas” (2013).

going in style

Zach Braff, o diretor, pela primeira vez está em uma produção de grande escala que não assina o roteiro e nem está no elenco. Definitivamente foi uma de suas melhores decisões, uma vez que sua participação em ambos não seria necessária. Focado em narrar visualmente a trajetória dos senhores, ele não deve ter tido dificuldade em trabalhar com atores que visivelmente estão confortáveis em seus papéis. Seu tratamento nos remete a boas comédias dos anos 90, com uma nuance suave e sem muitos rodeios técnicos. Porém, embora consiga manter um bom ritmo em toda a produção, sua direção – junto ao roteiro – se defasa na preparação do roubo. Apesar de termos, posteriormente, os flashbacks explicando o plano, faltou um pouco mais de interação sobre essa preparação. O acréscimo de outras cenas que poderiam engrandecer o processo, afinal são senhores com mais de 70 anos, e a frase “Foi divertido planejar esse assalto com vocês”, oníricamente sairia do filme para agregar o espectador a trama.

Falando de ritmo e desenvolvimento não podemos deixar de parabenizar a montagem dinâmica, embora às vezes clichê em suas transições, de Myron I. Kerstein, e a fotografia limpa e bem executada, de Rodney Charters. Se tratando de categorias técnicas, inevitavelmente não ficaria de fora a trilha sonora de Rob Simonsen. Depois do elenco, sem dúvida alguma, suas composições são a melhor coisa do filme. Existe uma dinâmica muito interessante construída nas músicas que não só nos remete a outras produções conhecidas, como também nos deixa vivenciar pela audição os sentimentos e sensações de seus personagens. Num mix de aventura e drama, Rob soube exatamente o que era necessário para que encontrasse o ponto certo entre o “drama da idade” e “comicidade aventureira”.

Dualidade executada com maestria pelo seu elenco principal. Michael Caine segue uma caricatura de um bom velhinho, que quer cuidar de sua família e ver todos bem ao seu redor. Sua genuína construção de pai, avô e amigo é singela, mas com extrema presença. Alan Arkin por sua vez é o bom e velho resmungão, que espera a morte chegar e nunca se sente satisfeito, mas possui algumas das melhores deixas cômicas e as faz com uma tremenda facilidade. Já Morgan Freeman, que está virando um rosto conhecido em filmes de despedidas (como os que foram citados aqui anteriormente), desejamos que ele não se despeça tão cedo. Aos 80 anos ele continua nos surpreendendo, positivamente, nos mais diversos papéis e nessa produção, não foi diferente. O “trio parada dura” que praticamente carrega o filme nas costas é estonteante em cena, até mesmo nas mais bobas e clichês.

Despedida em Grande Estilo 12

Completando o elenco, temos Joey King e Peter Serafinowicz, que faz o pai de Joey no filme e que não conseguiram dizer exatamente para o que vieram. Suas participações são pequenas e não conseguem dar a representatividade necessária. O contrário acontece com a atriz Ann-Margret, como a divertida e “assanhada” Annie, e o ator Christopher Lloyd, como Milton. Ambos conseguem em suas participações, não só arrancar sorrisos, como desenvolver-se bem dentro da trama. São capazes de situar de suas devidas importâncias, feito sempre com muito bom humor, competência e didática.

“Despedida Em Grande Estilo” tem um clima leve, familiar e é relativamente bem construído. Se tratando de aposentadoria, é até um pouco irônico que ele estreie no brasil onde deveremos nos aposentar com 65 anos, enquanto por lá seria aos 50. Ironias a parte, o filme é um enlatado de Hollywood que gostamos de abrir e consumir, com um elenco de primeira e com uma construção narrativa gostosa para se passar o tempo. Vale ser visto.

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Comédia DramáticaJoey KingMorgan Freeman

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Produtor de Arte e Objetos para o audiovisual, gypsy lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, workaholic e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Outros Artigos

52e360d3962903eedd38a9161f238a42803f2576
Anterior

Orange is the New Black e a Liberdade

raven symone anneliese van der pol
Próximo

As Visões da Raven vai voltar!

Próximo
raven symone anneliese van der pol
9 de abril de 2017

As Visões da Raven vai voltar!

Anterior
8 de abril de 2017

Orange is the New Black e a Liberdade

52e360d3962903eedd38a9161f238a42803f2576

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Anjunadeep Open Air festival. Visão do público em um dia de céu limpo.
    Anjunadeep Open Air São Paulo 2026 | O Céu de São Paulo Finalmente Recebe o Som que Merecia
    Gabriel Bizarro
    Fotografia em preto e branco com ponto de vista de trás do palco com grupo Braza em apresentação no Circo Voador.
    Circo Voador 2026 | BRAZA Transforma a Lapa em Baile Solar e Prova que Utopia Tem Ritmo
    Gabriel Bizarro
    Rafael Portugal em show no Qualistage em 2026.
    Rafael Portugal Conduz Noite de Risos no Festival Humor Contra-ataca 2026
    Thiago Sardenberg
    Rock In Rio 2024 letreiro
    Rock in Rio 2026 | Festival Anuncia Line-up do Palco New Dance Order e Traz Novidades Para Palco Mundo e Sunset
    Nick de Angelo
    Foto promocional da terceira temporada de "American Horror Story", "Coven". Bruxas, todas de preto, seguem a líder/suprema interpretada por Jessica Lange, à esquerda, pelas calçadas de Nova Orleans.
    American Horror Story | 13ª Temporada Terá Retorno de “Coven”
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Mel Lisboa como a protagonista de "A Conspiração Condor" em escritório, atendendo telefone, com expressão de susto; câmera aponta à personagem da atriz por detrás de uma pilha de objetos, dando profundidade de estar sendo espionada.

    A Conspiração Condor | Até Quando Precisaremos de Filmes Sobre a Ditadura?

    Roberto Rezende
    6 de abril de 2026
    Filmes e series de terror - A Maldição da Múmia estreia em abril de 2026

    Filmes e Séries de Terror | Principais Estreias de Abril no Cinema e Streaming

    Amanda Moura
    4 de abril de 2026
    Velhos Bandidos

    Fernanda Montenegro Reflete Sobre a Vida: “Eu só tenho o presente”

    Cesar Monteiro
    3 de abril de 2026
    Alpha

    Alpha | O Cinema da Carne e do Sangue

    Rodrigo Chinchio
    3 de abril de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon