Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Escobar – A Traição

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
21 de agosto de 2018 3 Mins Read
“Graças àqueles homens, choveria cocaína nos Estados Unidos.”

1913647.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Em 2007, a jornalista Virginia Vallejo publicou Amando Pablo, Odiando Escobar (Amando a Pablo, Odiando a Escobar), autobiografia sobre sua relação com o narcotraficante. Dez anos depois, palavras transformaram-se em imagens. Exibido pela primeira vez no último Festival de Veneza, “Escobar – A Traição” (Loving Pablo, 2017) chega esta semana aos cinemas brasileiros.

No longa-metragem, escrito e dirigido por Fernando León de Aranoa (“Segunda-feira ao Sol”), o casal espanhol Penélope Cruz (“Vicky Cristina Barcelona”) e Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”) dá vida aos amantes colombianos. Contra as expectativas, contudo, não se trata de um filme sobre o envolvimento entre ambos. O roteiro acompanha o traficante do apogeu à morte, ao passo que gradualmente se esquece de Virginia. Resgatada apenas em redundantes voice-overs, a jornalista torna-se mera narradora.

Com pouco destaque em tela, Cruz tampouco se sobressai no trabalho vocal. Seu monocórdio tom empresta ainda mais irregularidade a uma condução já carente de ritmo. Nesse sentido, a escolha da produção por um inglês carregado no sotaque latino certamente não favorece. Mesmo assim, porém, Bardem brilha. Seu Escobar, tão carismático quanto inescrupuloso, resulta de uma verdadeira entrega do ator à personagem. Completam o elenco nomes como o estadunidense Peter Sarsgaard (“Educação”), no papel do agente anti-drogas Shepard, e a colombiana Julieth Restrepo (“Mamá”), intérprete da esposa de Pablo, Maria Victoria Henao.

Quanto à falta de escrúpulos do protagonista, por sinal, Aranoa nada esconde. A certa altura, o montador Nacho Ruiz Capillas (“Os Outros”) acavala gráficas imagens de violentas mortes, acompanhadas por uma agitada música de Federico Jusid (“O Sequestro”). Após a desagradável experiência, uma pergunta paira no ar: são aqueles corpos tão banais para o diretor quanto para os criminosos? Não obstante sua vontade, a apresentação espetacularizada sugere resposta positiva. Em meio à rápida sucessão de cadáveres, não se reserva, afinal, qualquer espaço para reflexão.

loving pablo E 02040 rgb

Apesar dos múltiplos problemas, entretanto, alguns pontos positivos merecem menção. Em termos narrativos, discussões sobre o terrorismo de Estado adicionam uma camada crítica aos diálogos. A respeito do tratamento audiovisual, por sua vez, três momentos se destacam. No primeiro deles, um avião cargueiro pousa nos Estados Unidos ao som de Let it Snow. A música, traduzida como “deixe nevar”, cria irônico contraste entre o branco da cocaína e o branco da neve. No segundo exemplo, imagens de arquivo de Nancy e Ronald Reagan aparecem no visor de uma câmera em primeiro plano, com dublês desfocados ao fundo. Misturando realidade e ficção, a cena coloca o espectador nos bastidores dos acontecimentos. Por último, em determinada sequência, Pablo convence a mulher de que terminaria o caso com Virginia. Aliviada, ela ri. A risada da esposa dá, então, lugar à risada da jornalista, assistida na televisão pelo filho do traficante.

Sob o pretexto de adaptar o livro de Virginia Vallejo, lançado no Brasil pela editora Globo, “Escobar – A Traição” limita-se, por fim, a recontar a já conhecida história do protagonista. No irregular trajeto, péssimas decisões sufocam, como visto, as poucas boas ideias. O resultado é, antes de tudo, um filme de ator. Como a personagem por ele vivida, Javier Bardem passa por cima de tudo e todos – até mesmo da esposa – para roubar a cena. Nem o seu impressionante comprometimento, no entanto, é o bastante para justificar as mais de duas horas de projeção.

* O filme estreia dia 23, quinta-feira.

https://www.youtube.com/watch?v=uEsZunPA2nQ

Reader Rating0 Votes
0
3

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

BiografiaCine BiografiaCinema espanholCrimeDramaJavier BardemPenelope Cruz

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

a morte do superman
Anterior

Crítica: A Morte do Superman

Antes do por do sol 1
Próximo

Crítica: Antes do Pôr-do-Sol

Próximo
Antes do por do sol 1
21 de agosto de 2018

Crítica: Antes do Pôr-do-Sol

Anterior
20 de agosto de 2018

Crítica: A Morte do Superman

a morte do superman

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Fábio Jr. em apresentação no Allure Music Hall em 2025, colagem de duas fotos com cantor no palco.
    Fábio Jr. Chega com Turnê “Bem Mais Que Meus 20 e Poucos Anos” em São Paulo
    Nick de Angelo
    Os três iniciais em "Pokémon: Legends A-Z": Chikorita, Tepig, Totodile, no meio de uma rua em Lumiose.
    Pokémon | Geração 10 e 11 Vaza e Próximo Jogo Será de Mundo Aberto
    Nick de Angelo
    Crise dos 7
    Crise dos 7 | A comédia que transforma a crise do amor em gargalhada chega ao Rio de Janeiro
    Press
    Música e Moda
    A Influência da Música nas Tendências da Moda Brasileira
    Lalla
    Tatsumaki no primeiro episódio da terceira temporada de 'One Punch Man'.
    One Punch Man | Abertura da 3ª Temporada Anuncia Que O Anime Vem Aí (Até Que Enfim!)
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Protagonista de "Ruídos" (2025), segurando preocupada a cabeça de alguém, de costas para nós. O ambiente está todo escuro.

    Ruídos | A Criatividade Praticamente Sem Limites do Cinema de Terror Asiático

    Roberto Rezende
    12 de outubro de 2025
    Imagem Filme Bugonia

    Bugonia | A América de Alienígenas, Conspiracionistas e CEOs Impiedosos

    Rodrigo Chinchio
    12 de outubro de 2025
    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | O Baiano Tem o Molho!

    Pedro Mesquita
    12 de outubro de 2025
    Diane Keaton em "O Natal dos Coopers"

    Morre a Atriz Diane Keaton Aos 79 Anos

    Amanda Moura
    11 de outubro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon