Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Grave

Rodrigo Chinchio
29 de junho de 2017 3 Mins Read

aU0X5Ano994f3vhWdD5wnpkfcjV“Grave” começou sua trajetória sendo premiado pela FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) no festival de Cannes em 2016 para, logo depois, causar desmaios em algumas pessoas da plateia no festival de Toronto do mesmo ano. Nunca uma história sobre a transição da adolescência para a vida adulta foi, com perdão do trocadilho, tão visceral como a contada pela estreante cineasta Julia Ducournau.

No filme acompanhamos Justine (Garance Marillier), uma jovem tímida e vegetariana, que começa os estudos na mesma faculdade de veterinária em que está sua irmã, Alexia (Ella Rumpf). Durante o trote de inicio de ano, ela é forçada a comer carne animal pela primeira vez, o que leva a garota a sentir um incessante impulso carnívoro, principalmente pelo cru.

O roteiro é esperto em levar a personagem para uma faculdade de veterinária, onde se vê, em todos os momentos, animais mortos sendo dissecados e também grandes quantidades de sangue. As acomodações do local são extremamente opressoras, lembrando uma grande prisão misturada com um abatedouro. As paredes cinzas só saem de evidência por causa dos aventais brancos manchados de sangue dos estudantes. A iluminação é de caráter quase documental, só se desgarrando de sua alta granulação quando usa filtros para cobrir Justine em luzes vermelhas de neon em festas que acontecem no campus ou mesmo durante as cenas em seu dormitório. A direção de câmera faz notar a estranheza das situações com enquadramentos em que os personagens são vistos nos cantos, e economiza na velocidade dos cortes para trabalhar os momentos com paradoxal naturalidade.

O filme está sendo vendido como um terror, no entanto, o vemos mais como um suspense com toques dramáticos. As cenas de canibalismo não causam medo e sim nojo. Toda a sujeira causada pelo sangue, pela carne crua e pelo excremento dos animais são mostrados de forma gráfica e poucas vezes há a ocultação ou mesmo o desvio das câmeras. Isso mostra coragem e fidelidade para o tipo de história que se quer contar. Outro mérito é a excelente maquiagem, que faz com que acreditemos em cada ferida ou pedaço de corpo que é mostrado. Um ato falho é a falta de consequências para muito do que se vê em tela. Há brigas com amputações, humilhações e todos os tipos de bizarrices sem que a polícia ou mesmo a direção da escola sejam alertados, o que tira um pouco do impacto por sua inverossimilhança.

A trama avança apoiada nas descobertas sexuais e carnívoras de Justine, fazendo um claro paralelo à fase de transição da vida adulta para adolescência. Ela descobre seu corpo e seus desejos, luta para suprimir os mais explícitos, mas se entrega à vida com a ajuda da irmã, que também possui os mesmos impulsos. A interação entre as irmãs é interessante porque proporciona ainda mais peso à trama, fazendo o espectador se perguntar se a condição delas se trata ou não de um fator genético. O porte físico frágil de Garance Marillier a transforma no filhote que ainda não descobriu todos os prazeres e mesmo as formas de sobreviver, precisando de uma irmã mais velha e desenvolvida para ajudá-la. Talvez o pior momento seja no final do terceiro ato, quando os roteiristas tentam chocar com informações que já são obvias desde o início para os espectadores mais habituados com as reviravoltas desse tipo de trama, mas nada que atrapalhe a experiência no total.

No final se trata de mais uma boa produção vinda da França, e se você tem estômago forte e preza pela boa execução de um filme, “Grave” é uma boa pedida, mesmo porque é preciso que o cinema respire bem com novas temáticas, nem que elas sejam, neste caso, nojentas.

Reader Rating0 Votes
0
7

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaDramaFestival

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

Jumanji 2017 Dwayne Johnson
Anterior

“Jumanji: Bem-Vindo à Selva” ganha seu primeiro trailer

Inumanos
Próximo

“Inumanos”, nova série da Marvel, lança trailer completo

Próximo
Inumanos
29 de junho de 2017

“Inumanos”, nova série da Marvel, lança trailer completo

Anterior
29 de junho de 2017

“Jumanji: Bem-Vindo à Selva” ganha seu primeiro trailer

Jumanji 2017 Dwayne Johnson

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Colagem em quatro partes na horizontal com fotos de Tom Wlaschiha, Genndy Tartakovsky, Misha Collins, Sara Pichelli, algumas das atrações da CCXP25.
    CCXP25 | 11 Painéis Imperdíveis Nesta Edição
    Nick de Angelo
    3planet hemp divulgacao 1920w
    Marcelo D2 explica o motivo que o levou a terminar o Planet Hemp
    Cesar Monteiro
    Roger Waters no centro da imagem ao microfone com uma guitarra em apresentação ao vivo
    Roger Waters lança “Sumud” e cita Marielle Franco em música sobre resistência e justiça social
    Cesar Monteiro
    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount
    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028
    Amanda Moura
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.
    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount

    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028

    Amanda Moura
    1 de dezembro de 2025
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.

    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 

    Roberto Rezende
    1 de dezembro de 2025
    Isabelle Huppert em "A Mulher Mais Rica do Mundo"

    Isabelle Huppert Revela à Woo! Que Personagem Ainda Faria

    Cesar Monteiro
    28 de novembro de 2025
    Jonathan Bailey (esquerda) e Ariana Grande (direita) como Fiyero e Glinda na segunda parte de "Wicked" (2025). Eles estão num cortejo em Oz, na frente de um boneco de vime ao fundo. Eles se olham.

    Wicked: Parte 2 | Sequência Enche os Olhos, Mas Sofre dos Mesmos Problemas de Antecessores

    Nick de Angelo
    18 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon