Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O céu de Tóquio à noite é sempre do mais denso tom azul

Avatar de Daniel Gravelli
Daniel Gravelli
22 de outubro de 2017 3 Mins Read
Os caminhos entregues pelo destino ou A contínua transformação da vida
tokyo night sky poster

Assistir “O céu de Tóquio à noite é sempre do mais denso tom de azul” e não se emocionar do início ao fim é uma improvável tarefa. Não por excessos de dramas caricaturais e/ou cenas romantizadas que nos arrastam para determinadas relações. Mas, sim, pela a leveza e suavidade em que o filme foi construído. Uma obra simples, sem muito requinte ou orçamento. Seria possível dizer que até sem muito aparato técnico, mas com uma capacidade voraz de te roubar até a última e significativa cena.

A trama se passa em Tóquio, no Japão, e é desenvolvida em harmonia a partir de dois olhares. Uma dualidade que expõe forças opostas ao mesmo tempo que complementares. Através dessa, somos apresentados a duas pessoas: A desiludida Mika e o esperançoso Shinji, que se conhecem em um dia sem muitas pretenções. Contudo, acabam caindo nas armadilhas do destino e as dúvidas que surgem no caminho. Ele trabalha o dia inteiro em uma construção civil, se equilibrando entre as loucuras trazidas pela globalização e a esperança que carrega firmemente consigo. Enquanto ela se desdobra em dois empregos para se manter e ainda ajudar a família: de dia se empenha como enfermeira e a noite trabalha como anfitriã de um “Girlie bar”**. Um paralelo poético de duas vidas ordinárias que descobrem ter muito em comum.

O diretor e roteirista Yûya Ishii, conhecido por seu trabalho em “The Great Passage”, nos descreve uma história sincera, com um ar bucólico, pincelada com certa visceralidade. Sua narrativa não traz enfeites, é concebida de forma homogênea com certos aspectos rudimentares. Regado a metáforas, o enredo é prazeroso em relação aos diálogos e suas personagens.

A direção de Ishii segue pelo mesmo caminho descomplicado. Sua câmera em constante movimento floresce ainda mais as ideias traçadas a partir de um duplo seguimento. A escolha por planos e ângulos que trazem um tom reflexivo as cenas, propõe uma perspectiva filosófica que se intensifica com o uso do zoom que nos aproxima daquelas figuras isoladas do mundo e o profundo trabalho em cima do som ou da falta desse. Sem falar do excepcional uso do slow motion, tão mal utilizado ultimamente.

22555664 1984421911801899 6711727488236351922 o

A fotografia brinca com a estética das cores e a conexão existente entre as luzes. Não um simples jogo, mas sim uma comunicação fundamental para apresentar de forma pura e inquestionável cada persona aprofundada, seus demônios e amores. Na mesma vertente se encontram a autêntica direção e o “simpático” figurino, que não busca sobressair à cena.

O pequen e considerável elenco faz bonito em um todo, porém a trama gira mesmo em torno de Shizuka Ishibashi, que encarna com perfeição a insegura e ansiosa Mika, e Sosuke Ikematsu. Esse, se entrega de forma convincente ao inocente Shinji e o seu problema em um dos olhos. E representa muito bem essa completude de olhares, bem como acaba causando um incomodo necessário no espectador.

Seguindo curiosamente os conceitos encontrados no Yin e Yang, uma tradição chinesa derivada do Taoismo, “O céu de Tóquio à noite é sempre do mais denso tom de azul” brinca com sensatez com o nosso emocional e psicológico, nos levando a considerar cada corte de cena ao mesmo tempo que sua insubstituível trilha sonora. Um filme para ver, rever, e a cada vez que isso acontecer, refletir sobre a vida, seus caminhos e necessárias transformações.

* Filme assistido durante o Festival do Rio 2017. Ainda sem data de estreia, a produção não possui trailer e nem poster com título em português.

** Girlie Bar: Espécie de bar onde trabalham garotas que servem de companhia para homens que lhe pagam drinques. Essas mesmas garotas também são oferecidas para situações além de uma simples conversa, caso seja acordado entre ambas as partes. Para tirar a garota do bar, basta o homem pagar uma multa.

Sinopse
Prós
Contras
9.2
Nota

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema JaponêsFestival do RioFestival do Rio 2017Japão

Compartilhar artigo

Avatar de Daniel Gravelli
Me siga Escrito por

Daniel Gravelli

Daniel Gravelli é especialista em comunicação de alta performance, apaixonado pela arte e pelo seu potencial na conexão humana. É diretor, produtor, ator, roteirista, e acumula mais de 30 anos de experiência no mercado cultural. Adora cozinhar e descobrir novidades sobre o mundo.

Outros Artigos

kH4qJl2qGNh2H57lRsFyzInm7yh
Anterior

Crítica: Um Motorista de Táxi

O Estado das Coisas 1
Próximo

​Crítica: O Estado das Coisas

Próximo
O Estado das Coisas 1
22 de outubro de 2017

​Crítica: O Estado das Coisas

Anterior
22 de outubro de 2017

Crítica: Um Motorista de Táxi

kH4qJl2qGNh2H57lRsFyzInm7yh

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Fadas do reboot de Winx em 2025, em 3D, em imagem promocional, sentadas na biblioteca, e acima colagem com elas na forma de fadas.
    Winx Club: A Magia Está de Volta (2025) | Série é Boa, Mas Está Presa no Passado
    Nick de Angelo
    Chiara Santoro cantando em recital "As Brasileiras", partitura em sua frente e ela voltada ao público. Atrás dela está o pianista Silas Barbosa.
    As Brasileiras | Chiara Santoro Apresenta Recital em Homenagem à Compositoras Nacionais no Centro Cultural Justiça Federal
    Nick de Angelo
    As Guerreiras do K-Pop no Fortnite
    As Guerreiras do K-Pop Chegaram ao Fortnite
    Amanda Moura
    Ingressos e Pacotes para a 49ª Mostra
    Ingressos e Pacotes da 49ª Mostra de Cinema: Tudo o que Você Precisa Saber
    Rodrigo Chinchio
    Filme Jogo Sujo do Prime Video
    Prime Video: confira o que chega ao catálogo em outubro de 2025
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Ingressos e Pacotes para a 49ª Mostra

    Ingressos e Pacotes da 49ª Mostra de Cinema: Tudo o que Você Precisa Saber

    Rodrigo Chinchio
    1 de outubro de 2025
    Filme Jogo Sujo do Prime Video

    Prime Video: confira o que chega ao catálogo em outubro de 2025

    Amanda Moura
    1 de outubro de 2025
    Prêmio Cinema LGBTQIA+

    49ª Mostra Anuncia o Prisma Queer, Prêmio Dedicado ao Cinema LGBTQIA+

    Rodrigo Chinchio
    30 de setembro de 2025
    Foto em preto e branco com Dalai Lama abraçando um homem em seus ombros. Foto do filme "A Sabedoria da Felicidade".

    A Sabedoria da Felicidade | Filme com Dalai Lama Tem Estreia no Festival do Rio

    Nick de Angelo
    29 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon