Aborto legal, seguro e gratuito
O cinema é um forte motor político. Quando usado para expressar uma mensagem, pode fazer barulho, criar empatia e gerar engajamento para uma causa. Mas, as vezes, tão importante quanto uma mensagem, é seu porta voz. E, quem melhor para falar sobre o corpo feminino do que as mulheres? Assim, “Levante!” é potente de todos os ângulos ao debater o aborto legal, seguro e gratuito. E, traz as vozes daquelas a qual o assunto realmente importa.
A história de “Levante” se passa na periferia paulistana e acompanha Sofia, uma jovem de 17 anos que é uma atleta promissora do vôlei. Mas, no mesmo momento em que ela está prestes a ganhar uma chance única, uma bolsa para jogar no exterior, a notícia de uma gravidez indesejada bagunça sua vida. E, ao optar por um aborto, Sofia vira alvo de fundamentalistas religiosos. Assim, serão suas amigas e o seu pai um porto seguro de apoio, diante da turbulência que toma conta de sua vida.
Com roteiro e direção de Lillah Halla, a narrativa é extremamente sensível sobre a temática abordada. Não enfeita e também não mistifica o assunto. Expõe a discussão sobre o tema, o mostrando de dentro. Desse modo, nos insere diante da angustia da situação, com sentimentos aflorados. Traz ao espectador a noção de julgamento, e o coloca a pensar. Afinal, como pode uma pessoa definir o que a outra pode ou não fazer com o próprio corpo?
Leia também: “Othelo, O Grande”, Griôs E A Arte Do Documentário
Sob uma ótica mais técnica, o longa traz principalmente um bom ritmo narrativo. Com uma introdução breve ao grupo de amigas, logo somos postos diante do dilema de Sofia. Nesse ponto, as escolhas de situações pelas quais ela passa se tornam cruciais para prender o público e trazer realidade para a trama.
Elenco de mulheres diverso e potente
A jovem atriz, Ayomi Domenica Dias, é tão forte quanto a mensagem que está sendo passada. Sua interpretação como Sofia é carregada de drama no olhar e nas expressões corporais. Também é nítida sua entrega em tela para com a personagem. Além disso, o grupo atrizes que compõe o filme, possui sintonia, algo que reflete em tela e ajuda a criar veracidade na amizade. E, algo que não deve ser desconsiderado é, como esse grupo é diverso.
“Levante“, assim como outras obras que já tiveram papel fundamental em seus tempos como manifestação político-social, marca seu espaço no cinema contemporâneo no que diz respeito ao debate ao aborto, legal, seguro e gratuito e sua descriminalização. A pauta é levantada e a bandeira também. É assumido um lado nessa discussão e, o filme o toma sem medo, e justifica seu porquê. Seja você a favor ou contra, não dá para negar que a argumentação em forma de arte aqui esta bem construída. Então, bem feito como é, você não terá muito o que se falar contra esse ‘Levante”.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.