Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: El Amparo

Avatar de Kinha Fonteneles
Kinha Fonteneles
1 de novembro de 2017 4 Mins Read

23032543 1993052010972713 5503226253577304351 nEm 1988, na cidade de El Amparo, localizada na Venezuela e que faz fronteira com a Colômbia, um grupo de pescadores residentes locais é chamado para fazer um serviço grande, no qual a renda seria ótima. Movidos pelo trabalho, pelo dinheiro, e pela simplicidade de realizar algo notável, 16 homens saem felizes rumo a essa nova perspectiva para suas vidas.

“El Amparo” também é o nome dessa obra tensa, que por sua desenvoltura e contexto histórico ganhou vários prêmios em festivais pelo mundo. Sendo alguns deles o festival San Sebastian Film Festival, AFI Latin American Film Festival e o Miami Film Festival.  E já nesse mar de premiações é que conhecemos mais a fundo essa cidade-quase-vilarejo que alcunha o filme.

O Lugar que é conhecido pela violência dos guerrilheiros colombianos e pela resposta incisiva do exército venezuelano. E é exatamente nessa zona de guerra, que os pescadores são confundidos com inimigos, caindo em uma emboscada nos canais do rio Arauca.

O drama começa exatamente aí. Apenas dois homens saem sobreviventes do ataque, e eles contam apenas com suas esposas, mães e filhos; e um xerife local para provar que não eram guerrilheiros armados, e que não retaliaram o exército provocando o combate. Apenas estavam no lugar errado e na hora errada.

A obra mostra de maneira incisiva como o poder político pode ser tanto uma benesse, como também um dano. A população, maioritariamente feita de pescadores, aposentados e pessoas simples, conta apenas com a sensatez de um delegado que parece ser o mais estudado da região. Com isso, a vida dos dois sobreviventes, que afirmam não ter nada a ver com a guerrilha, se torna um jogo de empurra entre o poder político e vontade do povo.

Gravado mesmo em El Amparo, o filme tem um cenário simples. Casas de pau-a-pique, ou somente no tijolo e cimento; chão de barro, terra batida ou areia. Circundando o rio Arauca, o vilarejo parece ter sido esquecido no tempo. Há a típica praça cercada por um bar onde todos os moradores se juntam, uma delegacia, uma oficina de rede de pesca, uma igrejinha ao fundo, e aquelas mesas de praças que são típicas e clichês de todos os lugares.El Amparo

Casando com esse cenário rústico e pesqueiro, vemos que direção de arte feita por Matías Tikas se jogou no universo ribeirinho para formar um figurino simples e mais realista possível. Com isso, o que encontramos na obra são rostos suados e a pele muito queimada de sol. Roupas surradas, rasgadas pelo excesso de uso e pela falta de oportunidade de algo melhor. Os pés descalços se arrastam pelo solo seco, daquele barro que não vê chuva há tempos. E a poeira levantada parece exaltar as marcas de expressões dessas pessoas esquecidas pelo tempo.

O olhar triste que conduz as mulheres é tão simbólico que leva o expectar sentir as dores que sentem. No entanto, essa tristeza ou melancolia que carregam são usadas como armas. Porque são mulheres fortes. Mulheres que lutam por seus maridos, filhos e irmãos que não sobreviveram ao massacre, e por justiça para aqueles dois sobreviventes que não tem quem olhe legalmente por eles.

Por se tratar de um drama real, o diretor Rober Calzadilla, usou parte das filmagens reais do massacre feita pela impressa para agregar ao filme uma realidade cruel, mas que precisava ser exposta ao mundo. E são nessas imagens, televisionadas sem um tipo de tecnologia high tech, que a população descobre que seus companheiros talvez não voltem mais para suas casas.

Ausente de trilha sonora musical, Andres Levell, incorporou os sons do ambiente ao ritmo do filme. Com isso, durante o longa conseguimos escutar o canto dos pássaros, o carcarejar das galinhas e toda aquela cantoria alegre, dos bêbados do bar. Tudo isso misturado ao motor de barcos, confecção de redes de pesca, e grilos e outros insetos.

“El Amparo” é mais que uma obra política. É um filme-denúncia. Uma realidade onde o Governo não erra (e nem pode!). Afinal, um erro governamental retira o crédito daqueles que fazem parte do alto escalão de uma sociedade. E se condenar dois homens inocentes para aumentar as chances de ser um “governo que não comete injustiças”, bem… que seja feita vossa vontade (ou não!) Além disso, conseguimos observar também o papel que a mídia exerce sobre o povo. Influenciando-o para o bem, ou para o mal. Definitivamente é um filme que merece ser apreciado. Até, talvez, para entender como a nossa própria política funciona. O que venhamos e convenhamos, está muito difícil.

Reader Rating0 Votes
0
8.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Política

Compartilhar artigo

Avatar de Kinha Fonteneles
Me siga Escrito por

Kinha Fonteneles

Érica nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, mas deveria ter nascido nesses lugares onde se conversa com plantas, energiza-se cristais e incenso não é só pra dar cheirinho na casa. Letrista na alma, e essa bem... é grande demais por corpinho de 1,55 que a abriga. Pisciana com ascendente E lua em câncer. Chora quando está feliz, triste, com raiva e até mesmo com dúvida. Ah! É uma nefelibata sem cura.

Outros Artigos

Curral Grande 3
Anterior

Crítica: Curral Grande

capa 3
Próximo

Três dicas de quadrinhos de horror para encher seu Halloween de medo e tensão

Próximo
capa 3
1 de novembro de 2017

Três dicas de quadrinhos de horror para encher seu Halloween de medo e tensão

Anterior
1 de novembro de 2017

Crítica: Curral Grande

Curral Grande 3

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Filme Anora
    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data
    Nick de Angelo
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.
    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.
    Nick de Angelo
    Capuz como visto na série "Coração de Ferro", da Marvel.
    Coração de Ferro | Quem é o Capuz? Conheça a História do Vilão Encapuzado
    Hugo Santiago
    007: Sem tempo para Morrer
    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios
    Roberto Rezende
    Membros do Rage Against The Machine sentados com braços para trás e fitas isolantes nos olhos e boca. Ensaio em preto e branco.
    Rage Against The Machine Volta à Ativa Com Críticas Diretas a Trump
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Anora

    Anora | Oscar de Melhor Filme Chega à Prime Video; Veja Data

    Nick de Angelo
    30 de junho de 2025
    Cena da moto em "Akira", com Kaneda dando drift com sua moto vermelha.

    Akira | Live-action é Cancelado Oficialmente Pela Warner Bros.

    Nick de Angelo
    28 de junho de 2025
    007: Sem tempo para Morrer

    007 | Cineasta Denis Villeneuve Será o Diretor do Novo Filme pela Amazon MGM Studios

    Roberto Rezende
    27 de junho de 2025
    Pedro Pascal com suéter de gola alta azul da cor do uniforme do Quarteto Fantástico, no filme de mesmo nome, 2025, onde interpreta o Senhor Fantástico. Ele está centralizado na tela, com um microfone em sua frente.

    Quarteto Fantástico | Último Trailer Promete Aventura Emocional com Riscos Imensos aos Heróis

    Roberto Rezende
    26 de junho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER