Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

​Crítica: O Estado das Coisas

Avatar de Aimée Borges
Aimée Borges
22 de outubro de 2017 3 Mins Read

​A grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa!

É engraçado como nós seres humanos estamos sempre insatisfeitos com a nossa realidade. Isso talvez seja o ponto de partida para evoluir e estar em constante mudança. Porém, alguns acabam se acomodando e fazendo escolhas mais simples e fáceis. Mas mesmo essas sendo pequenas ou, inicialmente, parecerem insignificantes, um dia podem se tornar grandes, devido ao propósito por trás delas.

O Estado das Coisas 1

Baseado nesse pensamento, o filme “O Estado das Coisas” conta a história de Brad, interpretado por Ben Stiller, um cara aparentemente feliz com uma carreira razoavelmente lucrativa e uma família tranquila. Mas isso nunca é o bastante, uma vez que seus “amigos” de faculdade tem uma rentabilidade melhor e uma vida que parece praticamente perfeita. Ele se questiona a todo momento o motivo de não ter as mesmas oportunidades, as escolhas que fez até chegar a viver o momento atual e descobre que nem tudo é o que parece ser. Junto a todos os acontecimentos ele ainda tem que ajudar o filho Troy com os procedimentos e avaliações para entrar em alguma faculdade. O que o leva a “reviver’ o passado e se perguntar ainda mais.

O diretor e roteirista Mike White explora muito bem o equilíbrio entre a profundidade dramática da narrativa e a leve comicidade de ver um homem em sua meia idade tendo uma crise, que poderíamos facilmente dizer, de ciúmes envolvendo ambição. E, além disso, Mike consegue mostrar em um filme de ficção algo bem mais comum e real, uma situação que pode acontecer com qualquer um.

Com o uso do voiceover somos introduzidos as fantasias alimentadas por uma inveja do protagonista, o que nos aproxima cada vez mais dos sentimentos geridos pelo roteiro. Contudo, as reflexões são colocadas de forma sutil tentando mostrar uma humanidade a todo instante de forma que possamos entender claramente a necessidade de Brad.

O Estado das Coisas 2

O elenco conta com Ben Stiller, que está muito confortável em seu personagem trazendo um homem reflexivo e inteligente para as telonas e dividindo com o espectador todos os seus pensamentos. Para interpretar seu filho Troy na trama, temos Austin Abrams (“Cidade de Papel”). Como o filme é totalmente voltado para Ben, Austin não ganha muito espaço e fica a cargo de poucos diálogos também, apesar de ser o grande propósito dos questionamentos do pai. Atores como Luke Wilson, Michael Sheen e Jemaine Clement, fazem pequenas participações como seus ex-colegas “sortudos” de faculdade e todos os três são antagonistas caricaturados, o que deixa o longa limitado e um pouco defeituoso.

Mas apesar dessa pequena “falha”, o filme envolve uma questão interessante e realista que vale uma discussão plausível e que gera questionamentos no âmbito emocional. Estamos sempre em constate mutação mental e isso nos traz momentos de escolhas que podem fazer toda a diferença de como e para onde levamos nossas vidas. “O Estado das Coisas” é bom o suficiente para atingir mentes mais maduras, mas não é nenhuma super produção ou um blockbuster que irá garantir uma super bilheteria nos cinemas. Entretanto, vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões.

Sinopse
Prós
Contras
7.5
Nota

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Ben StillerCinemaFestival do RioFestival do Rio 2017

Compartilhar artigo

Avatar de Aimée Borges
Me siga Escrito por

Aimée Borges

Aimée Borges é diretora e cofundadora da Woo! Magazine, onde escreve sobre cultura pop, entretenimento e comportamento há mais de 11 anos. Bailarina, dançarina e produtora cultural, traz para o jornalismo um olhar sensível e criativo sobre a arte em todas as suas formas. Curiosa por natureza, transita com facilidade entre o cinema autoral e o mainstream, as séries de nicho e os grandes fenômenos das plataformas. Acredita que toda história bem contada tem o poder de mudar perspectivas e é com esse olhar que assina cada texto na Woo!.

Outros Artigos

O céu de Tóquio à noite é sempre do mais denso tom de azul 2
Anterior

Crítica: O céu de Tóquio à noite é sempre do mais denso tom azul

Vergel Cartaz
Próximo

Crítica: Vergel

Próximo
Vergel Cartaz
22 de outubro de 2017

Crítica: Vergel

Anterior
22 de outubro de 2017

Crítica: O céu de Tóquio à noite é sempre do mais denso tom azul

O céu de Tóquio à noite é sempre do mais denso tom de azul 2

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Aprendendo a lição
    Você sabia? | Aprendendo a Lição veio de um webtoon
    Mariana Centurion
    vexames da Copa do Mundo
    7 a 1 | Quem marcou o único gol brasileiro no fatídico jogo?
    Cesar Monteiro
    Chapecoense Max Alves 1
    Chapecoense Confirma Lesão de Max Alves e Perde Reforço Antes da Estreia
    Gabriel Fernandes
    Flamengo Lorran 2
    Flamengo Vence o Lausanne-Sport e Mantém Invencibilidade na Intertemporada em Portugal
    Gabriel Fernandes
    Corinthians Fernando Diniz 2
    Fernando Diniz no Corinthians | Plano para o Segundo Semestre e Bastidores da Janela
    Rodrigo Lanza

    Posts Relacionados

    Sintonia Nando Entre Dois Mundos Netflix 1

    Nando Entre Dois Mundos | Sintonia Ganha Filme na Netflix e Nando Retorna em Nova Jornada Marcada pelas Consequências do Passado

    Jéssica Meireles
    7 de julho de 2026
    James gunn 3

    A “Vigarice” Deu Errado: Por Que a Fórmula de James Gunn Afundou Supergirl e Ativou o Alerta da DC?

    Luís Gustavo Dias
    7 de julho de 2026
    Robbie

    Reforços de Peso Se Juntam à Prequela de Onze Homens e um Segredo, que Já Conta com Margot Robbie e Wagner Moura

    Rodrigo Chinchio
    6 de julho de 2026
    Camp rock 3 série Disney 1

    Camp Rock 3 Revela Novos Pôsteres dos Jonas Brothers e Apresenta Elenco da Nova Geração

    Gabriel Fernandes
    6 de julho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx