Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Na Mira Do Atirador

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
18 de agosto de 2017 3 Mins Read

Na mira do atirador CartazOs vários projetos engatilhados para 2017 e 2018 transformam Doug Liman em um dos cineastas mais requisitados de Hollywood atualmente. Todos seus filmes são voltados para a ação e buscam proporcionar diversão ao espectador, mas sempre primando pelos roteiros bem construídos e pela direção extremamente segura. Digamos que Liman é um Michal Bay que deu certo. Entre as grandes produções em que está envolvido, ele encontrou tempo para dirigir “Na Mira do Atirador”, um filme de baixo orçamento financiado pela Amazon Studios. A história é sobre dois soldados do exército dos EUA que ficam encurralados por um atirador de elite em uma região inóspita do Iraque, já no final da guerra.

Passado em um único ambiente, “Na Mira do Atirador” é simples em sua proposta. Temos dois soldados americanos contra um resistente Iraquiano (deste só ouvimos a voz) em uma batalha de vida e morte. O interessante é que o Iraquiano não é tratado como o vilão e sim como mais uma vitima da guerra. Um homem comum transformado em combatente, assim como os norte-americanos.  A construção do jogo psicológico é competente, pois faz com que os soldados invasores sofram na pele por seus atos e percebemos que a guerra é mais complexa do que  normalmente é mostrada na televisão, ou seja, nem tudo é preto ou branco.

A ação característica do cineasta está presente em alguns momentos, mas são nos diálogos que o longa tira suas forças. Não é um filme sobre heróis patriotas caminhando em câmera lenta ao pôr do sol e sim de homens lutando por propósitos que eles não entendem completamente. Só sabem que há um inimigo do outro lado e que precisam cumprir suas missões. Isaac vivido por um competente Aaron Taylor-Johnson é a síntese do que é um soldado nas nossas guerras modernas. Ele se sente em casa em terras estrangeiras, pois não consegue voltar para sua vida monótona em seu país e, já que não entende todos os propósitos que o mantém ali, vive por um pouco de ação ou mesmo por garantir que um companheiro de pelotão se mantenha vivo.

eDw3ydtUpCE541mBFnEnSHyYuaH

A cinematografia também é minimalista porque não precisa construir grandes sequências de combate, que são comuns neste tipo de filme. A câmera se mantém quase todo o tempo em Isaac, focando em suas tentativas em descobrir a localização do atirador inimigo. A fotografia no deserto árido é composta unicamente pelo marrom, quase fazendo com que comamos a areia junto com os personagens. Os planos fechados em suas expressões fazem a desidratação e a dor de Isaac serem expostos, e a tensão ainda é aumentada porque, assim como ele, somos lançados contra tiros que não sabemos de onde vem. O senso de desorientação é extremo e trabalha em prol da narrativa. O atirador oculto, ou Ghost como é conhecido, é a representação de um país destruído, que busca nos escombros um caminho de sobrevivência; os mesmos escombros do muro – que antes era uma escola – onde os soldados imperialistas se abrigam. Essa destruição física passa a ser também psicológica, transformando vidas em poeira.

Filmes passados em um único cenário e que se apoiam quase totalmente em diálogos não costumam fazer sucesso com o público em geral, o que limita “Na Mira do Atirador” a uma audiência mais seleta, que traz pessoas que se interessam por conflitos psicológicos durante guerras. Ele possui uma hora em meia de duração, o que é suficiente para contar uma história sem muitos floreios e também ajuda em relação ao ritmo, que nunca se perde. O microcosmo aqui se torna a representação do todo, e isso já é suficiente para contar uma boa história.

 

Reader Rating0 Votes
0
7

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaDramaEstreiaGuerraRio de JaneiroSão Paulo

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

game of thrones 4 1
Anterior

Recap: Game of Thrones (Episódio 65 – “Atalaialeste do Mar”)

19905123 1714946262133114 2629227742068427985 n
Próximo

Crítica (2): Annabelle 2 – A Criação do Mal

Próximo
19905123 1714946262133114 2629227742068427985 n
18 de agosto de 2017

Crítica (2): Annabelle 2 – A Criação do Mal

Anterior
18 de agosto de 2017

Recap: Game of Thrones (Episódio 65 – “Atalaialeste do Mar”)

game of thrones 4 1

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner
    Banner
    Banner

    Posts Recentes

    Coiote ao lado de seu advogado no filme "Coiote vs. Acme". Imagem mistura animação 2D com live-action.
    Coyote vs. Acme | A Genialidade Explosiva que a Indústria Tentou Apagar
    Junior Fernandez
    supercombo rock in rio 01
    Rock in Rio 2026 | Supercombo Retorna Após Fazer Um dos Maiores Shows da Carreira no Festival
    Gabriel Fernandes
    Joaquín Freitas River Plate 01 Flamengo
    Flamengo Negocia Contratação Do Argentino Joaquín Freitas, Do River Plate
    Gabriel Fernandes
    Dolly Parton I Will Always Love You
    Dolly Parton | A História de “I Will Always Love You”
    Cesar Monteiro
    Youth
    “Youth” Põe Sharon Horgan aos 50, Divorciada e de Volta ao Caos dos Encontros
    Daniel Gravelli

    Posts Relacionados

    Coiote ao lado de seu advogado no filme "Coiote vs. Acme". Imagem mistura animação 2D com live-action.

    Coyote vs. Acme | A Genialidade Explosiva que a Indústria Tentou Apagar

    Junior Fernandez
    28 de agosto de 2026
    O Outro Lado das Redes - Facebook

    “O Outro Lado das Redes” Transforma os Segredos do Facebook em Thriller de Aaron Sorkin

    Daniel Gravelli
    28 de agosto de 2026
    Adria Arjona Superman Homem do Amanhã 2

    Adria Arjona Treina Até Três Horas Por Dia Para Papel Misterioso em “Superman: Homem do Amanhã”

    Gabriel Fernandes
    27 de agosto de 2026
    Daniela Mercury Rock in Rio

    Rock in Rio 2026 | Daniela Mercury Celebra 25 Anos de História Com o Festival

    Gabriel Fernandes
    27 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx