Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Formidável

Avatar de Paulo Olivera
Paulo Olivera
10 de outubro de 2017 4 Mins Read
Godard não é Good

O Formidável CartazO nosso título até pode parecer estranho, mas ele é uma brincadeira referente a personalidade de seu sujeito. Para quem não o conhece, o protagonista de “O Formidável” (“Le Redoutable”) é o cineasta vanguardista, franco-suíço, Jean-Luc Godard. Um dos principais nomes da Nouvelle Vague, famoso pelos filmes “Acossado” (1960), “Aphaville” (1965) e muitos outros, é quem ganha essa cômica homenagem/cinebiografia feita pelo melhor diretor, segundo o Oscar de 2012, Michel Hazanavicius.

O roteiro escrito pelo próprio diretor é baseado na autobiografia “Un an après” (Um Ano Depois) da atriz, modelo e escritora Anne Wiazemsky. Ela que foi a segunda mulher de Godard conta o que ocorreu nos anos ao lado do marido. É durante a produção de seu mais novo filme, “A Chinesa“, longa que narra a história de um grupo de jovens que tentam incorporar princípios maoístas ao seu cotidiano político, que Jean-Luc Godard (Louis Garrel) conhece Anne Wiazemsky (Stacy Martin) e, logo, os dois se apaixonam. Com o passar do tempo a relação vem se desgastando, a divulgação do novo filme e as carreiras de ambos culminam na degradação da relação. É nesse período que apresenta o ponto focal do filme, como o formidável gênio perdeu a mão de suas obras e acabou desapontando o publico como diretor.

Fugindo do esteriótipo do galã, Louis Garrel pode ser visto de uma maneira nova e divertida. Sua interpretação não tem muitas oscilações e faz de seu trabalho uma boa montagem. Contudo, a língua presa de seu personagem simplesmente desaparece e reaparece quando bem entende e é aí que sua construção perde a veracidade. Como personagem, só não criamos um ódio pelo Godard, por causa trabalho de Garrel e do humor dentro do roteiro. Enquanto isso, Stacy Martin faz o que se espera de uma modelo que virou atriz: seja bonita na tela. Ironicamente é esse o trabalho dela, estar ao lado de uma caricatura e responder de maneira leve e cordial aos acontecimentos. Mas sua poker face, para o espectador mais atento, muda a medida que as coisas vão acontecendo ou que o casamento vai acabando. Seu silencio e seu olhar é sua arma interpretativa, muito bem trabalhada.

O Formidável 02

Para adaptar em roteiro e a narrativa visual, Michel Hazanavicius não teve facilidade. O primeiro ponto é que desde o premiado e aclamado “O Artista” (2011), o publico esperava uma nova produção sobre a realização da própria arte e que devesse ser tão boa quanto seu antecessora. Se compara-las, de fato é essa produção não é, mas vendo-a de maneira unica, a comédia da vida de uma importante figura é bem configurada e narrada de maneira fruitiva e progressiva. Isso muito provavelmente veio com o trabalho na direção de atores e, obviamente com a montagem feita em parceria com a Anne-Sophie Bion. Mas o fato é que Michel é conhecido por fazer com que seus atores se sintam confortavelmente preparados para trazer a tona o que melhor que podem em cena. Sendo assim, aqui conseguimos sentir uma química impar entre o Garrel e Martin que nos salta os olhos.

A comédia é recheada de ironias, mas nenhuma delas supera o fato de como seu protagonista é mostrado. Se para alguns Godard era um gênio revolucionário, melhor cineasta e qualquer outra coisa, a visão de quem convivia com ele era bem diferente. Ao contrário do que a mídia acreditava e ainda perpetua, essa imagem de “le grand homme“, a narrativa vinda da sua ex mulher Anne é exatamente o contrário. Temos um protagonista infantil, inseguro, arrogante, ciumento e assim vai. Ou seja, o cineasta famoso, o talentoso, o genial, o original é na verdade um pé no saco, do tipo que você quer dar uma surra (e falar “Já passou da hora de crescer seu imbecil!”). É bem desse nível mesmo.

Não se sabe se essa perspectiva vinda de Anne é resultado do que a mídia fez com o ele, ou se isso sempre existiu. De qualquer forma, é preciso conhecer um pouco das ideias políticas do diretor para acompanhar melhor a proposta do longa. Usando de artifícios recorrentes, físicos e psicológicos, como os óculos do protagonista, falas em voz over sobre a identidade do casal e o questionamento da nudez dentro do cinema, o filme ganha sua graça. Mais do que um longa sobre uma figura icônica e sua intimidade, o ousado “O Formidável” é na verdade uma aula de cinema, mais especificamente uma aula sobre os bastidores de se fazer e ser o cinema. Nunca vamos ter a certeza de que essa caricatura era real, mas, depois desse destemor da produção, seguimos admirando o trabalho profissional e achando o lado pessoal patético.

Reader Rating0 Votes
0
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema FrancêsJean-Luc GodardLouis GarrelNouvelle Vague

Compartilhar artigo

Avatar de Paulo Olivera
Me siga Escrito por

Paulo Olivera

Paulo Olivera é mineiro, mas reside no Rio de Janeiro há mais de 10 anos. Produtor de Arte e Objetos para o audiovisual, gypsy lifestyle e nômade intelectual. Apaixonado pelas artes, workaholic e viciado em prazeres carnais e intelectuais inadequados para menores e/ou sem ensino médio completo.

Outros Artigos

IMG 1592
Anterior

10 Dicas para escrever crônicas

Quad00
Próximo

QUAD

Próximo
Quad00
10 de outubro de 2017

QUAD

Anterior
10 de outubro de 2017

10 Dicas para escrever crônicas

IMG 1592

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Fadas do reboot de Winx em 2025, em 3D, em imagem promocional, sentadas na biblioteca, e acima colagem com elas na forma de fadas.
    Winx Club: A Magia Está de Volta (2025) | Série é Boa, Mas Está Presa no Passado
    Nick de Angelo
    Chiara Santoro cantando em recital "As Brasileiras", partitura em sua frente e ela voltada ao público. Atrás dela está o pianista Silas Barbosa.
    As Brasileiras | Chiara Santoro Apresenta Recital em Homenagem à Compositoras Nacionais no Centro Cultural Justiça Federal
    Nick de Angelo
    As Guerreiras do K-Pop no Fortnite
    As Guerreiras do K-Pop Chegaram ao Fortnite
    Amanda Moura
    Ingressos e Pacotes para a 49ª Mostra
    Ingressos e Pacotes da 49ª Mostra de Cinema: Tudo o que Você Precisa Saber
    Rodrigo Chinchio
    Filme Jogo Sujo do Prime Video
    Prime Video: confira o que chega ao catálogo em outubro de 2025
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Ingressos e Pacotes para a 49ª Mostra

    Ingressos e Pacotes da 49ª Mostra de Cinema: Tudo o que Você Precisa Saber

    Rodrigo Chinchio
    1 de outubro de 2025
    Filme Jogo Sujo do Prime Video

    Prime Video: confira o que chega ao catálogo em outubro de 2025

    Amanda Moura
    1 de outubro de 2025
    Prêmio Cinema LGBTQIA+

    49ª Mostra Anuncia o Prisma Queer, Prêmio Dedicado ao Cinema LGBTQIA+

    Rodrigo Chinchio
    30 de setembro de 2025
    Foto em preto e branco com Dalai Lama abraçando um homem em seus ombros. Foto do filme "A Sabedoria da Felicidade".

    A Sabedoria da Felicidade | Filme com Dalai Lama Tem Estreia no Festival do Rio

    Nick de Angelo
    29 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon