Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Rastro

Avatar de Rita Constantino
Rita Constantino
8 de maio de 2017 3 Mins Read

o rastro 11Um hospital mal-assombrado no Rio de Janeiro. Um terror que nasce de um problema social. Um mistério a ser solucionado. Em um primeiro olhar, “O Rastro” parece ter o necessário para ser uma experiência promissora. Pena que entre uma boa premissa e um filme de qualidade, existe um abismo, que no caso dessa nova aposta do cinema nacional, recursos ultrapassados e abordagem piegas contribuem para uma queda nada bonita de se ver.

Dirigida por J.C Feyer, nessa coprodução Brasil e Estados Unidos somos conduzidos à história de João (Rafael Cardoso), um médico que trabalha para a Secretaria de Saúde do estado do Rio, que recebe a missão de fechar o hospital onde prestou residência, uma antiga casa de saúde, que por falta de estrutura, há anos não funciona como deveria. Responsável pela transferência dos pacientes, a situação se complica quando no processo uma paciente internada de última hora, a menina Júlia (Natália Guedes), desaparece. Obcecado em encontrar o paradeiro da garota, o rapaz descobre que algo estranho acontecia naquele local, o que vai não só colocar sua sanidade em risco, como também a sua relação com Leila (Leandra Leal), sua esposa, que está à espera do primeiro filho do casal.

É fato. Existe coragem em investir em um gênero até então pouco explorado pelo cinema “comercial” brasileiro, o que faz o projeto ganhar pontos e atrair interesse quase que imediato para si – ano passado tivemos o competente “Mate-me, Por Favor”, mas como outros filmes da categoria no Brasil, não teve apelo ao público. Entretanto, o resultado não é nada memorável. Ainda que ancore a trama em questões que dizem respeito à nossa realidade – a precariedade da saúde pública, vulnerabilizada pela corrupção –, em vez de aproveitar as possibilidades do terror, o longa limita-se a reproduzir seus clichês e cacoetes, caindo na espiral de filmes medíocres que saem aos montes todo ano no exterior.

18056561 1681674828793591 6465044743491397405 o

Mesmo que bem-sucedida em criar uma atmosfera claustrofóbica – amparada pela fotografia sombria de Gustavo Hadba – com o uso de planos fechados e a profundidade de campo pequena, a direção de Feyer peca ao se agarrar a truques desgastados. O mal uso do jumpscare aqui reina: movimento inesperado durante diálogo? Barulho estridente para acompanhar. Mão batendo no vidro da porta da ambulância? Barulho estridente para acompanhar. Praticamente todos os aparecimentos de espírito? Grito de acompanhamento. Uma das cenas finais do filme não perde nada para aqueles vídeos de susto que viralizaram no começo dos anos 2000. Aparentemente, os realizadores se esqueceram que foi há, pelo menos, uns 15 anos que as pessoas ainda se entretinham com “Susto na Montanha”.

Os problemas não param por aí. O roteiro, escrito à quatro mãos por Beatriz Menela e André Pereira, é ambicioso, mas não dá conta do que se propõe sem parecer superficial e, em alguns momentos, cafona. Subvertendo o horror de origem sobrenatural para mostrar que o que provoca medo de verdade é o sistema de saúde e as práticas escusas dos que trabalham por trás dos bastidores, a crítica feita, que segue a grande reviravolta da trama, nunca é trabalhada com substância.

Apostando no julgamento moral, quando descobrimos parte dos mistérios, por exemplo, o filho de uma das personagens envolvidas fica gravemente doente. A questão é que, até então, filho nenhum havia sido mencionado, soando apenas como um recurso desesperado com o objetivo de puni-la pelos seus atos; fazer o “feitiço se virar contra o feiticeiro”. O resultado é preguiçoso e a forma como é feita não escapa da pieguice, que parece dominar o tom do terceiro ato. O que se repete na última cena do filme: a situação final é tão batida, que só resta constrangimento ao sair da sala do cinema.

Com dois primeiros atos interessantes e um último que põe tudo a perder, “O Rastro” não se salva nem com seu trabalho de design de produção, bem-sucedido em conceber um hospital macabro em terras cariocas, nem com o talento de seus protagonistas – subaproveitada, Leandra Leal só assume a narrativa no ponto mais desastroso. Não é possível dizer se estamos diante de uma onda de produção de filmes de terror no Brasil, mas se esse é o caminho, tomara que os diretores entendam que, por incrível que pareça, é preciso de mais sutileza para provocar medo. Às vezes silêncio e sugestão bastam.

https://youtu.be/UX-4TLXBrh4

Reader Rating0 Votes
0
6

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema NacionalLeandra LealTerror

Compartilhar artigo

Avatar de Rita Constantino
Me siga Escrito por

Rita Constantino

1995. Cobra criada em Volta Redonda. Um dia acordou e queria ser jornalista, não sabia onde estava se metendo. Hoje em dia quer falar sobre os filmes que vê e, se ficar sabendo, ajudar o Truffaut a descobrir com que sonham os críticos.

Outros Artigos

cms image 000378051
Anterior

O legado de Rose Marie Muraro, uma grande pensadora brasileira pra você conhecer

Screenshot 6
Próximo

Imagine Dragons: “EVOLVE” é o nome do terceiro álbum

Próximo
Screenshot 6
8 de maio de 2017

Imagine Dragons: “EVOLVE” é o nome do terceiro álbum

Anterior
7 de maio de 2017

O legado de Rose Marie Muraro, uma grande pensadora brasileira pra você conhecer

cms image 000378051

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Colagem com Ritchie Blackmore à esquerda e segunda foto com John Bonham nos bastidores de um show do Led Zeppelin.
    O que Ritchie Blackmore, do Deep Purple, Realmente Pensava Sobre John Bonham, do Led Zeppelin
    Cesar Monteiro
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.
    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar
    Roberto Rezende
    Liam Neeson vestindo kilt, roupa social e gravata, empunhando um pirulito gigante colorido como se fosse uma arma de arremesso no reboot de 2025 de "Corra Que a Polícia Vem Aí".
    Corra Que A Polícia Vem Aí | Mais Um Reboot/Continuação que Volta Para Desafiar o Tempo e a Memória
    Roberto Rezende
    Colagem de duas fotos com personagem Leonardo Roitman à esquerda (Guilherme Magon) e Ana Clara à direita (Samantha Jones) em novela "Vale Tudo" de 2025.
    Vale Tudo | Entenda a Sequência de Furos Que Está Indignando os Telespectadores
    Nick de Angelo
    Colagem com três fotos de Luis Fernando Verissimo, por volta de 80 anos.
    Morre Luis Fernando Verissimo aos 88 Anos
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    Liam Neeson vestindo kilt, roupa social e gravata, empunhando um pirulito gigante colorido como se fosse uma arma de arremesso no reboot de 2025 de "Corra Que a Polícia Vem Aí".

    Corra Que A Polícia Vem Aí | Mais Um Reboot/Continuação que Volta Para Desafiar o Tempo e a Memória

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    Fotografia de mural grafitado com criança sorrindo. Na rua uma mulher caminha com a bandeira da Palestina.

    10 Filmes dos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza que Queremos Ver na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    27 de agosto de 2025
    Rodrigo Santoro como Crisóstomo, protagonista do longa "O Filho de Mil Homens", destaque da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025. Ele está maltrapilho, roupas bege, sentado/caído no chão arenoso e com pedras ao fundo. Há uma paisagem com grama em tons marrom ao fundo e uma casinha azul.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo | Conheça os Primeiros Filmes Selecionados

    Rodrigo Chinchio
    25 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon