Um ótimo filme de ação policial
Filmes de ação policial tendem a fazer o básico em relação a questões técnicas em prol da dedicação a ação contundente e violência exacerbada. Aí está um dos diferenciais de “Frente à Frente”, não apenas carregado por uma trama interessante e bem coreografada em suas sequências de ação, o filme entrega uma fotografia que trabalha as a iluminação de forma única, com cores e arte ornando a ambientação dos embates frenéticos.
Na trama, um Cheung, um policial extremamente correto e que não se deixa corromper é posto frente ao seu passado, quando um ex-colega sai da prisão e começa a cometer crimes.
A gente fica perdido, mas sempre entretido
Apesar de ter uma narrativa complicada para o entendimento, com acontecimentos que deixam o expectador por vezes confuso, “Frente a Frente” traz no seu roteiro ótimos personagens que se antagonizam entre si. Fazendo uma analogia a filmes de super heróis, temos um Batman e um Coringa personificados em um policial extremamente justo e um ex-presidiário altamente calculista e que por vezes só que ver o circo pegar fogo enquanto busca vingança.
Mas, a história não se constrói com embates diretos. Ela desenha com muitos acontecimentos separados a trama que leva o embate final. Nesse meio tempo, sobram cenas de luta e tiroteios. Por vezes algumas cenas possuem exagero característicos desse tipo de longa. No entanto, o importante aqui é que tudo é esteticamente bem planejado, causando um impacto visual instigante no expectador.
A fotografia soube fazer um ótimo trabalho
É, entrando no aspecto visual, é impossível deixar de notar o trabalho da fotografia e e iluminação nesse filme. O filme começa a trabalhar principalmente com o amarelo, que é predominante principalmente nas cenas mais brutais. De fundo destacam-se o vermelho e o verde. A medida que o vilão perde o domínio e o mocinho começa a ganhar espeça, principalmente no trecho final, a iluminação muda, para algo mais e com tons azuis.
E outro ponto que é muito interessante notar são os cuidados com enquadramentos. Observando bem as cenas como o depoimento, onde todo o desenho de fundo leva o nosso olha ao depoente. Ou as cenas de ação. principalmente a sequência final, que usa a iluminação natural ao seu favor em cenas contra a luz, com planos abertos.
Por fim, não é necessariamente um filme genial, mas o ultimo longa de Benny Chan certamente é um ótimo exemplar do seu gênero. Para aqueles que gostam de ação policial e uma boa história com vilão marcante, “Frente a Frente” é uma ótima escolha.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.